Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Quarta palestra

 

 

JESUS, LUZ DO MUNDO

(resumo)

 

Em Jo 8, 12 diz: “De novo, Jesus lhes falava: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’”.

 

Nosso Senhor Jesus Cristo se dirigiu aos presentes e disse-lhes: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.

No fundo, estas palavras equivaliam a uma nova declaração messiânica, “pois o Messias tinha sido anunciado frequentemente como uma luz: o profeta Isaías predisse que um grande resplendor iluminaria os povos que estavam sumidos nas trevas, começando pelas tribos do norte; o Messias havia de ser não só Rei de Israel, mas luz das gentes; e Davi falava de Deus como uma claridade que ilumina a alma do justo e lhe dá fortaleza. Esta imagem era, pois, bem conhecida em tempos do Senhor. Empregaram-na Zacarias e o ancião Simeão para manifestar seu gozo ao ver que se estavam a cumprir as profecias antigas. Jesus Cristo, efetivamente, é a Luz, que já anunciou o Precursor, pois veio dar testemunho da luz. E São João acrescenta: Não era a luz, mas aquele que devia dar testemunho da luz. E com referência a Cristo, escreve a seguir: Era a luz verdadeira, que ilumina todo o homem que vem a este mundo” (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

Começa agora outra disputa entre Jesus e os fariseus. O cenário é o recinto do Templo, mais exatamente o pátio chamado “átrio das mulheres”, que precedia o dos israelitas e o dos sacerdotes, onde estava o altar dos holocaustos: “A ocasião é a mesma festa dos Tabernáculos (cfr Jo 7, 2), na qual, durante a primeira noite, se iluminava intensamente o átrio das mulheres com quatro enormes lâmpadas que davam certa claridade por toda Jerusalém. Com isso recorda-se a nuvem luminosa, sinal da presença de Deus, que guiou os Israelitas pelo deserto à sua saída do Egito. Foi provavelmente nesta festa que Jesus falou de Si mesmo como ‘a Luz’. Por outro lado, a imagem da luz é frequente no Antigo Testamento para designar o Messias: o profeta Isaías predisse que uma grande luz iluminaria os povos que estavam mergulhados em trevas, começando pelas tribos do Norte (Is 9, 1-6; cfr Mt 4, 15-16); que o Messias havia de ser não só o Rei de Israel, mas luz das gentes (Is 42, 6; 49, 6); e Davi falava de Deus como luz que ilumina a alma do justo e lhe dá fortaleza (Sl 27, 1). Esta imagem era, pois, muito conhecida no tempo de Jesus Cristo: empregam-na Zacarias (Lc 1, 78) e o velho Simeão (Lc 2, 30-32) para manifestar a sua alegria ao ver que se estavam a cumprir as profecias antigas. O Senhor aplica a Si mesmo esta imagem sob um duplo aspecto: é luz que ilumina a inteligência por ser a plenitude da Revelação divina (cfr Jo 1, 9. 18); e é também luz que ilumina o interior do homem para que possa aceitar essa Revelação e fazê-la vida sua (cfr Jo 1, 4-5). Jesus pede, portanto, que O sigam para chegarem a ser filhos da luz (cfr Jo 12, 36), embora saiba que muitos O rejeitarão para que não sejam descobertas as suas obras más (cfr Jo 3, 20)” (Edições Theologica), e: “Vede, pois, a conformidade perfeita entre as palavras do Senhor e o que diz o Salmo: ‘Em ti está a fonte da vida, e com a tua luz veremos a luz’ (Sl 36, 10). O salmista une a luz com a fonte da vida, e o Senhor fala de uma ‘luz de vida’. Quando temos sede, buscamos uma fonte, quando estamos às escuras, buscamos uma luz (...). Com Deus é diferente: é a luz e é a fonte. Aquele que te ilumina para que vejas, esse mesmo é o manancial para que bebas” (Santo Agostinho), e também: “Jesus é o sol das almas. Quanto mais se aproximam elas de Jesus, tanto mais e melhor são iluminadas. O sol é a luz da terra, Jesus é a luz dos espíritos, porque lhes faz conhecer a verdade, o pensamento de Deus sobre todos os seres. O sol não é somente luminoso, mas ainda fonte de vida; a sua luz é quente e fértil. Jesus, iluminando as almas, lhes comunica a vida de Deus, derrama sobre elas o amor de Deus e do próximo, vida imortal dos espíritos. Quem segue a Jesus não anda em trevas, mas tem com ele a luz que ilumina e vivifica” (Dom Duarte Leopoldo).

