Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Segunda palestra

 

 

FORTALEZA

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

(resumo)

 

I PONTO

 

O QUE É A FORTALEZA?

 

O Catecismo da Igreja Católica diz: “A fortaleza é a virtude moral que dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na  procura do bem. Ela firma a resolução de resistir às tentações e superar os obstáculos na vida moral. A virtude da fortaleza nos torna capazes de vencer o medo, inclusive da morte, de suportar a provação e as perseguições. Dispõe a pessoa a aceitar até a renúncia e o sacrifício de sua vida para defender uma causa justa” (n.º 1808).

 

II PONTO

 

MARCAR METAS NÃO BASTA

 

Marcar metas não basta. É preciso lutar. É forte não aquele que não experimenta fraquezas – todos nós as sentimos -, mas aquele que luta por superá-las; é corajoso não aquele que não sente medo – ninguém é um super-homem –, mas aquele que luta por ultrapassar a covardia.

Deus nunca nos pede o impossível; pede, sim, que façamos o possível para que depois Ele nos ajude a conseguir o que parece impossível. Temos que colaborar com todas as nossas forças; Deus nunca recompensa a apatia e a preguiça. Sem luta, não se consegue nada: “O cristão nasceu para a luta, e quanto mais encarniçada se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória com o auxílio de Deus” (Leão XIII).

Para atingirmos qualquer meta humana ou espiritual, temos que lutar com garra.

O cristão tem que se esforçar mais do que o atleta comum, porque este busca uma coroa perecível, e o cristão a eterna (Dom Rafael Llano Cifuentes).

 

III PONTO

 

TODOS OS DIAS TEMOS NECESSIDADE DA FORTALEZA

 

A virtude sobrenatural da fortaleza, a ajuda específica do Senhor, é imprescindível ao cristão para que possa vencer os obstáculos que se apresentam diariamente na sua luta interior por amar cada dia mais a Deus e cumprir os seus deveres.

O exemplo dos santos incita-nos a crescer mais e mais na fidelidade a Deus no meio das nossas obrigações, amando o Senhor tanto mais quanto maiores forem a dificuldades que experimentemos, sem deixar que aumente o desânimo ante a ausência de progresso nas metas de melhora pessoal.

A virtude da fortaleza, aperfeiçoada pelo dom do Espírito Santo, não suprime a fraqueza própria da natureza humana, o temor ao perigo, o medo, à dor, à fadiga, mas permite superá-los graças ao amor. Precisamente porque ama, o cristão é capaz de enfrentar os maiores riscos, ainda que a sua sensibilidade manifeste em ir para frente, não só no começo, mas também ao longo de todo o tempo da prova ou enquanto não tiver alcançado aquilo que ama.

O que o Senhor espera de nós é o heroísmo nas pequenas coisas, no cumprimento diário dos nossos deveres. Todos os dias temos necessidade do dom da fortaleza, porque todos os dias temos necessidade de praticar esta virtude para vencer os caprichos pessoais, o egoísmo e a comodidade. Por outro lado, devemos ser firmes num ambiente que muitas vezes se mostrará contrário à doutrina de Jesus Cristo, a fim de vencermos os respeitos humanos e darmos um testemunho simples, mas eloquente do Senhor, como fizeram os Apóstolos (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

 

 

 

 

Ver outros retiros