Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Nº 4 —

 

O SANTO ROSÁRIO

 

É preciso recitar o terço com devoção, sem esquecer o que a Santíssima Virgem disse a Santa Eulália: cinco dezenas, disse-lhe a Senhora, recitadas com pausa e devoção, me são mais agradáveis do que quinze, ditas às pressas e com menor devoção (Santo Afonso Maria de Ligório).

A Santíssima Virgem fica muito feliz com o Santo Terço rezado com atenção, devoção e respeito, e é bom recitá-lo de joelhos, diante de uma imagem da Virgem (Santo Afonso Maria de Ligório), para prender melhor a nossa atenção.

Muitos reclamam que o Santo Terço é uma oração cansativa e repetitiva, é claro que sim, mas somente para aqueles que o rezam sem atenção, devoção e respeito, isto é, uma “oração” papagaiada. Para o verdadeiro devoto a oração do Santo Terço é uma doçura: Na oração do Santo Terço, cada Ave-Maria que eu rezo, sinto uma alegria diferente (Santa Gema Galgani).

Além de Santa Gema Galgani, veja quantos elogios ao Santo Terço, começando do Papa João Paulo II.

O Rosário é a minha devoção predileta! (Papa João Paulo II).

No Rosário tenho encontrado os atrativos mais suaves, mais eficazes e mais poderosos para me unir com Deus! (Santa Teresa de Jesus).

Rezarei o meu rosário enquanto tiver alento, e quando os lábios já não puderem pronunciá-lo, então o coração rezará (São Paulo da Cruz).

O Rosário é um dos mais valiosos tesouros (São João Berchmans).

Todas as minhas obras e trabalhos têm como base duas coisas: A Missa e o Rosário (São João Bosco).

O Santo Rosário é uma oração poderosíssima. São Domingos propagou o Rosário, consagrando-o como arma clássica da Virgem! É a arma vencedora contra as heresias, como foi a dos albigenses no sul da França, no século XIII!

No século XVI, os turcos, juraram exterminar o cristianismo da face da terra. E o Papa São Pio V empunhou a espada do Rosário. A vitória de Lepanto, contra os turcos, foi perenizada pelo mesmo Papa do Rosário.

Você também poderá mudar a sua vida, da sua família, do bairro onde você mora ou a cidade, usando com perseverança “a metralhadora da Virgem Maria”, que é o Santo Rosário (Pe. Maurício Meschler, S. J.).

Palavras comovem, exemplos arrastam! Os Santos não só rezaram labialmente o Rosário, mas viveram-no realmente... O Rosário foi canonizado com os Santos! (Pe. Afonso da Santa Cruz).

 

Pe. Divino Antônio Lopes, FP.

Anápolis, 27 de novembro de 1996

 

 

 

Outros números da coleção

 nº 1nº 2nº 3 — nº 4 — nº 5nº 6nº 7nº 8nº 9nº 10