CIRCUM-INCESSÃO, RELAÇÕES E MISSÕES DAS
PESSOAS DIVINAS
(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)
(resumo)
1.º CIRCUM-INCESSÃO
Onde está uma das pessoas divinas estão
as outras duas.
Quando concebemos uma ideia, esta fixa-se na
nossa inteligência; quando amamos alguém, esse amor reside
na nossa vontade. Onde se encontra, por conseguinte, a nossa
ideia ou amor, aí está a nossa alma, e vice-versa. De modo
semelhante, o VERBO, que procede da inteligência do
PAI, permanece no PAI, e o ESPÍRITO SANTO, que procede do
PAI e do FILHO, permanece no PAI e no FILHO; por
conseguinte, onde está uma pessoa divina,
estão as outras duas. A esta propriedade se chama
CIRCUM-INCESSÃO.
A doutrina da TRADIÇÃO sobre
este ponto exprime-a assim o Concílio de Florença:
“Por causa desta unidade (de
natureza), o Pai está todo no Filho e todo no Espírito
Santo. O Filho todo no Pai e todo no Espírito Santo. O
Espírito Santo, todo no Pai e todo no Filho”.
Por este motivo da CIRCUM-INCESSÃO,
declarava Jesus Cristo aos Apóstolos na Última Ceia:
“Eu estou no Pai e o Pai está em
mim” (Jo 14, 10), e:
“Quem me viu, viu o Pai”
(Jo 14, 9).
2.º RELAÇÕES
1. As relações distinguem as pessoas
divinas entre si.
PAI
e FILHO, ESPÍRITO
ESPIRADO e ESPIRADOR são termos
correlativos; indicam uma RELAÇÃO de origem. O
FILHO procede do PAI; o
PAI é, portanto, a origem do FILHO. O
ESPÍRITO SANTO ESPIRADO procede de quem o
espira; o ESPIRADOR dá origem ao
ESPIRADO. Existe, pois, no PAI, a
PATERNIDADE; no FILHO a
FILIAÇÃO; no PAI e no FILHO,
a ESPIRAÇÃO ATIVA; no ESPÍRITO SANTO,
o ser ESPIRADO ou a ESPIRAÇÃO PASSIVA.
São estas as RELAÇÕES que distinguem as
PESSOAS DIVINAS. Se a pessoa é
GERADA, temos o FILHO; se é
ESPIRADA, o ESPÍRITO SANTO; se é
GERADORA, o PAI.
2. Tudo o que não constituem relação de
origem é comum às três pessoas.
A essência, o poder, a santidade, tudo quanto
se inclui no ser de Deus, é idêntico e de igual perfeição
nas três pessoas divinas:
“As três pessoas são um só Deus, e não três
deuses, porque é só uma a substância das três, a essência, a
natureza, a divindade, a imensidade e a eternidade; e é um
tudo o que não envolve oposição de relação”
(Concílio de Florença, Decreto para os Jacobitas. D.
703).
3.º AS MISSÕES DAS PESSOAS DIVINAS
1. Quais as pessoas divinas enviadas.
“Quem não honra o
Filho não honra o Pai que o enviou”
(Jo 5, 23), e:
“O Espírito Santo consolador que o
Pai enviará em meu nome vos ensinará todas as coisas”
(Jo 14, 26), e também:
“Se eu não for o Consolador não virá
a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei” (Jo
16, 7).
Deduz-se do primeiro texto, que o PAI
ENVIA o FILHO; do segundo e terceiro,
que o PAI e o FILHO ENVIAM o
ESPÍRITO SANTO, assim como o FILHO PROCEDE
do PAI, e o ESPÍRITO SANTO PROCEDE
do PAI e do FILHO.
Nunca se diz na Sagrada Escritura
que o PAI seja ENVIADO, ou que o
ESPÍRITO SANTO ENVIE o FILHO. Na
ação de uma pessoa ENVIAR a outra, emprega-se
a mesma linguagem usada nas PROCESSÕES. Por
conseguinte, SER ENVIADO e PROCEDER
são termos intimamente relacionados. DEUS PAI ENVIA
o FILHO, porque este procede d’Ele; o
PAI e o FILHO ENVIAM o ESPÍRITO
SANTO, porque PROCEDE de AMBOS.
Não é, contudo, a mesma coisa SER
ENVIADO e PROCEDER. O VERBO
eterno PROCEDE necessariamente do PAI
e do FILHO; mas, tanto o VERBO
como o ESPÍRITO SANTO poderiam não ter sido
enviados ao mundo, se Deus assim o dispusesse, ou se o mundo
não existisse. PROCEDER é uma realidade
interna; SER ENVIADO constitui uma
manifestação externa.
2. A quem e como são enviadas as
pessoas divinas.
Encontrando-se as PESSOAS DIVINAS
em toda a parte, não podem ser ENVIADAS de um
lugar a outro. Por conseguinte, são ENVIADAS
somente enquanto recebem a missão de realizar algum efeito
num lugar determinado. O FILHO FOI ENVIADO
pelo PAI aos homens, assumindo a natureza
humana: EM MISSÃO VISÍVEL, portanto. As
três pessoas realizaram a Encarnação, mas só uma encarnou ou
assumiu a natureza humana
(Jesus Cristo viveu no seio de Maria e dela nasceu. Estando
necessariamente o Pai e o Espírito Santo onde se encontra
Jesus, estiveram, pois, igualmente no seio da Virgem
Santíssima. Contudo, Maria só é Mãe do Verbo, e não do Pai
ou do Espírito Santo, porque só o Verbo se fez homem nas
suas entranhas. Encontramo-nos na presença de um mistério
tão incompreensível como o da Santíssima Trindade, e que é
objeto da nossa fé, porque faz parte da doutrina revelada,
ensinada pela Igreja Católica Apostólica Romana).
O ESPÍRITO SANTO É ENVIADO aos
homens INVISIVELMENTE para santificá-los. Em
cada homem justo está, não só o ESPÍRITO SANTO,
mas toda a SANTÍSSIMA TRINDADE. Contudo,
diz-se que a santificação é obra do ESPÍRITO SANTO,
porque a santidade é própria da vontade, e como o
ESPÍRITO SANTO procede da vontade, a Ele se
ATRIBUI a santificação dos homens ainda que esta, na
realidade, se deva às TRÊS PESSOAS DIVINAS.
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