Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

042

(Aos Alunos da Escola de Santificação Lanciano. Fortalezas de Santa Mônica, Santa Gema Galgani, Santa Maria Goretti, Bem-aventurada Laura Vicuña, São Luiz Gonzaga, São Domingos Sávio e São Tarcísio. Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo, Anápolis-GO, em 11 de março de 2001)

 

Jesus Cristo: modelo de sinceridade

 

Preâmbulo

 

Nosso Senhor Jesus Cristo é modelo perfeito de sinceridade, de seus lábios nunca saiu uma mentira: … mentira nenhuma foi achada em sua boca (1 Pd 2, 22).

Jesus Cristo, o Deus verdadeiro, não aceita jogo de cintura nem duplicidade, Ele é verdadeiro e diz: Seja o vosso ‘sim’, sim, e o vosso ‘não’, não. O que passa disso vem do Maligno (Mt 5, 37).

 

1º Ponto

 

Jesus Cristo censura os hipócritas

 

Hipócrita é aquela pessoa que age com falsidade e com fingimento.

Jesus Cristo perdoou e tratou com bondade todos os pecadores:

A mulher adúltera: Disse, então Jesus: “Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais (Jo 8, 11).

 

Zaqueu: Havia lá um homem chamado Zaqueu, que era rico e chefe dos publicanos... À vista do acontecido, todos murmuravam, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador”... Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque ele também é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido (Lc 19, 2.7.9-10).

 

Ladrão: Um dos malfeitores suspenso à cruz o insultava, dizendo: “Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós”. Mas o outro, tomando a palavra, o repreendia: “Nem sequer temes a Deus, estado na mesma condenação? Quanto a nós, é de justiça; estamos pagando por nossos atos; mas ele não fez nenhum mal”. E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres com teu reino”. Ele respondeu: “Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23, 39-43).

Além desses, Ele perdoou muitos outros; mas a classe de pecadores que Jesus Cristo não tolerava era a dos hipócritas; Ele, o Deus verdadeiro, censurou os hipócritas com severidade: Jesus então dirigiu-se às multidões e aos discípulos: “Os escribas e fariseus estão sentados na cátedra de Moisés. Portanto, fazei e observai tudo quanto vos disserem. Mas não imiteis as suas ações, pois dizem, mas não fazem. Amarram fardos pesados e os põem sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos nem com um dedo se dispõem a movê-los (Mt 23, 1-4).

 

Ai de vós; condutores cegos (Mt 23, 16).

 

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estais cheios de rapina e de intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo para que também o exterior fique limpo! (Mt 23, 25-26).

 

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Sois semelhantes a sepulcros caiados, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão. Assim também vós: por fora pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade(Mt 23, 27-28).

 

2º Ponto

 

Aquele que fala a verdade pertence a Jesus Cristo

 

Em Jesus Cristo encontramos o caminho Verdadeiro que nos levará ao céu; e somente aquele que diz a verdade poderá entrar por esse caminho.

Em Ef 4, 25 diz: Por isso abandonai a mentira e falai a verdade cada um ao seu próximo, porque somos membros uns dos outros, em Zc 8, 16 diz: Estas são as coisas que deveis fazer: falai a verdade uns com os outros, e em Cl 3, 9 diz também: Não mintais uns aos outros….

Aquele que mente segue o príncipe das trevas que é o demônio: Vós sois do diabo, vosso pai… porque é mentiroso e pai da mentira (Jo 8, 44).

Feliz do homem que busca o seu apoio em Jesus Cristo, porque, Ele é a verdade e jamais o enganará.

Cristo é a verdade. Aquele que o segue viverá na luz, isto é, jamais cairá no erro e o seu comportamento será sempre edificante: Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus (Jo 3, 21), e: Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta a minha voz (Jo 18, 37).

O católico, se quiser agradar e seguir a Nosso Senhor, precisa ter um coração transparente; isto é, um coração onde reina Cristo; nesse coração não pode existir nem sombra da duplicidade.

Aquele que diz mentiras está condenado a viver sozinho, porque ninguém acredita nele.

Aquele que mente não segue a Jesus e cava a sua própria sepultura.

O Czar Nicolau, que há cem anos governou o império russo, foi um dos homens mais sanguinários. A sua crueldade arrancou a vida de milhares de filhos da Igreja Católica; maior, porém, foi o número dos que tiveram uma morte lenta nos trabalhos forçados e nos horrendos cárceres do clima horrível da Sibéria.

Entretanto, diante, dos reis europeus e sobretudo diante do Soberano Pontífice, fazia sempre alarde de sentimentos religiosos e humanitários. Indo a Roma, o poderoso e sanguinário Czar foi recebido em audiência por sua Santidade o Papa Pio IX. O Pontífice perguntou-lhe como tratava os católicos. E o Czar, com a mais vil hipocrisia, respondeu:

— muito bem, Santíssimo Padre.

Não pôde o Papa sofrer a vileza daquele coração traidor. Levantou-se de seu trono, fitou o poderoso imperador com majestosa dignidade e com voz forte e enérgica disse:

— Você está mentido!

O imperador russo não pôde conservar-se em pé; ficou como que aniquilado... e saiu dali aterrado, como se uma tempestade tivesse estalado sobre sua cabeça e o fogo de um raio o ameaçasse. Desceu rapidamente as escadas do Vaticano e foi sepultar-se no palácio em que hospedava.

Também a vós, milhares de cristãos… Também a vós, milhares de católicos… Pergunta o vigário de Jesus Cristo:

— Amais a Jesus Cristo?

E respondeis com hipócrita serenidade:

— Amamos!

— Mentira! Vos dirá o Papa e com razão, pois:

Não sois vós que profanais os dias santos de guarda?... Não sois vós que abandonais a oração e os Sacramentos? ... Não sois vós que desprezais os Mandamentos divinos?…

E não mentis aos homens, mas a Jesus Cristo... Ao próprio Deus!…

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Jesus Cristo: Modelo de sinceridade”.
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/palestras/palestra_042.asp

 

Escolher outros Temas