Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

031

Santo Retiro

 

(Aos Religiosos e Religiosas do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima e Irmãs Missionárias do Milagre Eucarístico de Lanciano. Casa Nossa Senhora das Dores, Anápolis-GO, em 24 de dezembro de 1998)

 

 

 

1ª Palestra

 

Cristo, nossa verdadeira alegria

 

O anjo, porém, disse-lhes: “Não temais! Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo – Senhor, na cidade de Davi (Lc 2, 10-11).

Quando o mundo saiu das mãos de Deus, tudo transbordava de bondade; de uma bondade que teve o seu ponto culminante na criação do homem, como está em Pr 8, 30-31: Eu estava junto com ele como o mestre-de-obras, eu era o seu encanto todos os dias, todo o tempo brincava em sua presença: brincava na superfície da terra, e me alegrava com os homens. Mas com o pecado chegou o mal no mundo e, qual erva daninha, arraigou-se na natureza humana e injetou nela pessimismo e tristeza: Sim, estou a ponto de cair, meu tormento está sempre à minha frente. Sim, eu confesso a minha iniqüidade, e temo pelo meu pecado (Sl 38, 18-19).

E Deus para salvar a humanidade que estava mergulhada nas trevas prometeu o Salvador, como está em Is 9, 1: O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, uma luz raiou para os que habitavam uma terra sombria como a da morte, e: Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, ele recebeu o poder sobre seus ombros, e lhe foi dado este nome: Conselheiro-maravilhoso, Deus-forte, Pai-eterno, Príncipe-da-paz (Is 9,5).

Em Lc 2, 10 diz: … Não temais! Eis que vos anuncio uma grande alegria…”, e no versículo 11 diz: “Nasceu-vos hoje um Salvador…

Quando uma pessoa caminha na escuridão tem medo de cair, mas quando chega uma luz, a mesma fica feliz e caminha com segurança. Jesus Cristo é essa luz que veio iluminar os que estavam nas trevas, Ele veio mostrar para a humanidade o caminho certo que leva ao céu: O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, uma luz raiou para os que habitavam uma terra sombria como a da morte (Is 9, 1), e: O que foi feito nele era a vida, e a vida era a luz dos homens; e a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam (Jo 1, 4-5), e também: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8, 12), e ainda: Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo (Jo 9, 5).

Quem possui Jesus Cristo na alma e o aceita como Senhor e Salvador não precisa temer nada, e deve estar sempre feliz, porque num coração cheio de Deus, a tristeza não encontrar lugar: Não te deixeis dominar pela tristeza e nem te aflijas com teus pensamentos… afasta para longe a tristeza: porque a tristeza matou a muitos e nela não há utilidade alguma (Eclo 30, 21.23). Quem possui Jesus deve estar sempre alegre: A alegria do coração é a vida do homem, a alegria do homem aumenta os seus dias (Eclo 30, 22), e: Despe a veste da tristeza e da desgraça e reveste para sempre a beleza da glória que vem de Deus (Br 5, 1).

Jesus Cristo trouxe a verdadeira alegria, o Papa Paulo VI na Exortação Apostólica “Gaudete In Domino”, escreve: Da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído. A grande alegria anunciada pelo Anjo, na noite de Natal, é verdadeiramente para todo o povo: para o de Israel que esperava então ansiosamente por um Salvador, bem como para a multidão inumerável de todos aqueles que, no decorrer dos tempos, virão a acolher a sua mensagem e a esforçar-se por vivê-la.

Só em Jesus Cristo encontramos a alegria verdadeira, aquela que perdura apesar das contradições e da dor, tal como a vemos no Evangelho, é a dos que se encontraram com Deus nas mais diversas circunstâncias e souberam segui-Lo: é a alegria exultante do velho Simeão por ter o Menino Jesus nos seus braços: Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque meus olhos viram tua salvação, que preparaste em face de todos os povos, luz para iluminar as nações, e glória de teu povo, Israel (Lc 2, 29-32), ou a imensa felicidade dos Magos: … Sentiram grandíssima alegria (Mt 2, 10), ao reverem de novo a estrela que os conduzia a Jesus; e a alegria de São Pedro no Tabor: Senhor, é bom estarmos aqui (Mc 9,5); ou o júbilo dos discípulos de Emaús: E disseram um ao outro: “Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras (Lc 24, 32); ou o alvoroço dos Apóstolos cada vez que Cristo ressuscitado lhes aparece: Também vós, agora, estais tristes; mas eu vos verei de novo e vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria (Jo 16, 22). E, acima de todas, a alegria de Maria Santíssima: A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador (Lc 1, 46-47). Ela possui Jesus plenamente e a sua alegria é a maior que um coração humano pode conter.

Quem ama Jesus de verdade não busca alegria fora d’Ele, porque somente Ele é capaz de preencher o nosso pobre coração da verdadeira alegria. Aquele que caminha de mãos dadas com Jesus e com o coração apaixonado por Ele, sente o coração palpitar de amor pelo Amado e nada nesse mundo lhe faz falta:… quem Deus tem nada lhe falta, só Deus basta (Santa Teresa d’Ávila), e: Se estou convosco, nada mais me atrai na terra!… mas para mim só há um bem: é estar com Deus, é colocar o meu refúgio no Senhor (Sl 72, 25.28), e também: Quem ama a Deus, encontrará alegria em todas as coisas (Santo Afonso Maria de Ligório), e ainda:Por ele, eu perdi tudo e tudo tenho como esterco, para ganhar a Cristo e ser achado nele (Fl 3, 8-9).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Cristo, nossa verdadeira alegria”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_031.asp


 

2ª Palestra

 

Servir a Cristo com alegria

 

Sabemos que:Deus ama a quem dá com alegria (2 Cor 9, 7). E que Jesus Cristo não obriga ninguém segui-lO: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me (Mt 16, 24).

