Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

38ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, apaixonado pelas almas

 

 

“… batizando-as” (Mt 28, 19).

Não basta pregar o Evangelho, mas é preciso batizar a todas as nações: “… batizando-as” (Mt 28, 19).

Nosso Senhor comunica aos Apóstolos e aos seus sucessores o poder de batizar, isto é, de admitir os homens na Santa Igreja, abrindo-lhes o caminho da sua salvação pessoal.

São Cirilo de Jerusalém comenta: “O batismo é algo de grandioso. Apaga os pecados, dá à alma nova existência, é uma veste luminosa, um sigilo indelével de santidade. É o sinal da nossa incorporação no rebanho de Cristo, que recebemos no instante do batismo, pois nele o nosso corpo é lavado com água. E Espírito Santo imediatamente consagra a nossa alma e lhe imprime um sigilo sagrado”.

O batismo é o sacramento mais necessário. Quem não nasceu para o céu… quem não renasceu… quem não possui a vida da graça, não pode viver eternamente com Deus no céu.

Nosso Salvador quer a salvação de todos os homens; por isso ordenou que fossem batizados. O batismo é necessário para a salvação da alma imortal e espiritual: “O batismo é absolutamente necessário para a salvação” (São Pio X).

O batismo é o Sacramento pelo qual renascemos para a graça de Deus e nos tornamos cristãos.

Quando alguém recebe o batismo, recebe a graça santificante pela primeira vez. Deus (o Espírito Santo, por “apropriação”) estabelece a sua morada nele. Com sua presença, comunica à alma essa qualidade sobrenatural que faz com que Deus – de uma maneira grande e misteriosa – se veja nele e, consequentemente, o ame.

Jesus Cristo, Deus Eterno, instituiu o Sacramento do batismo. O batismo é o meio instituído por Jesus para aplicar a cada alma individual a reparação do pecado original que Ele nos obteve na cruz. Jesus não nos força a receber o seu dom, esse dom de vida sobrenatural que Ele nos conseguiu. Oferece-o a nós com todo o interesse, mas cada um tem que aceitá-lo livremente. E essa aceitação se realiza quando recebemos o Sacramento do batismo (Pe. Leo J. Trese).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 05 de novembro de 2017

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, apaixonado pelas almas”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_038.htm

 

Escolher outro tema