Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Primeira palestra / Primera conferencia

 

 

A CRUZ

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

O que é a cruz? É tudo que nos contraria ou torna a vida difícil. São as dores do corpo e agonia da alma... perda da fortuna, estragos do tempo, prejuízos do inimigo... tudo, enfim, que nos aflige, tudo que nos arranca lágrimas e angustia o coração.

Chorando entramos neste mundo e chorando havemos de sair dele! Disse Jesus Cristo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

Ele não disse “arraste” a cruz, mas “tome a sua cruz”.

Dores e trabalhos sãos os companheiros que primeiro encontramos ao entrar no grande cenário da vida!

Levando aos ombros a nossa cruz, todos caminhamos como Isaac para o monte do sacrifício... como Jesus para o Calvário! “Nem ainda Jesus Cristo Nosso Senhor esteve, enquanto viveu, uma hora sem padecer” (Tomás de Kempis).

A cruz é custosa e às vezes parece insuportável para os nossos ombros; porém, se Deus colocou a cruz sobre os nossos ombros, dá-nos um sinal de que nos estima e de que não nos faltará com a sua graça para a levarmos.

A cruz é pesada, mas que importa? Depressa nos aliviará Deus de seu peso e em troca dela nos dará o descanso eterno... o céu... a felicidade eterna: “Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá se revelar em nós” (Rm 8, 18).

Devemos nos alegrar com o sofrimento! Estamos no caminho do bem, vivemos a vida de Cristo... percorremos o caminho da salvação. É por esse caminho que andam os discípulos de Jesus Cristo. Ânimo! Suportemos com paciência e alegria o peso da cruz e seremos coroados.

Não olhemos para a cruz que Deus nos envia como para uma infelicidade... uma desgraça. Devemos ver nela uma prova de que Deus nos ama, pois: “... o Senhor açoita os que dele se aproximam” (Jt 8, 27).

A cruz é um bem para o corpo e para a alma. As dores que atormentam o corpo são freios que lhe moderam os apetites e reprimam as paixões.

As dores do corpo fazem crescer na alma as virtudes. É na cruz que a paciência se adquire e aperfeiçoa.

A cruz ergue a nossa esperança para os bens do céu, aviva a fé nas divinas promessas e inflama o coração no amor de Jesus Cristo.

A cruz é uma fonte de merecimentos que Deus nos há de premiar.

A cruz limpa a nossa alma do pó das imperfeições, desapega-a dos bens da terra e obriga-a a refugiar-se nas chagas de Cristo e a buscar nos braços da divina misericórdia a consolação de seus males.

Na cruz dá-nos Deus uma garantia da futura glória: “Vós chorareis, o mundo, porém, alegrar-se-á; vós vos entristecereis, mas a vossa tristeza há de ser convertida em alegria” (Jo 16,20).

Se sofremos... se vivemos no meio das provações e dificuldades, não digamos que Deus nos abandonou. Pelo contrário; agora O temos mais perto. É a sua mão paterna que descansa sobre nossa cabeça para premiar a nossa paciência com uma coroa de felicidade.

O católico deve percorrer o caminho da cruz; pois, ser católico é ser discípulo de Cristo, e o nosso Cristo é, como diz São Paulo, Cristo crucificado.

Cristo crucificado, para nos lembrar que também na cruz hão de ter parte os seus discípulos.

Cristo crucificado, para que em nossas tribulações tenhamos onde por os olhos para as suportar com resignação (paciência nas tribulações).

Jesus entrou neste mundo rodeado de cruzes, subiu ao céu com os sinais que a cruz deixou em seus pés, mãos e lado, e com a cruz há de vir a julgar o mundo. Ao vê-la cobrir-se-ão de vergonha os que na terra não souberam levá-la resignados (paciência nas tribulações).

A cruz ensina a ver no pecado o maior mal que trouxe ao mundo todas as misérias.

Ensina que não é na terra, mas no céu que nos está reservado a verdadeira felicidade.

Ensina que neste mundo tudo é transitório; que o tempo é de provas, que a terra é um desterro e que alegrias só as pode haver temperadas com muitas lágrimas.

Ensina que só em Deus devemos colocar nossa esperança e n’Ele procurar o único remédio para nossa dor.

Desenganemo-nos! Os trabalhos, as dores, as cruzes, hão de nos acompanhar toda a vida! Com eles nos defrontaremos sempre, ainda que andemos por caminhos atapetados de rosas. O rico sente-se cercado por sérios temores e cuidados ao passar revista aos seus tesouros. Não é sem temores e cuidados que os reis e grandes do mundo se sentam à mesa de seus festins. Debaixo das coroas reais se ocultam os espinhos e pela mesa dos felizes do mundo vai passando, de mão em mão, o cálice das inquietações e dos desgostos! “Querer se salvar longe da cruz é pura ilusão” (Santa Margarida Maria Alacoque).

Felizes dos que sofrem! Na cruz encontram a expiação de suas culpas. O sofrimento, que neste mundo suportam, poupa-lhes, no purgatório, outros mais cruéis.

Não olhemos, pois, para a cruz, com desprazer e impaciência.

