Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Nº 7 —

 

JESUS CRISTO: O MELHOR AMIGO

 

“Já não vos chamo de servos… mas eu vos chamo amigos” (Jo 15, 15).

 

Jesus Amigo, quanta alegria e segurança sentimos em termos um Amigo tão poderoso, fiel e protetor! Quando o Senhor está presente tudo é suave e nada há que pareça difícil; quando, porém, está ausente, tudo se torna penoso.

O Filho de Deus, Jesus Cristo, é o nosso melhor Amigo… o Filho de Deus é Pessoa Divina, própria e indivídua… é igual ao Pai e ao Espírito Santo na natureza divina… Antes de se encarnar no seio de Maria Virgem, o nosso melhor amigo, o Filho de Deus, era Puríssimo Espírito… Antes de se encarnar, não existia Jesus Cristo, como Homem-Deus, mas só existia o Filho de Deus, Puríssimo Espírito. Jesus Cristo, Homem e Deus, unidos na mesma Pessoa Divina, começou a existir no seio de Maria Santíssima, a Bela Ovelhinha, pela ação do Espírito Santo. No seio da Virgem Maria, a Pessoa do Filho de Deus assumiu a carne humana e se tornou Jesus Cristo, totalmente Deus e totalmente Homem. Mas a Pessoa de Jesus Cristo ficou exclusivamente Pessoa Divina. De modo tal que, todas as ações de Jesus Cristo, todos os milagres, todas as ofensas, todas as dores e sofrimentos… eram atribuídas exclusivamente à única Pessoa de Jesus Cristo, que era Pessoa Divina.

Jesus, o Senhor é o nosso melhor Amigo… nosso único amor… o divino Esposo da nossa alma… nosso soberano… nosso poderoso Mestre… nosso divino Mestre… nosso soberano sacrificador… o único bem da nossa alma… o médico e o remédio de nossa pobre alma… nossa alegria e consolação.

Querido Amigo, infeliz da alma que vive longe do seu amor! A alma que não te possui vive coberta com as trevas do pecado, de sentimentos vergonhosos e de completa ignomínia. Infeliz da alma que despreza a sua proteção que afugenta nela as feras espirituais da maldade! Pobre da alma que não possui o Senhor, verdadeiro piloto; porque, lançada na escuridão do mar impiedoso e sacudida pelas ondas das paixões, jogada pelos maus espíritos como em tempestade de inverno, encontrará afinal a morte.

Infeliz da alma se lhe falta o Senhor, o melhor Amigo, que a cultive com diligência para que possa germinar os bons frutos do Espírito! Deserta e coberta de espinhos e de abrolhos, terminará por encontrar, em vez de frutos, a queimada. Infeliz da alma, se o Amigo Eterno, o Cristo, nela não habitar! Abandonada, encher-se-á com o mau cheiro das paixões e virará moradia dos vícios.

Jesus Cristo, o Senhor é o melhor Amigo… Amigo confidente, fiel e dedicado. Só no Senhor podemos encontrar esses predicados… feliz da pessoa que entrou na sua doce amizade.

Quem escolheu o Senhor por Amigo, pôs-se à sombra de boa árvore… árvore frondosa e sombreada; pois, no Senhor, terá um escudo que a toda hora do dia e da noite o estará protegendo contra os assaltos de seus inimigos.  No Senhor, o melhor Amigo, terá um braço forte que pelejará por ele e lhe dará a vitória na tentação.

Quem entrou na sua amizade pôs-se no caminho da salvação, porque ser seu amigo é ser amigo de Deus, do bem e da virtude.

Para ser seu amigo é necessário ser inimigo do mundo, do demônio e do pecado… a sua amizade é exigente… exige mudança de vida… mudança total.

A amizade com o nosso melhor Amigo é salutar. O nosso coração é às vezes sacudido por ondas de tão grande amargura que não há palavras de amigos que as abrandem, ainda que sejam dos mais confidentes. Nestes apertos do coração, neste abandono dos homens, neste pensar sem conforto… quem nos pode consolar é só o Senhor!

