TENTADO POR SATANÁS

 

Mc 1, 13: “E ele esteve no deserto quarenta dias, sendo tentado por Satanás”.

 

I. Ó Doce Jesus, Tu, o Deus Eterno e  Onipotente fostes tentado por Satanás, príncipe das trevas. Fostes tentado, mas não curvastes diante desse maldito perseguidor.

Senhor, por que devemos nos assustar diante das tentações diabólicas, sendo que até Tu fostes tentado?

Tu, ó Amado Senhor, é nosso exemplo... devemos seguir-Te em tudo, porque somente Tu és perfeito: “Como o Senhor fazia todas as coisas para nos ensinar, quis também ser conduzido ao deserto e ali travar combate com o demônio a fim de que os batizados, se depois do batismo sofrem maiores tentações, não se assustem com isso, como se fosse algo inesperado” (São João Crisóstomo, Homilia sobre São Mateus, 13, 1).

 

II. Jesus Querido, não nos tire as tentações... mas ajude-nos a suportá-las com  fé e coragem... não nos tire as tentações, porque se as tirar, “abriríamos a porta ao desalento e a tristeza” (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

Não nos tire as tentações, mas ajude-nos a vencê-las: “Esta é a grande labuta do homem: assumir sobre si mesmo a culpa própria diante de Deus, e esperar a tentação até o último suspiro... Ninguém sem tentações poderá entrar no reino dos céus. Suprime as tentações e ninguém será salvo” (Santo Antão, Apoftegmas, Letra Alfa, 4 e 5), e: “Retira as tentações e não haverá ninguém que se salve” (Evágrio, Apoftegmas, 5).

 

III. Ó Bendito Senhor, Tu enfrentastes Satanás e não deixastes ser seduzido pelo ele. Quanta fortaleza! Quanta valentia!

Se quisermos crescer nas virtudes e na santidade, precisamos lutar com paciência e coragem contra o Tentador sem esmorecermos... nada de desespero ou desânimo... mas paciência, muita paciência, muitíssima paciência: “Ninguém pode adquirir a virtude, se não sofrer desejos, perturbações e tentações que serão suportados com paciência por amor de Cristo crucificado. No tempo das dificuldades, perturbações e trevas devemos nos alegrar... Delas sairá a virtude e a felicidade... Quero que conserveis uma vontade reta, santa e verdadeiramente fiel, tal qual sei que Deus vos concedeu” (Santa Catarina de Sena, Carta 211, 3).

 

IV. Querido Amigo, Tu fostes tentado... infeliz daquele que se acha dispensado das tentações. Quanta loucura!

Todos somos tentados... Senhor, ajude-nos a tirar proveito, grande proveito das tentações: “As tentações de Nosso Senhor são também as tentações dos seus servidores individualmente. Mas, como é natural, o grau é diferente: o demônio não oferecerá a vós e a mim todos os reinos do mundo. Conhece o mercado e, como bom vendedor, oferece exatamente o que calcula que o comprador quererá. Suponho que pensará, com bastante razão, que quase todos nós podemos ser comprados por cinco mil libras por ano, e muitos de nós por muito menos. Também não nos oferece as suas vantagens de modo tão aberto, antes envolve as suas ofertas em toda a espécie de formas plausíveis. Mas se vê a menor oportunidade, não demora muito em mostrar-nos como podemos conseguir aquilo que queremos, se concordamos em ser infiéis a nós mesmos e, muitas vezes, à nossa fé católica” (R. A. Knox, Sermões pastorais, pág. 79).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 25 de fevereiro de 2009

  

Vide também:

Tentado pelo diabo

Esteve no deserto quarenta dias

Os anjos o serviam

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Tentado por Satanás”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/ouvi/ouvi_015.asp

 

Página Inicial Ouvi a palavra do Senhor