Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Oitava palestra

 

 

CIRCUM-INCESSÃO, RELAÇÕES E MISSÕES DAS PESSOAS DIVINAS

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

(resumo)

 

1.º CIRCUM-INCESSÃO

 

Onde está uma das pessoas divinas estão as outras duas.

Quando concebemos uma ideia, esta fixa-se na nossa inteligência; quando amamos alguém, esse amor reside na nossa vontade. Onde se encontra, por conseguinte, a nossa ideia ou amor, aí está a nossa alma, e vice-versa. De modo semelhante, o VERBO, que procede da inteligência do PAI, permanece no PAI, e o ESPÍRITO SANTO, que procede do PAI e do FILHO, permanece no PAI e no FILHO; por conseguinte, onde está uma pessoa divina, estão as outras duas. A esta propriedade se chama CIRCUM-INCESSÃO.

A doutrina da TRADIÇÃO sobre este ponto exprime-a assim o Concílio de Florença: “Por causa desta unidade (de natureza), o Pai está todo no Filho e todo no Espírito Santo. O Filho todo no Pai e todo no Espírito Santo. O Espírito Santo, todo no Pai e todo no Filho”.

Por este motivo da CIRCUM-INCESSÃO, declarava Jesus Cristo aos Apóstolos na Última Ceia: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim” (Jo 14, 10), e: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14, 9).

 

2.º RELAÇÕES

 

1. As relações distinguem as pessoas divinas entre si.

PAI e FILHO, ESPÍRITO ESPIRADO e ESPIRADOR são termos correlativos; indicam uma RELAÇÃO de origem. O FILHO procede do PAI; o PAI é, portanto, a origem do FILHO. O ESPÍRITO SANTO ESPIRADO procede de quem o espira; o ESPIRADOR dá origem ao ESPIRADO. Existe, pois, no PAI, a PATERNIDADE; no FILHO a FILIAÇÃO; no PAI e no FILHO, a ESPIRAÇÃO ATIVA; no ESPÍRITO SANTO, o ser ESPIRADO ou a ESPIRAÇÃO PASSIVA. São estas as RELAÇÕES que distinguem as PESSOAS DIVINAS. Se a pessoa é GERADA, temos o FILHO; se é ESPIRADA, o ESPÍRITO SANTO; se é GERADORA, o PAI.

2. Tudo o que não constituem relação de origem é comum às três pessoas.

A essência, o poder, a santidade, tudo quanto se inclui no ser de Deus, é idêntico e de igual perfeição nas três pessoas divinas: “As três pessoas são um só Deus, e não três deuses, porque é só uma a substância das três, a essência, a natureza, a divindade, a imensidade e a eternidade; e é um tudo o que não envolve oposição de relação” (Concílio de Florença, Decreto para os Jacobitas. D. 703).

 

3.º AS MISSÕES DAS PESSOAS DIVINAS

 

1. Quais as pessoas divinas enviadas.

“Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou” (Jo 5, 23), e: “O Espírito Santo consolador que o Pai enviará em meu nome vos ensinará todas as coisas” (Jo 14, 26), e também: “Se eu não for o Consolador não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei” (Jo 16, 7).

Deduz-se do primeiro texto, que o PAI ENVIA o FILHO; do segundo e terceiro, que o PAI e o FILHO ENVIAM o ESPÍRITO SANTO, assim como o FILHO PROCEDE do PAI, e o ESPÍRITO SANTO PROCEDE do PAI e do FILHO.

Nunca se diz na Sagrada Escritura que o PAI seja ENVIADO, ou que o ESPÍRITO SANTO ENVIE o FILHO. Na ação de uma pessoa ENVIAR a outra, emprega-se a mesma linguagem usada nas PROCESSÕES. Por conseguinte, SER ENVIADO e PROCEDER são termos intimamente relacionados. DEUS PAI ENVIA o FILHO, porque este procede d’Ele; o PAI e o FILHO ENVIAM o ESPÍRITO SANTO, porque PROCEDE de AMBOS.

Não é, contudo, a mesma coisa SER ENVIADO e PROCEDER. O VERBO eterno PROCEDE necessariamente do PAI e do FILHO; mas, tanto o VERBO como o ESPÍRITO SANTO poderiam não ter sido enviados ao mundo, se Deus assim o dispusesse, ou se o mundo não existisse. PROCEDER é uma realidade interna; SER ENVIADO constitui uma manifestação externa.

2. A quem e como são enviadas as pessoas divinas.

Encontrando-se as PESSOAS DIVINAS em toda a parte, não podem ser ENVIADAS de um lugar a outro. Por conseguinte, são ENVIADAS somente enquanto recebem a missão de realizar algum efeito num lugar determinado. O FILHO FOI ENVIADO pelo PAI aos homens, assumindo a natureza humana: EM MISSÃO VISÍVEL, portanto. As três pessoas realizaram a Encarnação, mas só uma encarnou ou assumiu a natureza humana (Jesus Cristo viveu no seio de Maria e dela nasceu. Estando necessariamente o Pai e o Espírito Santo onde se encontra Jesus, estiveram, pois, igualmente no seio da Virgem Santíssima. Contudo, Maria só é Mãe do Verbo, e não do Pai ou do Espírito Santo, porque só o Verbo se fez homem nas suas entranhas. Encontramo-nos na presença de um mistério tão incompreensível como o da Santíssima Trindade, e que é objeto da nossa fé, porque faz parte da doutrina revelada, ensinada pela Igreja Católica Apostólica Romana).

O ESPÍRITO SANTO É ENVIADO aos homens INVISIVELMENTE para santificá-los. Em cada homem justo está, não só o ESPÍRITO SANTO, mas toda a SANTÍSSIMA TRINDADE. Contudo, diz-se que a santificação é obra do ESPÍRITO SANTO, porque a santidade é própria da vontade, e como o ESPÍRITO SANTO procede da vontade, a Ele se ATRIBUI a santificação dos homens ainda que esta, na realidade, se deva às TRÊS PESSOAS DIVINAS.

 

 

 

 

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