E a vocação de especial consagração é o chamado de Cristo a viver o amor exclusivo a Ele e, por seu amor, a escolher uma vida pobre, virgem e obediente para, com Ele, salvar os irmãos por um serviço humilde e amoroso.

Quem aceita o chamado de Deus deve abrir-Lhe o coração e viver na sincera alegria.

Quem se consagra a Deus não pode deixar a tristeza invadir a sua alma, porque trabalhar para a glória de Deus e pela salvação dos irmãos é motivo de muita alegria: Servi a Deus com alegria, ide a ele com gritos de júbilo! (Sl 100, 2), e: Para servir a Nosso Senhor devemos ser gentis; devemos servi-Lo de bom grado, alegremente (São José Cafasso), e também: Quem o serve com alegria, tributa-lhe honra maior (Bem-aventurado José Allamano).

O primeiro ponto para um vocacionado ou consagrado viver a verdadeira alegria, estou falando de quem realmente foi chamado, porque quem não foi chamado viverá sempre mergulhado na tristeza, é buscar a Deus de coração: Fixai o vosso coração em Deus, e a ninguém mais sirvais a não ser a ele (1 Sm 7, 3), e: … retornai a mim de todo vosso coração (Jl 2, 12), e também:Meu filho, dá-me o teu coração (Pr 23, 26).

Para um consagrado adquirir a verdadeira alegria, deve em primeiro lugar transformar o seu coração, isto é, colocar Deus dentro dele: O coração é a fonte das ações e são estas exatamente qual é o coração. O divino Esposo, convidando a alma para uma perfeita união, lhe diz: Põe-me como um selo sobre o teu coração e sobre o teu braço. Nem é sem muita razão que assim fala; pois quem abriga Jesus Cristo no coração, tê-lo-á também em suas ações exteriores, que são representadas pelos braços (São Francisco de Sales).

O Consagrado deve viver tão unido a Deus a ponto de dizer: Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim (Gl 2, 20), e: Viva neste mundo como se só com Deus vivesse a fim de que o seu coração não seja detido por coisa humana... Não apascente o espírito senão em Deus... Toma a Deus por esposo e amigo com quem andes de contínuo e não pecarás (São João da Cruz).

Quem busca a Deus de coração sincero deve estar sempre alegre e não deve temer nada: Eu irei ao altar de Deus, ao Deus que me alegra(Sl 43, 4).

 

O segundo ponto é viver na graça santificante e aumentá-la na alma.

A Graça santificante (ou habitual) é dom sobrenatural, inerente à nossa alma, que nos faz justos, filhos de Deus e herdeiros do Paraíso.

Aquele que vive com a Santíssima Trindade na alma deve viver feliz: Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer (Jo 15, 5). Diz Santo Agostinho: Ninguém pense que pode por si mesmo produzir algum fruto. Seja pouco, seja muito, nada pode ser produzido sem o auxílio d’Aquele sem o qual nada se pode fazer. Se o sarmento não estiver unido à videira e não haurir do tronco a seiva nutritiva, não pode por si mesmo produzir fruto algum.

O terceiro ponto é a Santíssima Eucaristia: Senhor, embriagai-me com a opulência da Vossa casa e dai-me de beber da torrente dos Vossos deleites. Vós sois a fonte da vida... Quero, sim, beber da Fonte mesma e nunca me faltará a água (Santo Agostinho).

O quarto ponto é a confissão: Ó fonte de amor, ó meu amantíssimo Senhor Jesus Cristo, Vós transbordais de tanta e tão inefável bondade, que sempre nos amais e nos prevenis; se Vos procuramos, logo Vos apresentais e nos saís ao encontro (R. Giordano).

O quinto ponto é a vida profunda de oração. A oração é conversar com Deus: Quem foge da oração foge de todo o bem (São João da Cruz).

Existem outros meios que um consagrado deve usar para adquirir a verdadeira alegria. O importante é viver sempre com o coração alegre, não existe exagero em relação à verdadeira alegria: A alegria é uma virtude que não pode faltar. A alegria nunca é excessiva. Seria excessiva, se fosse mundana e grosseira; mas a verdadeira alegria, a alegria do coração e do espírito, nunca é excessiva. Devemos viver continuamente alegres, todos os dias, o ano inteiro (Bem-aventurado José Allamano).

Quando os membros de uma comunidade religiosa vivem a verdadeira alegria, a mesma vive com maior perfeição e fica mais fácil a convivência entre os membros.

A pessoa alegre edifica o próximo e ajuda a comunidade, enquanto que a triste ou emburrada torna o ambiente pesado. É importante manter o rosto sereno e alegre: Um coração contente alegra o semblante (Pr 15, 13), e: Coração alegre, corpo contente (Pr 17, 22).

E o mais importante é que a alegria seja no Senhor, isto é, seja uma alegria sadia: Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos! (Fl 4, 4).

Caras compridas…, maneiras bruscas…, aspecto ridículo…, ar antipático… Desse jeito esperas animar os outros a seguir a Cristo? (Bem-aventurado Josemaría Escrivá).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Servir a Cristo com alegria”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_031.asp

 

Escolher outros Temas