Somente o Senhor, nosso melhor Amigo, pode amansar essas ondas agitadas que tentam naufragar o barquinho da nossa vida… só o Senhor pode arrancar-nos do abismo da desesperação e levar-nos ao porto da esperança e da paz. Só o nosso melhor Amigo conhece as palavras que têm a doce magia de serenar as tormentas da alma e desdobrar o coração que se contorce no auge do desânimo. Só o Senhor conhece o segredo de mudar as noites de tristeza em dias de alegria e de fazer raiar nas trevas do desespero a luz suavíssima da esperança.

Jesus Amável, a sua amizade é doce. Suas palavras, ainda que lidas no Evangelho, têm um não sei quê de doçura que não se encontra em outras.

A sua doutrina é doutrina fundada toda no amor. O primeiro e último preceito da sua moral é o amor de Deus, o amor do próximo e o amor dos inimigos.

A sua lei é doce. O Senhor mesmo disse: O meu jugo é suave e a minha carga é leve (Mt 11, 30).

No Senhor, tudo é bondade, doçura e amor: Estar com Jesus é um doce paraíso e estar sem Jesus é um terrível inferno; quem encontra Jesus, achou um tesouro de muito valor; quem perde a Jesus, perde mais que o mundo inteiro.

Bondoso Amigo, a vida na tua amizade é mais suave, porque o Senhor se encarrega de levar parte da nossa cruz, ou de diminuir o seu peso com as suas consolações, ou de nos fortalecer com sua graça.

A sua amizade é sincera… é desinteressada. O Senhor fez-se nosso amigo mais para dar do que para receber. Não buscou a nossa amizade por ter dela necessidade para aumentar sua glória, mas para nos dar uma garantia da nossa bem-aventurança.

Aquele que permanece unido ao Senhor não se perturba nem se inquieta, porque vive unido ao imutável… cuja luz sempre resplandece sobre seus amigos fiéis. É preciso morrer Contigo, ou seja, morrer a tudo para só viver do Senhor, o melhor Amigo.

Como é belo e seguro saber que o Senhor está sempre vivo em nós, sempre operante em nossa alma imortal e espiritual.

O Senhor é um Amigo sincero em que não há fingimento nem falsidade. Como prova de que a sua amizade lhe vem do fundo do Coração, basta o Sacrário e a Cruz. Estes dois objetos são os dois pregões que melhor falam da sincera amizade que o Senhor tem ao homem.

No Sacrário está como nosso Companheiro neste exílio, pronto para nos servir e consolar nesta vida e acompanhar-nos na jornada da eternidade!

Na Cruz abriu-nos um livro onde escreveu com os caracteres do seu precioso Sangue o melhor tratado do seu infinito amor aos homens.

Jesus, nosso Amigo… Amigo de todos! Não despreza ninguém; a todos abre a entrada do seu Coração. Estende a sua santíssima mão a todos.

O Senhor é o melhor Amigo e o mais necessário, porque quem não O tem por Amigo tem-no por inimigo… e ter o Senhor por inimigo é estar excluído do céu.

O Senhor ou é amado, ou é odiado. Quem não O ama, odeia-O. Tem-Lhe ódio quem peca. Tem-lhe amor quem O quer servir observando a sua lei.

Se quisermos nos salvar temos que aceitar a sua amizade… a amizade do nosso melhor Amigo. E para ser seu amigo o que é preciso? Somente duas coisas: estar em sua graça e cumprir a sua vontade. E para viver na sua graça é necessário odiar o pecado, o demônio e o mundo.

Querido Senhor, para ser seu amigo é necessário ser inimigo de si próprio, dos prazeres, da vaidade e de tudo o que não está em consonância com a doutrina do Evangelho. Para ser seu amigo é necessário ser amigo da virtude, do sacrifício, da oração, das humilhações e da cruz.

Enquanto conservarmo-nos na sua amizade teremos o céu aberto, porque o Senhor não quer a perdição dos seus amigos!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 25 de julho de 2013

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Santo Atanásio, Sobre a Encarnação do Verbo

Bem-aventurada Elisabete da Trindade, Obras Completas

Santa Margarida Maria Alacoque, Doutrina e Espiritualidade

São Macário, Escritos

Tomás de Kempis, Imitação de Cristo

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz

 

 

 

Outros números da coleção

 nº 1nº 2nº 3nº 4nº 5nº 6 — nº 7 — nº 8nº 9nº 10