Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Primeira palestra

 

 

Brevidade da vida

(Jó 14, 1-2)

 

(Resumo)

 

No livro de Jó 14, 1-2 diz: “O homem, nascido de mulher, tem a vida curta e cheia de tormentos. É como a flor que se abre e logo murcha, foge como sombra sem parar”.

 

Deus não engana os seus filhos. Fomos criados por Ele para vivermos um determinado tempo aqui na terra... ninguém ficará para semente... todos passaremos, morreremos... deixaremos esse mundo, como está na Bíblia:

1. “Pode durar setenta anos nossa vida, os mais fortes talvez cheguem a oitenta; a maior parte é ilusão e sofrimento: passam depressa e também nós assim passamos” (Sl 89, 10).

2. “Recordai-vos, ó Senhor, de como é breve a minha vida, e de como é perecível todo homem que criastes. Quem acaso viverá sem provar jamais a morte, e quem pode arrebatar a sua vida dos abismos?” (Sl 88, 48-49).

3. “Os meus dias como sombra vão passando, e aos poucos vou murchando como a erva” (Sl 102, 12).

4. “De poucos palmos vós fizestes os meus dias; perante vós a minha vida é quase nada” (Sl 39, 6).

5. “O homem, mesmo em pé, é como um sopro, ele passa como a sombra que se esvai; ele se agita e se preocupa inutilmente, junta riquezas sem saber quem vai usá-las” (Sl 39, 7).

Está claro que a vida é breve... que morreremos. Milhões de pessoas se iludem, imaginando a morte tão afastada que jamais houvesse de chegar. Uns morrem na infância, outros na adolescência... milhares na juventude... milhões na idade adulta e na velhice... mas todos terão que provar a morte como está no Salmo 88, 48-49. Uns morrem de doença, outros de acidente de automóvel, outros afogados num rio... milhares assassinados... mas todos terão que provar a morte... ninguém ficará para semente.

No livro de Jó 9, 25 diz: “A morte corre velocíssima sobre nós, e nós, a cada instante, corremos para ela”.

Sabemos que a vida é breve! O que devemos fazer para conquistar o céu? Estamos aqui na terra somente para isso!

a) Aproveitar cada minuto para realizar boas obras. Não basta a e o batismo para se salvar. A fé sem obras é morta (Tg 2, 17).

b) Expulsar a preguiça e a apatia (indiferença) e trabalhar para a glória de Deus e pelo bem das almas.

c) Rezar com fé todos os dias... confessar com frequência, participar com fervor da Santa Missa... ler e meditar a Sagrada Escritura... estudar o Catecismo, fazer penitência e outros.

Muitos deixam a conversão para a última hora... isso é muito perigoso. São Jerônimo escreve: “Dentre cem mil pecadores que teimam viver no pecado até a morte, apenas um só se salvará no momento supremo”. São Vicente Ferrer afirma: “A salvação de um desses pecadores seria um milagre maior que a ressurreição de um morto”. Santo Afonso Maria de Ligório ensina: “Que arrependimento se pode esperar na hora derradeira de quem viveu amando o pecado até àquele instante?”

 

 

 

Palestras

1ª Palestra

2ª Palestra

 

 

 

Ver outros retiros