Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Sétima palestra

 

 

PROCESSÃO DO ESPÍRITO SANTO

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

(resumo)

 

O ESPÍRITO SANTO procede do PAI e do FILHO como de um só princípio.

Na geração humana, o homem procede de dois princípios: paterno e materno. Na geração divina, o FILHO procede de um só princípio: o entendimento do PAI. O ESPÍRITO SANTO tem a sua origem no PAI e no FILHO, não como em dois princípios diversos, mas num só. Não esqueçamos que o PAI e o FILHO têm uma só ESSÊNCIA, comum a ambos.

ADVERSÁRIOS: os cismáticos orientais. Segundo eles, o ESPÍRITO SANTO procede somente do PAI.

 

PROVAS

 

1. TRADIÇÃO: “O Espírito Santo procede eternamente do Pai e do Filho, não como de dois princípios, mas como de um só princípio” (Concílio 2.º de Lião. D. 460).

“Definimos... que o Espírito Santo procede desde toda a eternidade, do Pai e do Filho, e que recebe a sua essência... simultaneamente do Pai e do Filho, e procede eternamente de ambos como de um só princípio” (Concílio de Florença, decreto para os gregos. D. 691).

 

2. SAGRADA ESCRITURA.

 

a) O ESPÍRITO SANTO procede do PAI. Afirma-o claramente Jesus Cristo: “Enviar-vos-ei o Espírito de verdade que procede do Pai” (Jo 15, 26).

ADVERTÊNCIA: O ESPÍRITO de VERDADE e o ESPÍRITO SANTO são a mesma coisa. Jesus Cristo emprega as duas expressões: enviará o ESPÍRITO de VERDADE, como diz o texto anterior, onde se lhe chama também CONSOLADOR: o Pai enviará em seu nome o “Espírito Santo consolador” (Jo 14, 26).

b) O ESPÍRITO SANTO procede do FILHO: “Quando vier aquele Espírito de verdade, vos ensinará toda a verdade... Ele me glorificará, porque receberá de mim, e vo-lo anunciará. Tudo o que tem o Pai, é meu; por isso disse que receberá de mim e vo-lo anunciará” (Jo 16, 13 ss). Afirma-se nesta passagem que o ESPÍRITO SANTO, que é Deus, receberá do FILHO; mas, como Deus é uma só substância simples, e n’Ele, a sabedoria e o poder identificam-se com a mesma essência, segue-se que o ESPÍRITO SANTO recebe do FILHO o seu ser.

 

NOTA

 

O ESPÍRITO SANTO procede da vontade do PAI e do FILHO (que é uma só).

1. Ao fitar um objeto, produz-se em nós a sua imagem, como ao amar alguém, se desperta em nós o seu amor. De modo análogo, DEUS PAI, ao conhecer-se a si mesmo, gera o VERBO; e DEUS PAI e FILHO, como têm uma só vontade (porque vontade e essência em Deus identificam-se), ao amarem-se a si mesmos, produzem um amor que se chama o ESPÍRITO SANTO.

2. Os teólogos deduzem a procedência do ESPÍRITO SANTO, dos nomes que lhe atribuem:

a) O de ESPÍRITO indica que procede da vontade. Espírito significa ar, respiração, fenômenos que de si não têm lugar em Deus. Nós, porém, costumamos dizer que uma pessoa respira amor ou ódio a outra, para salientar o ódio ou amor que lhe consagra; amor e ódio que procedem da vontade. Ora, é por este motivo que analogicamente a terceira pessoa da Santíssima Trindade se chama ESPÍRITO, nome que indica a sua procedência da vontade.

b) O de SANTO: como dos termos “Verbo, Sabedoria do Pai”, deduzimos que o FILHO procede do entendimento, de igual forma, se a terceira pessoa se chama ESPÍRITO SANTO, deduzimos que procede da vontade, já que o ser santo é obra da vontade.

c) O de DOM confirma que o ESPÍRITO SANTO procede da vontade, visto que os dons derivam da vontade que os concede.

OBSERVAÇÃO: É frequente chamar ao ESPÍRITO SANTO, Esposo de Maria, ou antes, a Maria, Esposa do ESPÍRITO SANTO, por ser Mãe de Jesus Cristo. Sendo os filhos, fruto do amor, Jesus é fruto do amor de Deus. Ora, como a terceira pessoa é quem melhor representa o amor, pois procede da VONTADE do PAI e do FILHO, logicamente se lhe atribui o nascimento de Jesus: “O Espírito Santo virá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” (Lc 1, 35). Na realidade, porém, deve-se a toda a Santíssima Trindade o milagre de Maria ser Mãe de Deus, pois, tudo o que não seja paternidade, filiação, expiração ativa ou passiva, numa palavra, tudo o que na TRINDADE não sejam relações, é comum às três pessoas divinas.

 

 

 

 

 

 

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