TEMPO PASCAL

(São Pio X, Catecismo Maior, Instrução - Parte I, cap. VIII)

 

1. Qual o mistério que se celebra na festa de Páscoa?

Na festa de Páscoa celebra-se o mistério da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, isto é, a nova união da sua santíssima alma ao corpo, do qual fora separada pela morte, e a sua nova vida gloriosa e imortal.

 

2. Por que a Igreja celebra a festa da Páscoa com tanta solenidade e alegria, e a continua por toda a oitava?

A Igreja celebra a festa da Páscoa com tanta solenidade, e a continua por toda a oitava, por causa da excelência do mistério, que foi o complemento da nossa redenção, e é o fundamento da nossa Religião.

 

3. Jesus Cristo remiu-nos com a sua morte; como é, pois, que a sua Ressurreição é o complemento da nossa redenção?

Jesus Cristo, por sua morte, libertou-nos do pecado e reconciliou-nos com Deus; e por sua Ressurreição abriu-nos a entrada para a vida eterna.

 

4. Por que se diz que a Ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da nossa Religião?

Diz-se que a Ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da nossa Religião, porque nos foi apresentada pelo próprio Jesus Cristo, como prova principal da sua divindade e da verdade da nossa Fé.

 

5. De onde proveio o nome de Páscoa que se dá à festa da Ressurreição de Jesus Cristo?

O nome de Páscoa dado à festa da Ressurreição de Jesus Cristo proveio de uma das festas mais solenes da Antiga Lei, instituída como lembrança da passagem do Anjo exterminador dos primogênitos dos egípcios e da milagrosa libertação do povo de Deus da escravidão do Faraó, rei do Egito, figura da nossa libertação da escravidão do demônio. Os judeus celebravam esta festa com muitas cerimônias, mas, sobretudo sacrificando e comendo um cordeiro; e agora nós a celebramos, sobretudo, recebendo o verdadeiro Cordeiro imolado pelos nossos pecados.

 

6. Que quer dizer a palavra Páscoa?

Páscoa quer dizer passagem; e significava na Antiga Lei a passagem do Anjo que, para obrigar o Faraó a deixar sair em liberdade o povo de Deus, matou os primogênitos dos egípcios, e poupou as casas dos judeus, assinaladas com o sangue do cordeiro sacrificado no dia anterior, deixando-as isentas de semelhante flagelo; na Nova Lei diz-nos que Jesus Cristo passou da morte à vida, e que, pelo seu triunfo sobre o demônio, nos transferiu da morte do pecado para a vida da graça.

 

7. Que devemos fazer para celebrar dignamente a festa da Páscoa?

Para celebrar dignamente a festa da Páscoa devemos fazer duas coisas: 1ª Adorar com santa alegria e vivo reconhecimento a Jesus Cristo ressuscitado; 2ª Ressuscitar espiritualmente com Ele.

 

8. Que quer dizer ressuscitar espiritualmente com Jesus Cristo?

Ressuscitar espiritualmente com Jesus Cristo quer dizer que, assim como Jesus Cristo, por meio da sua Ressurreição, começou uma vida nova, imortal e celeste, assim também nós devemos começar uma vida nova, toda espiritual, renunciando inteiramente e para sempre ao pecado, e a tudo o que nos leva ao pecado; amando só a Deus, e tudo o que conduz a Deus.

 

9. Que quer dizer a palavra Aleluia, que se repete tantas vezes neste santo dia e em todo o tempo pascal?

A palavra Aleluia quer dizer: louvai a Deus, e era o grito festivo do povo hebreu; por isso a Igreja o repete muitas vezes em tempo de tanta alegria.

 

Católico, não existe Páscoa para aquele que está em pecado mortal. Faça uma sincera confissão, auricular, para ressuscitar com Cristo.

Quem passa a Páscoa em pecado mortal permanece na ESCURIDÃO do TÚMULO, isto é, não ressuscita espiritualmente.

 

Vide também:

Comentários sobre a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

Meditações sobre a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

LIVRETE: Jesus Cristo: o "louco" de amor

LIVRETE: O fascinante olhar de Jesus Cristo

LIVRETE: Confiar sempre em Deus

LIVRETE: Apaixonar-se por Deus!

LIVRETE: Enamorar-se de Deus

COLEÇÃO: "Ouvi a Palavra do Senhor" (Is 66,5) - "...ainda estava escuro..."