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.

Cristo Jesus é a luz do mundo. Para segui-lO é preciso abandonar o adultério, a fornicação e a prostituição: “Sois luz eterna, luz de sabedoria que, falando através da nuvem da carne, dizeis aos homens: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda em trevas, mas terá a luz da vida’” (Santo Agostinho, Em Jo 34).

Nosso Senhor é a luz do mundo. Para segui-lO é preciso renunciar as revistas pornográficas, as roupas imorais e os filmes escandalosos: “Todo discípulo, todo cristão autêntico é assim portador da luz de Cristo; tão límpida há de ser sua conduta que deixa transparecer o esplendor de Jesus e de sua doutrina” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Nosso Salvador é a luz do mundo. Para segui-lO é preciso fugir das amizades perigosas, daquelas que te convidam para o maldito caminho das drogas, do roubo, do assassinato, do tráfico e das noitadas: “Se eu seguir o sol deste mundo, faça eu o que fizer para não o abandonar, será ele a me abandonar, pois deve fazer, cada dia, o curso que lhe foi imposto. Ao contrário, vós, Senhor Nosso Jesus Cristo, embora enquanto velado pela nuvem da carne, não apareceis claramente a todos, todavia, tendes todos sob o poder de vossa sabedoria. Deus meu, estais em toda parte todo inteiro! E se jamais me separar de vós, jamais vos ocultareis de mim” (Santo Agostinho).

Jesus Cristo é a luz do mundo. Para segui-lO é preciso desprezar salões de bailes, carnaval e bebedeiras: “Ficai conosco, ficai para sempre, doce Jesus, e dai à minha alma que enfraquece, maior graça. Ficai comigo e começarei a resplandecer tanto em vosso esplendor, tanto, que serei luz até para os outros. A luz, ó Jesus, viera toda de vós: nenhuma parte nela terei, nenhum mérito, porque sereis vós a resplandecer nos outros, por meio de mim” (J. H. Newman, Maturidade Cristã, p. 284).

Nosso Senhor Jesus Cristo fala abertamente: “Eu sou a luz do mundo”. Por que insistir em buscar as trevas do pecado? Por que teimar em seguir as máximas do mundo inimigo da alma? Por que insistir em revolver-se na lama da imoralidade?

Cristo Jesus é “a luz do mundo”. Por que abandonar Nosso Senhor para se lançar nos braços de Satanás, rei das trevas?

Nosso Senhor diz claramente: “Quem me segue não andará nas trevas”. Por que abandonar a Cristo Jesus para seguir as falsas amizades que querem nos seduzir, levando-nos para o caminho da maldade?

Por que  estamos sempre pendendo para o lado que não agrada a Deus e que compromete seriamente a nossa salvação?

Por que  preferimos seguir o mundo, ao invés de seguir o Senhor que nasceu pobre em Belém e que derramou todo o Sangue na cruz para nos salvar?

Se Jesus é a “luz do mundo” e quem O segue “não andará nas trevas”; por que teimamos em viver longe d’Ele seguindo as máximas do mundo? Vivendo assim, com certeza, a alma está mergulhada nas trevas: “Ai da alma se lhe falta Cristo, que a cultive com diligência, para que possa germinar os bons frutos do Espírito! Deserta, coberta de espinhos e de abrolhos, terminará por encontrar, em vez de frutos, a queimada. Ai da alma, se seu Senhor, o Cristo, nela não habitar! Abandonada, encher-se-á com o mau cheiro das paixões, virará moradia dos vícios” (São Macário).

Cristo Jesus é a “luz do mundo”; longe d’Ele tudo é vazio e escuridão; e quem teima em viver distante da “luz” vive em contínua agonia: “Sem Deus não se pode ter verdadeira paz” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

 

 

 

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