Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

42ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, Senhor da alma pacífica

 

 

“A paz esteja convosco!” (Jo 20, 19).

A paz verdadeira… aquela que vem de Deus, reina num coração silencioso e temente a Ele; não no barulho e na agitação. Foi essa a paz desejada por Jesus Cristo aos seus Apóstolos… paz para os que estão na graça, na amizade com Deus… longe do pecado.

O Senhor disse: “A paz esteja convosco!” (Jo 20, 19), isto é, a paz de Deus… a paz d’Ele… não aquela do mundo, porque o mundo não pode dar o que não possui… é grande loucura e perda de tempo buscar a verdadeira paz no mundo. Somente o Eterno pode saciar uma alma imortal da verdadeira paz… o mundo não pode, porque é pequeno, passageiro e vazio.

A paz que vem de Deus “canaliza” a alma no caminho do bem… ela passa por todas as dificuldades e provações sem abandonar o caminho reto… da santidade, da salvação… o caminho do céu. Quem possui a paz verdadeira não se agita nem se impacienta diante dos obstáculos, mas resolve tudo com sabedoria, prudência e calma.

A paz da alma é o segredo essencial e a base de toda a vida interior. É a pérola preciosa que se deve comprar à custa de quanto se possui: A alma que a achou é mais rica que se possuísse o mundo inteiro.

Nada nesse mundo pode ser comparado à paz que vem de Deus… os santos deixaram tudo para buscá-la… “perseguiram” a paz com grande “violência”. Todos os santos foram formados na “Escola” da verdadeira paz… aquela que vem do alto: “A paz esteja convosco!” (Jo 20, 19).

Nosso Senhor deseja a todos a paz, mas não força, não obriga a aceitá-la… Ele respeita a liberdade de cada um. Para receber essa paz é preciso expulsar do coração tudo aquilo que desagrada ao Senhor… é preciso acalmar as “águas” agitadas do coração. Paz e pecado não combinam… não podem “habitar” no mesmo coração.

Disse Jesus, Deus Bendito: “A paz esteja convosco!” (Jo 20, 19). É o Deus da paz desejando a todos a paz… não a falsa paz, mas a paz verdadeira. Ele já havia dito: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá” (Jo 14, 27).

Está claro que a paz que vem de Deus não tem nada a ver com a paz oferecida pelo mundo.

Nosso Senhor fala da sua paz, da paz que vem de Deus… “a minha paz vou dou”.  Ele não dá a paz “como o mundo dá”, porque o mundo oferece e promete a paz, mas dá somente a revolta, a inquietação, a agitação, a desunião, a divisão e outros.

Quando Jesus disse aos Apóstolos: “A paz esteja convosco!” (Jo 20, 19), estava falando da sua paz, da paz de Deus… não da paz oferecida pelos homens.

O que dizer de uma pessoa que volta as costas para a paz de Deus para mendigar a falsa paz do mundo? É louca! Perde um precioso tempo e vive mergulhada no vazio, porque o mundo não pode dar aquilo que não possui… o  mundo é falso e sua paz é uma sombra em comparação com a paz que vem de Deus.

“A paz esteja convosco!” (Jo 20, 19). O Senhor é a nossa paz… prostremo-nos diante d’Ele e bebamos da Santíssima Fonte do seu Coração… abramos o coração limitado e sedento da paz, e o Senhor, Deus da paz, o encherá da paz que não pode ser dada pelo mundo enganador… expulsemos do nosso coração tudo aquilo que atrapalha a “chuva” da verdadeira paz. Aquele que possui a paz de Jesus Cristo “navega” em águas tranquilas… nenhuma tempestade o prejudicará, por mais violenta que seja… a verdadeira paz nos ensina o caminho seguro do céu.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 21 de janeiro de 2018

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, Senhor da alma pacífica”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_042.htm

 

Escolher outro tema