 

 

 

 

 

 

 

 

LA CRUZ

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

¿Qué es la cruz? Es todo lo que nos resiste a un deseo y nos vuelve la vida difícil. Son los dolores del cuerpo y la agonia del alma... pérdida de la fortuna, daño del tiempo, aprensión del enemigo... todo, en fin, que nos aflije, todo que nos arranca lágrimas y angustia el corazón.

Llorando entramos en este mundo y llorando habremos de salir de él. Dijo Jesúscristo: “Si alguien quiere venir después de m, niéguese a sií mismo, tome su cruz y sígame” (Mt. 16,24).

Él no dijo “arrastre” la cruz, mas “tome su cruz”.

¡Dolores y trabajos son los compañeros que primero encontramos al entrar en el grande escenario de la vida!

Llevando en los hombros nuestra cruz todos caminamos como Isaac para el monte del sacrificio... ¡como Jesús para el Calvario! “En cuanto vivió, ni Nuestro Señor Jesúscristo estuvo ni hora sin padecer” (Tomás de Kempis).

La cruz es costosa y a veces parece insoportable para nuestros hombros; pero, si Dios colocó la cruz sobre nuestros hombros, nos da una señal de que nos estima y de que no nos faltará con su gracia para llevarla.

La cruz es pesada, mas, ¿qué importa? Rápidamente Dios nos aliviará de su peso y a cambio de ella, nos dará el descanso etero... el cielo... la felicidad eterna: “Los sufrimientos del tiempo presente no  tienen proporción con la gloria que no deberá ser revelada” (Rm 8, 18).

¡Nos debemos alegrar con el sufrimiento! Estamos en el camino del bien, vivimos la vida de Cristo... recorremos el camino de la salvación. Y por ese camino que andan los dicípulos de Jesucristo. ¡Ánimo! Soportemos con paciencia y alegria el peso de la cruz y seremos coronados.

No miremos para la cruz que Dios nos envia como para una infelicidad... una desgracia. Debemos ver en ella una prueba de que Dios nos ama, pues “... el Señor azota a los que se aproximan a Él” (Jt 8, 27).

La cruz es un bien para el cuerpo y para el alma. Los dolores que atormentan el cuerpo son frenos que le moderan los apetitos y reprimen las pasiones

Los dolores del cuerpo hacen crecer en el alma las virtudes. Es en la cruz que la paciencia se adquiere y perfecciona.

La cruz ergue nuestra esperanza para los bienes del cielo, aviva la fe en las divinas promesas e inflama el corazón en el amor de JesúsCristo.

La cruz es una fuente de merecimientos con que Dios nos va ha premiar

La cruz limpia nuestra alma del polvo de las imperfecciones, la desapega de los bienes de la tierra y la obliga a refugiarse en las llagas de Cristo y a buscar en los brazos de la divina misericórdia y consolación de sus males.

En la cruz Dios nos da una garantia de la gloria futura: “Vosotros lloráis el mundo, mas se alengraran; vosotros os entristeceis, mas vuestra tristeza va a ser convertida en alegria” (Jo 16,20).

Si sufrimos... si vivimos en medio de las pruebas y dificultades, no digamos que

Dios nos abandonó. Por el contrario, ahora Lo tenemos más cerca. Es su mano paterna que descansa sobre nuestra cabeza para premiar nuetra paciencia con una corona de felicidad.

El católico debe recorrer el camino de la cruz, pues, ser católico es ser dicípulo de Cristo, y Nuestro Cristo es, como dice San Pablo, Cristo crucificado.

Cristo crucificado, para que recordemos que también en la cruz tendrán parte sus dicípulos.

Cristo crucificado, para que en nuestras tribulaciones tengamos donde poner los ojos para soportarlas con resignación (paciencia en las tribulaciones).

Jesús entró en este mundo rodeado de cruces, subió al cielo con las señales que la cruz dejó en sus pies, manos y lado, y con la cruz va a venir a juzgar el mundo. Al verla se cubriran de verguenza aquéllos que en la tierra no supieron llevarla resignados. (paciencia en las tribulaciones).

La cruz enseña a ver en el pecado el mayor mal que trajo al mundo todas las miserias.

Enseña que no es en la tiera, mas en el cielo que nos está reservada la verdadera felicidad.

Enseña que en este mundo todo es transitório, que el tiempo es de pruebas, que la tierra es un destierro y que las alegrias sólo pueden ser regadas con muchas lágrimas.

Enseña que sólo en Dios debemos colocar nuestra esperanza y buscar en Él el único remedio para nuestro dolor.

¡Desilusionémosnos! ¡Los trabajos, los dolores, las cruces van ha acompañarnos toda la vida! Con ellos siempre nos enfrentaremos, mismo que andemos por caminos llenos de rosas. El rico se siente cercado por serios temores y cuidados al pasar revista por sus tesoros. No es sin temores y cuidados que los reyes y grandes del mundo se sientan a la mesa de sus festines. Debajo de las coronas reales se ocultan los espinos y por la mesa de los felices del mundo van pasando de mano en mano el caliz de las inquietaciones y de los disgustos! “Querer salvarse lejos de la cruz es pura ilusión” (Santa Margarida Maria Alacoque).

¡Felices de los que sufren! En la cruz encuentran la expiación de sus culpas. El sufrimiento, que en este mundo soportan, economizanles en el purgatorio otros mas crueles.

No miremos, pues, para la cruz, con desplacer e impaciencia.

 

 

 

 

 

Ver outros retiros