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					PROCESSÃO DO ESPÍRITO SANTO 
					  
					
					(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C) 
					  
					
					(resumo) 
					  
					
					O ESPÍRITO SANTO procede do PAI e do 
					FILHO como de um só princípio. 
					
					Na geração humana, o homem procede de dois 
					princípios: paterno e materno. 
					Na geração divina, o FILHO procede de um só 
					princípio: o entendimento do PAI. O 
					ESPÍRITO SANTO tem a sua origem no PAI 
					e no FILHO, não como em dois princípios 
					diversos, mas num só. Não esqueçamos que o PAI 
					e o FILHO têm uma só ESSÊNCIA, 
					comum a ambos. 
					
					ADVERSÁRIOS: 
					os cismáticos orientais. 
					Segundo eles, o ESPÍRITO SANTO procede somente 
					do PAI. 
					  
					
					PROVAS 
					  
					
					1. TRADIÇÃO: 
					“O Espírito Santo procede 
					eternamente do Pai e do Filho, não como de dois princípios, 
					mas como de um só princípio” (Concílio 2.º 
					de Lião. D. 460). 
					
					“Definimos... que 
					o Espírito Santo procede desde toda a eternidade, do Pai e 
					do Filho, e que recebe a sua essência... simultaneamente do 
					Pai e do Filho, e procede eternamente de ambos como de um só 
					princípio” (Concílio 
					de Florença, decreto para os gregos. D. 691). 
					  
					
					2. SAGRADA ESCRITURA. 
					  
					
					a) O ESPÍRITO SANTO procede do PAI. 
					Afirma-o claramente Jesus Cristo: 
					“Enviar-vos-ei o Espírito de verdade 
					que procede do Pai” (Jo 15, 26). 
					
					ADVERTÊNCIA: 
					O ESPÍRITO de VERDADE
					e o ESPÍRITO SANTO são a mesma coisa. 
					Jesus Cristo emprega as duas expressões: enviará o 
					ESPÍRITO de VERDADE, como diz o texto 
					anterior, onde se lhe chama também CONSOLADOR: 
					o Pai enviará em seu nome o 
					“Espírito Santo consolador” (Jo 14, 26). 
					
					b) O ESPÍRITO SANTO procede do FILHO:
					“Quando vier aquele Espírito de 
					verdade, vos ensinará toda a verdade... Ele me glorificará, 
					porque receberá de mim, e vo-lo anunciará. Tudo o que tem o 
					Pai, é meu; por isso disse que receberá de mim e vo-lo 
					anunciará” (Jo 16, 13 ss). 
					Afirma-se nesta passagem que o ESPÍRITO SANTO, 
					que é Deus, receberá do FILHO; mas, como Deus 
					é uma só substância simples, e n’Ele, a sabedoria e o poder 
					identificam-se com a mesma essência, segue-se que o
					ESPÍRITO SANTO recebe do 
					FILHO o seu ser. 
					  
					
					NOTA 
					  
					
					O ESPÍRITO SANTO procede da vontade do 
					PAI e do FILHO (que é uma só). 
					
					1. Ao fitar um objeto, produz-se em nós a sua 
					imagem, como ao amar alguém, se desperta em nós o seu amor. 
					De modo análogo, DEUS PAI, ao conhecer-se a si 
					mesmo, gera o VERBO; e DEUS PAI 
					e FILHO, como têm uma só vontade (porque 
					vontade e essência em Deus identificam-se), ao amarem-se 
					a si mesmos, produzem um amor que se chama o ESPÍRITO 
					SANTO. 
					
					2. Os teólogos deduzem a procedência do 
					ESPÍRITO SANTO, dos nomes que lhe atribuem: 
					
					a) O de ESPÍRITO indica que 
					procede da vontade. Espírito significa ar, respiração, 
					fenômenos que de si não têm lugar em Deus. Nós, 
					porém, costumamos dizer que uma pessoa respira amor ou ódio 
					a outra, para salientar o ódio ou amor que lhe consagra; 
					amor e ódio que procedem da vontade. Ora, é por este 
					motivo que analogicamente a terceira pessoa da Santíssima 
					Trindade se chama ESPÍRITO, nome que indica a sua 
					procedência da vontade. 
					
					b) O de SANTO: como dos 
					termos “Verbo, Sabedoria do Pai”, deduzimos 
					que o FILHO procede do entendimento, 
					de igual forma, se a terceira pessoa se chama
					ESPÍRITO SANTO, deduzimos que procede da 
					vontade, já que o ser santo é obra da vontade. 
					
					c) O de DOM confirma que o 
					ESPÍRITO SANTO procede da vontade, visto que os 
					dons derivam da vontade que os concede. 
					
					OBSERVAÇÃO:
					É frequente chamar ao 
					ESPÍRITO SANTO, Esposo de Maria, ou antes, a Maria, 
					Esposa do ESPÍRITO SANTO, por ser Mãe de Jesus 
					Cristo. Sendo os filhos, fruto do amor, Jesus é fruto do 
					amor de Deus. Ora, como a terceira pessoa é quem melhor 
					representa o amor, pois procede da VONTADE do
					PAI e do FILHO, logicamente se 
					lhe atribui o nascimento de Jesus: 
					“O Espírito Santo virá sobre ti e a 
					virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra”
					(Lc 1, 35). Na realidade, porém, 
					deve-se a toda a Santíssima Trindade o milagre 
					de Maria ser Mãe de Deus, pois, tudo o que não seja 
					paternidade, filiação, expiração ativa ou 
					passiva, numa palavra, tudo o que na 
					TRINDADE não sejam relações, é comum 
					às três pessoas divinas. 
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