Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Sexta palestra

 

 

O CATÓLICO E O ESPÍRITO SANTO

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

(resumo)

 

Em Ef 5, 25 diz: “Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também a nossa conduta”.

 

Quando o homem se deixa levar pelos seus instintos diz-se que leva uma “vida animal”. Pelo contrário, se se comporta de acordo com a razão, leva uma vida racional e humana. De igual modo, quando deixa atuar o ESPÍRITO SANTO, a sua vida transforma-se numa vida “segundo o ESPÍRITO”, numa vida sobrenatural e já não simplesmente humana, mas divina. Isto sucede sempre que o homem se encontra na graça de Deus e não se esquece desse tesouro que leva dentro de si.

Então a alma converte-se numa árvore boa que se dá a conhecer pelos seus frutos.

 

O CATÓLICO QUE POSSUI O ESPÍRITO SANTO:

 

1. É FORTE.  1. Cumpre os deveres que custam. 2. Enfrenta os obstáculos sem desanimar nem retroceder. 3. Aceita com paz e serenidade as doenças. 4. Suporta as perseguições, críticas e zombarias com valentia e perseverança. 5. Fala de Deus sem medo nem respeito humano. 6. Busca a santidade e se comporta como bom católico, ainda que entre em choque com um ambiente paganizado. 7. Corrige o próximo sem medo de perder a simpatia e amizade.

 

2. É PERSEVERANTE. 1. Não deixa de trabalhar para o bem das almas por causa dos obstáculos e dificuldades. 2. Vence as tentações pensando no prêmio eterno. 3. Vive santamente o momento presente. 4. Olha para o dia de hoje como se fosse o último da sua vida. 5. Quer decididamente o céu. 6. Detesta o mais ou menos e a mediocridade.

 

3. BUSCA A SANTIDADE COM GARRA. 1. Sabe que sem a santidade ninguém verá a Deus, isto é, não se salvará. 2. Luta para não consentir nas tentações. 3. Sabe que a nossa vida futura há de ser com Deus no céu ou sem Deus no inferno. 4. Conserva a graça santificante na alma.

 

4. NÃO ACEITA A MEDIOCRIDADE. 1. Não suporta uma vida infrutífera e inativa. 2. Usa todos os meios possíveis para alcançar a meta desejada. 3. Não se contenta com o pouco, mas quer o máximo para Deus.

 

5. LUTA PARA VENCER. 1. Não aceita somente lutar, mas luta para vencer. 2. Não desiste de buscar a glória de Deus por causa das perseguições. 3. É soldado de Deus e não do mundo. 4. Está sempre vigilante, atento e cauteloso. 5. Não abaixa a cabeça diante dos inimigos de Deus. 6. Diz não a tudo aquilo que desagrada a Deus. 7. Só fica feliz com a vitória.

 

6. NÃO ACEITA A AMIZADE DO MUNDO. 1. Sabe que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus. 2. Vive no mundo, mas não segue suas máximas. 3. Despreza o mundo e suas vaidades. 4. Enfrenta o mundo com força, ousadia e coragem.

 

7. É VERDADEIRO. 1. Não aceita a duplicidade. 2. Não sente vergonha de ser autêntico. 3. Não aceita que o menor sinal de inverdade apareça nos seus gestos e palavras. 4. Fala a verdade sem se preocupar com os ataques dos mentirosos.

 

8. É PURO. 1. Não aceita relações sexuais fora do matrimônio. 2. Não diz palavras imorais. 3. Não olha pornografia. 4. Não se veste escandalosamente.  5. Não faz masturbação. 6. Não namora escandalosamente.

 

9. REZA FERVOROSAMENTE. 1. Sabe que sem a oração é impossível se salvar. 2. Está sempre na presença de Deus onde quer que esteja. 3. Reserva horários para rezar. 4. Esforça-se para rezar bem. 5. Reza com perseverança, confiança e humildade.

 

10. FOGE DO PECADO. 1. Sabe que o pecado é o maior de todos os males. 2. Sabe que o pecado mortal leva ao inferno. 3. Luta com garra para evitar o pecado venial.

 

11. É LUZ DO MUNDO. 1. Dá bom exemplo em todos os ambientes. 2. Edifica a todos com o seu comportamento.

 

12. É SAL DA TERRA. 1. Preserva da corrupção: pessoas, instituições e a sociedade. 2. Não estorva, mas muda as trevas em luz. 3. Sacode os que vivem adormecidos.

 

13. PERCORRE O CAMINHO DA CRUZ. 1. Sabe que longe da cruz não há salvação. 2. Não busca o fácil, mas o mais difícil. 3. Não foge do caminho estreito. 4. Suporta as dificuldades, provações e sofrimentos com alegria, paciência e confiança em Deus.

 

14. É ZELOSO PELAS ALMAS. 1. Trabalha incansavelmente pela salvação das almas. 2. Usa todos os meios para colocar o próximo no caminho do céu.

 

15. É RECOLHIDO. 1. Foge do barulho para viver em paz com Deus. 2. É mortificado no falar.

 

16. ESFORÇA-SE PARA AGRADAR A DEUS. 1. Despreza tudo aquilo que desagrada a Deus. 2. Pratica o bem para a glória de Deus.

 

17. É CORAJOSO. 1. Enfrenta os obstáculos sem medo. 2. Não deixa de realizar o bem por causa dos ventos contrários.

 

18. É RESPONSÁVEL. 1. Não espera que as pessoas façam as coisas no seu lugar. 2. Assume com a alma e o coração o que lhe foi confiado.

 

 

 

 

 

Ver outros retiros