PROCESSÃO DO ESPÍRITO SANTO
(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)
(resumo)
O ESPÍRITO SANTO procede do PAI e do
FILHO como de um só princípio.
Na geração humana, o homem procede de dois
princípios: paterno e materno.
Na geração divina, o FILHO procede de um só
princípio: o entendimento do PAI. O
ESPÍRITO SANTO tem a sua origem no PAI
e no FILHO, não como em dois princípios
diversos, mas num só. Não esqueçamos que o PAI
e o FILHO têm uma só ESSÊNCIA,
comum a ambos.
ADVERSÁRIOS:
os cismáticos orientais.
Segundo eles, o ESPÍRITO SANTO procede somente
do PAI.
PROVAS
1. TRADIÇÃO:
“O Espírito Santo procede
eternamente do Pai e do Filho, não como de dois princípios,
mas como de um só princípio” (Concílio 2.º
de Lião. D. 460).
“Definimos... que
o Espírito Santo procede desde toda a eternidade, do Pai e
do Filho, e que recebe a sua essência... simultaneamente do
Pai e do Filho, e procede eternamente de ambos como de um só
princípio” (Concílio
de Florença, decreto para os gregos. D. 691).
2. SAGRADA ESCRITURA.
a) O ESPÍRITO SANTO procede do PAI.
Afirma-o claramente Jesus Cristo:
“Enviar-vos-ei o Espírito de verdade
que procede do Pai” (Jo 15, 26).
ADVERTÊNCIA:
O ESPÍRITO de VERDADE
e o ESPÍRITO SANTO são a mesma coisa.
Jesus Cristo emprega as duas expressões: enviará o
ESPÍRITO de VERDADE, como diz o texto
anterior, onde se lhe chama também CONSOLADOR:
o Pai enviará em seu nome o
“Espírito Santo consolador” (Jo 14, 26).
b) O ESPÍRITO SANTO procede do FILHO:
“Quando vier aquele Espírito de
verdade, vos ensinará toda a verdade... Ele me glorificará,
porque receberá de mim, e vo-lo anunciará. Tudo o que tem o
Pai, é meu; por isso disse que receberá de mim e vo-lo
anunciará” (Jo 16, 13 ss).
Afirma-se nesta passagem que o ESPÍRITO SANTO,
que é Deus, receberá do FILHO; mas, como Deus
é uma só substância simples, e n’Ele, a sabedoria e o poder
identificam-se com a mesma essência, segue-se que o
ESPÍRITO SANTO recebe do
FILHO o seu ser.
NOTA
O ESPÍRITO SANTO procede da vontade do
PAI e do FILHO (que é uma só).
1. Ao fitar um objeto, produz-se em nós a sua
imagem, como ao amar alguém, se desperta em nós o seu amor.
De modo análogo, DEUS PAI, ao conhecer-se a si
mesmo, gera o VERBO; e DEUS PAI
e FILHO, como têm uma só vontade (porque
vontade e essência em Deus identificam-se), ao amarem-se
a si mesmos, produzem um amor que se chama o ESPÍRITO
SANTO.
2. Os teólogos deduzem a procedência do
ESPÍRITO SANTO, dos nomes que lhe atribuem:
a) O de ESPÍRITO indica que
procede da vontade. Espírito significa ar, respiração,
fenômenos que de si não têm lugar em Deus. Nós,
porém, costumamos dizer que uma pessoa respira amor ou ódio
a outra, para salientar o ódio ou amor que lhe consagra;
amor e ódio que procedem da vontade. Ora, é por este
motivo que analogicamente a terceira pessoa da Santíssima
Trindade se chama ESPÍRITO, nome que indica a sua
procedência da vontade.
b) O de SANTO: como dos
termos “Verbo, Sabedoria do Pai”, deduzimos
que o FILHO procede do entendimento,
de igual forma, se a terceira pessoa se chama
ESPÍRITO SANTO, deduzimos que procede da
vontade, já que o ser santo é obra da vontade.
c) O de DOM confirma que o
ESPÍRITO SANTO procede da vontade, visto que os
dons derivam da vontade que os concede.
OBSERVAÇÃO:
É frequente chamar ao
ESPÍRITO SANTO, Esposo de Maria, ou antes, a Maria,
Esposa do ESPÍRITO SANTO, por ser Mãe de Jesus
Cristo. Sendo os filhos, fruto do amor, Jesus é fruto do
amor de Deus. Ora, como a terceira pessoa é quem melhor
representa o amor, pois procede da VONTADE do
PAI e do FILHO, logicamente se
lhe atribui o nascimento de Jesus:
“O Espírito Santo virá sobre ti e a
virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra”
(Lc 1, 35). Na realidade, porém,
deve-se a toda a Santíssima Trindade o milagre
de Maria ser Mãe de Deus, pois, tudo o que não seja
paternidade, filiação, expiração ativa ou
passiva, numa palavra, tudo o que na
TRINDADE não sejam relações, é comum
às três pessoas divinas.
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