Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

036

(Aos membros do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano. Casa de Retiro São Nilo Abade, município de Jaraguá-GO, em 25 de abril de 1999)

 

O amor do Lanceiro pelo Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano

 

1º Ponto

 

O Movimento orienta os membros para a santidade

 

O movimento missionário Lanceiros de Lanciano orienta com zelo e fidelidade os seus membros pelo caminho da santidade obedecendo a vontade de Deus, que podemos conferir nas seguintes passagens; Lv 19, 2: Sede Santos, porque eu, o Senhor vossos Deus, sou Santo, e em Mt 5, 48 diz: Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito, em 1 Ts 4, 3 diz também: Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação, e Hb 12, 14 diz ainda: Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

O movimento orienta os membros para o caminho do bem, preocupando com a salvação de todos: Seja vossa preocupação fazer o que é bom para todos os homens (Rm 12, 17).

Citarei em seguida algumas práticas piedosas e também apostolar, que o Movimento oferece para os seus membros, com o máximo de fidelidade à orientação da Igreja Católica Apostólica Romana.

 

a) Confissão freqüente: O Catecismo da Igreja Católica, n.º 1.458 diz: Com efeito, a confissão regular dos nossos pecados nos ajuda a formar a consciência, a lutar contra nossas más tendências, a ver-nos curados por Cristo, a progredir na vida do Espírito. Recebendo mais freqüentemente, através deste sacramento, o dom da misericórdia do Pai, somos levados a ser misericordiosos como ele.

O Concílio de Trento: Ds 1.680; Código de Direito Canônico, cân 988, 2 diz: Apesar de não ser estritamente necessária, a confissão das faltas cotidianas (pecados veniais) é vivamente recomendada pela Igreja.

 

b) Participação freqüente da Santa Missa: A Igreja... recomenda vivamente aos fiéis que recebam a Santa Eucaristia nos domingos e dias festivos, ou ainda com maior freqüência, e até todos os dias (Catecismo da Igreja Católica, n.º 1.389).

Na Carta Encíclica “Mysterium Fidei”, n.º 68, o Papa Paulo VI escreve: Como é desejável, participem os fiéis ativamente, cada dia e em grande número, no Sacrifício da Missa, vindo alimentar-se da Sagrada Comunhão, com intenção pura e santa, e dando graças a Cristo Senhor Nosso por tão grande dom.

O Decr. S. Congr. Concil. de 20 de Dez. de 1905, aprovado por São Pio X diz: O desejo de Jesus Cristo e da Igreja, de que todos os fiéis se aproximem quotidianamente da Sagrada Mesa, consiste sobretudo nisto: em que os fiéis, unindo-se a Deus pelo Sacramento, dele recebam força para dominar a concupiscência, lavar as culpas leves quotidianas, e prevenir as faltas graves, a que está sujeita a fragilidade humana.

 

c) Oração freqüente:

 

1. Adoração do Santíssimo Sacramento:

O Catecismo da Igreja Católica, n.º 1.380 diz: A Igreja e o mundo precisam muito do culto eucarístico. Jesus nos espera neste sacramento do amor. Não regateemos o tempo para ir encontrá-lo na adoração, na contemplação cheia de fé e aberta a reparar as faltas graves e os delitos do mundo. Que a nossa adoração nunca cesse!

 

2. Santo Rosário

Santa Teresa de Jesus: No Rosário tenho encontrado os atrativos mais suaves, mais eficazes e mais poderosos para me unir com Deus!

Santo Afonso Maria de Ligório: Entre todas as homenagens que se devem à Mãe de Deus, não conheço nenhuma mais agradável que o Rosário.

São Pio V: O Rosário constitui um método fácil de orar e é acessível a todos.

São Pio X: Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário.

 

3. Relógio reparador

Este dever de desagravo cabe ao gênero humano inteiro… (Encíclica “Miserentissimus Redemptor”, n.º 8, Pio XI).

Para desagravar essas culpas, entre outros piedosos exercícios, o próprio Jesus indicou como especialmente gratas a seu Coração Santíssimo a Comunhão, que por isso mesmo se chama Reparadora, e a prática da Hora Santa… (Idem, n.º 13).

 

d) Leitura espiritual

São Francisco de Sales escreve: Tem sempre contigo um bom livro de devoção... Lê-o por algum tempo todos os dias… (Filotéia, Parte 2, Capítulo 17).

 

e) Trabalho missionário

Nenhum crente, nenhuma instituição da Igreja pode esquivar-se deste dever supremo: anunciar Cristo a todos os povos(Encíclica “Redemptoris Missio”, n.º 3, João Paulo II).

Na Homilia da Missa conclusiva da VII Jornada Mundial da Juventude, Denver, 15-8-1993, o Papa João Paulo II disse: "E, do mesmo modo, que não tenham medo de evangelizar nas praças e nas ruas como os primeiros Apóstolos, de tornar Cristo conhecido nas modernas metrópoles. Este não é o momento de se envergonharem de testemunhar o Evangelho (cf. Rm 1, 16) “por cima dos tetos( Mt 10, 27)".

 

2º Ponto

 

É dever do Lanceiro corresponder com a formação que recebe

 

O Lanceiro bebe da água cristalina, isto é, da formação puríssima.

Cada membro se alimenta espiritualmente da Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana; os responsáveis pelas Fortalezas passam com o máximo de fidelidade a Doutrina Católica para os seus membros, por isso, nenhum membro tem o direito de viver acomodado, deve ser fiel e trabalhar com amor e dedicação: "Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos! Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a pratica assemelha-se a um homem que, observando o seu rosto no espelho, se limita a observar-se e vai-se embora, esquecendo-se logo da sua aparência" (Tg 1, 22-24).

Nenhum lavrador suporta cultivar um pé de fruta por longo tempo, sem que o mesma não venha produzir algo, imediatamente ele é derrubado e trocada por outra fruto. No Movimento não deve ser diferente, o Lanceiro que não produzir fruto de santidade, deve ser afastado imediatamente do Movimento. Queremos Lanceiro fiel à Santa Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana; o membro que não quiser ser fiel à Igreja, não poderá permanecer conosco, porque nenhuma onda nos poderá separar ou afastar da barca de Pedro.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O amor do lanceiro pelo movimento missionário lanceiros de Lanciano”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_036.asp

 

Escolher outros Temas