Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Nº 6 —

 

JESUS CRISTO: MEU AMOR

 

“Deus clemente e compassivo, meu amor” (Sl 58, 18).

 

Jesus querido, é possível encontrar o verdadeiro amor longe do seu Coração? Não! Somente no seu doce Coração a minha alma, imortal e espiritual, encontra o amor que a satisfaz.

Jesus, meu tesouro e meu amor, porque hei de mendigar o amor das criaturas, sendo que o seu amor me basta? O seu amor entra e preenche o meu coração de todo o afeto às criaturas… de que adiantam as riquezas, as honras e os bens deste mundo? O Senhor é o meu tudo e todo o meu bem… somente o Senhor merece o meu amor.

Senhor, bondade infinita, arranque do meu coração tudo aquilo que atrapalha a nossa união. Fora do Senhor só existe fealdade… no seu Coração encontro toda Beleza, toda Bondade e toda Perfeição.

Amado Jesus, eu ainda não O amava e o Senhor já me tinha amor… amor verdadeiro, sem interesse, amor puro… o seu Santíssimo Coração aguardava o despertar do meu pobre coração para o mo dar.

Por que hei de voltar as costas para o Senhor? Não quero ser infeliz! Não posso abandonar o meu Senhor para buscar apoio nas frágeis criaturas.

Bondoso Amigo, o Senhor amou-me desde toda a eternidade, pois desde sempre eu estava presente aos seus Olhos. Via-me, amava-me e preparou-me os seus dons e as suas graças… Por que hei de abandoná-Lo? Será que encontrarei nas criaturas tão grande amor?

Peço-Lhe perdão por amar-Te tão pouco! O Senhor escolheu-me um lugar e ergueu-me um trono no céu. Existo, portanto, eternamente no seu amor? Existo. E eu, com tantos anos de existência, não O sei ainda amar… o Senhor ama-me pessoalmente, como se só a mim tivesse de amar no mundo. Ama-me com amor de ternura, como o homem não saberia amar, ama-me com amor generoso de que o homem é incapaz.

Quero amá-Lo… amá-Lo… amá-Lo até morrer de amor pelo Senhor; porque não há, no seu caminho, meio-termo: é mister amá-Lo ou odiá-Lo.

Querido Jesus, quero amá-Lo sem reserva… com todas as minhas forças, todo o coração e inteligência. Se o Senhor a cada instante se dá a mim com amor infinito, não cabe a mim, criatura miserável, dar-Lhe com todo o meu ser, de modo que todas as minhas ações sejam dirigidas ao Senhor com toda a intensidade de amor de que sou capaz?

Senhor, como posso deixar de amá-Lo? Como posso voltar as costas para um Deus que me ama com amor infinito? Quem como o Senhor poderá me amar? Ninguém nesse mundo… nem mesmo os meus familiares. O seu amor não é limitado, mas sim, infinito… desinteressado… se te possuo, nada mais me atrai na terra, porque o Senhor basta… o seu amor basta.

Infeliz da pessoa que perde tempo em procurar na terra o verdadeiro amor… somente no Senhor é possível encontrá-lo.

O Senhor, digno de ser amado infinitamente, desceu do céu para se dar todo a mim. Não seria loucura desprezá-Lo para me apoiar nas criaturas falsas e limitadas? Não seria grande estupidez desprezar a Luz para seguir as trevas?

Sede, Jesus Cristo, o único Senhor do meu coração… o único Senhor da minha alma; não deixe que as criaturas atrapalhem a nossa união.

Não quero outro amor fora do Senhor. Amo-te, meu Jesus, amo-te com toda a minha alma, amo-te mais do que a mim mesmo, verdadeiro e único amigo da minha alma, porque longe do Senhor, não vejo ninguém que quisesse sacrificar a vida por mim.

Como é belo e grande amar o Senhor que morreu na cruz para salvar-me. É a única coisa que tenho para fazer nesse mundo passageiro. Tudo o que fizer afora isto é tempo perdido.

Quero consumir-me por Nosso Senhor Jesus Cristo. Não posso amar a Jesus sem testemunhar esse meu amor com as boas obras. Quem ama não consegue ficar parado.

Devo amá-Lo com todo o meu coração. Amar o Senhor com todo o meu coração é amar somente a Ele, é torná-Lo presente em tudo aquilo que amo. Amar a Jesus Cristo é não amar nada acima d’Ele, nada que compartilhe com Ele o meu coração.

Meu Jesus, de hoje em diante quero viver só para o Senhor, não quero amar senão ao Senhor, nem buscar coisa senão cumprir a sua vontade divina.

Jesus Cristo, meu amor, assisti-me com vossa graça, ajudai-me…

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 16 de abril de 2013

 

 

Bibliografia

 

Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo

Santa Teresa dos Andes, Escritos

São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia

São João Maria Vianney, Sermões

 

 

 

Outros números da coleção

 nº 1nº 2nº 3nº 4nº 5 — nº 6 — nº 7nº 8nº 9nº 10