Português
VIVER COM FIDELIDADE O QUE APRENDEMOS,
ELIMINANDO DA NOSSA VIDA A HIPOCRISIA
OUTROS
ESCRITOS
(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)
1. “A
prática da palavra, o conhecimento da verdade, a conquista
da liberdade religiosa e a posse da vida eterna são as
etapas progressivas da vida cristã até a eternidade”
(Pe. Gabriel de Santa Maria
Madalena, Intimidade Divina, 87, 1).
2. “Devemos
perguntar-nos com frequência na nossa oração pessoal se os
nossos colegas de trabalho, os nossos familiares e amigos se
vêem levados a glorificar a Deus quando presenciam as nossas
ações, porque vêem nelas a luz de Cristo”
(Pe. Francisco Fernández
Carvajal, Falar com Deus, Vol. 3, 34, 2).
3. “Recordemo-lo
bem todos nós: não se pode anunciar o Evangelho de Jesus sem
o testemunho concreto da vida. Quem nos ouve e vê, deve
poder ler nas nossas ações aquilo que ouve da nossa boca, e
dar glória a Deus! Pregar com a vida: o testemunho. A
incoerência dos fiéis e dos Pastores entre aquilo que dizem
e o que fazem, entre a palavra e a maneira de viver mina a
credibilidade da Igreja”
(Homilia do Papa Francisco, 14 de abril de 2013).
4. “E
esta Boa Nova há de ser proclamada, antes de mais, pelo
testemunho. Suponhamos um cristão ou punhado de cristãos
que, no seio da comunidade humana em que vivem, manifestam a
sua capacidade de compreensão e de acolhimento, a sua
comunhão de vida... com os demais, a sua solidariedade nos
esforços de todos para tudo aquilo que é nobre e bom... Por
força deste testemunho sem palavras, estes cristãos fazem
aflorar no coração daqueles que os vêem viver, perguntas
indeclináveis: Por que é que eles são assim? Por que é que
eles vivem daquela maneira? Pois bem: semelhante testemunho
constitui já proclamação silenciosa, mas muito valiosa e
eficaz da Boa Nova...Todos os cristãos são chamados a dar
este testemunho e podem ser, sob este aspecto, verdadeiros
evangelizadores” (Papa Paulo VI, Evangelii Nuntiandi,
21).
5. “Não
basta para nos salvarmos o sermos de qualquer maneira
membros da Igreja Católica, mas é preciso que sejamos seus
membros vivos” (São Pio X, Catecismo Maior, 165).
6. “Quem,
sendo muito embora membro da Igreja Católica, não pusesse em
prática os seus ensinamentos, este seria membro morto, e,
portanto, não se salvaria, porque para a salvação de um
adulto requerem-se não só o Batismo e a fé, mas também as
obras conformes à fé” (São Pio X, Catecismo Maior,
171).
7. “Não
se salva, contudo, embora incorporado à Igreja, aquele que,
não perseverando na caridade, permanece no seio da Igreja
‘com o corpo’, mas não ‘com o coração’. Lembrem-se todos os
filhos da Igreja que a condição sem igual em que estão se
deve não a seus próprios méritos, mas a uma peculiar graça
de Cristo. Se a ela não corresponderem por pensamentos,
palavras e obras, longe de se salvarem, serão julgados com
maior severidade” (Lumen Gentium, 14).
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Espanhol
VIVIR CON FIDELIDAD
LO QUE APRENDEMOS, ELIMINANDO DE NUESTRA VIDA LA
HIPOCRESÍA
OTROS ESCRITOS
(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)
1. “La práctica de la
palabra, el conocimiento de la verdad, la conquista de
la libertad religiosa y la posesión de la vida eterna
son los pasos progresivos de la vida cristiana hasta la
eternidad” (Padre Gabriel de Santa María
Magdalena, La intimidad divina, 87, 1).
2. “Debemos
preguntarnos a menudo en nuestra oración personal, si
nuestros compañeros de trabajo, nuestros familiares y
amigos se encuentran impulsados a glorificar a Dios
cuando ven nuestras acciones, porque ven en ellos la Luz
de Cristo” (Padre Francisco Fernández Carvajal,
Hablar con Dios, Vol. 3,34, 2).
3. “Recordamos bien
todos nosotros: no se puede anunciar el Evangelio de
Jesús sin un testimonio concreto de vida. Quien nos oye
y ve, debe poder leer en nuestras acciones aquello que
oye de nuestra boca, y dar gloria a Dios! Esto me trae a
la mente un consejo que San Francisco de Asís dio a sus
hermanos: Predicar el Evangelio; si es necesario,
incluso con las palabras. Predicar con la vida: el
testimonio. La inconsistencia de los fieles y pastores
entre lo que dicen y lo que hacen, entre la palabra y la
forma de vida acaba con la credibilidad de la Iglesia”
(Homilía del Santo Padre Francisco, 14 de abril
2013).
4. “Y esta buena
noticia debe ser proclamada, sobre todo, por el
testimonio. Supongamos un cristiano o un grupo de
cristianos que, en la seno de la comunidad humana en que
viven, manifiestan su capacidad de comprensión y
aceptación, su comunión de vida... con los demás, su
solidaridad en los esfuerzos de todo aquello que es
noble y bueno. Por fuerza de este testimonio sin
palabras, estos cristianos hacen florecer en el corazón
de aquellos que los ven como viven, preguntas
indeclináveis: ¿Por qué es que son ellos así? ¿Por qué
viven de aquella manera? Bueno: similares testimonios
constituyen una proclamación silenciosa, mas muy valiosa
y eficaz de Buenas Nuevas... Todos los cristianos están
llamados a dar este testimonio y pueden ser, en este
sentido, verdaderos evangelizadores. Y aquí pensamos de
modo especial en la responsabilidad que se origina para
los migrantes en los países que los reciben”
(Pablo VI, Evangelii Nuntiandi, 21).
5. “No es suficiente
para salvarnos o ser de cualquier forma miembros de la
Iglesia Católica, mas es necesario que seamos sus
miembros vivos” (San Pío X, Catecismo Mayor, 165).
6. “Quien, a pesar de
ser miembro de la Iglesia Católica, no pusiese en
practica sus enseñanzas, este miembro sería un miembro
muerto, y por tanto no se salvaría, porque para la
salvación de un adulto se requiere no sólo del bautismo
y la fe, sino también que las obras se ajusten a la Fe”
(San Pío X, Catecismo Mayor,171).
7. “No se salva, mismo
incorporado a la Iglesia, quien no persevera en la
caridad, permanece dentro de la Iglesia con el ‘cuerpo’,
pero no con ‘el corazón’. Recuerden todos los hijos de
la Iglesia, que la condición única en la que están, no
se debe a sus propios méritos, mas a una peculiar gracia
de Cristo. Si no están de acuerdo con los pensamientos,
palabras y obras, lejos de salvarse, serán juzgados con
mayor gravedad” (Lumen Gentium, 14).
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