Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

011

(Aos membros do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, Jaraguá-GO, em 13 de agosto de 1996, às 21:00 h.)

 

A coroa da vitória

 

Se queres entrar na vida, observa os mandamentos (Mt 19, 17).

 

O reino do céu padece violência, e os esforçados o arrebatam (Mt 11, 12). Eis para quem é o céu, para os esforçados, para aqueles que tiverem coragem de pisar o respeito humano e vencerem todas as barreiras para progredirem na santidade e alcançarem a coroa da vitória. O céu não é para os covardes nem preguiçosos.

Quem vive, pois, na moleza, quem se deixa ir na corrente da maldade, quem não refreia as paixões, quem não se nega a si mesmo, não dá esperança de vir um dia a entrar no céu: Quão estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz à vida! E são poucos o que o encontram! (Mt 7, 14). Para entrar no céu é preciso trilhar o caminho da renúncia, do desapego, da mortificação e do desprezo das coisas que o mundo oferece.

Com temor e tremor andai ocupados no negócio de vossa salvação (Fl 2, 12). A nossa preocupação principal durante a vida tão breve, deve ser a nossa salvação, isto é, alcançar o céu. Para aquele que não conseguir salvar a alma, a sua vida foi verdadeiramente uma desgraça. E sabemos que para entrarmos no céu, não basta estar no caminho dele, mas é preciso perseverar até o fim, isto é, até na hora da morte: Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 10, 22).

Para alcançar a salvação eterna vale a pena enfrentar todas as dificuldades. O céu é a nossa Pátria, mas para conquistá-la, devemos viver sempre na graça santificante, e se por desgraça viermos a perdê-la cometendo o pecado mortal, devemos fazer um ato de arrependimento perfeito, acompanhado de um firme propósito e procurar um sacerdote o mais rápido possível.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “A coroa da vitória”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_011.asp

 

Escolher outros Temas