Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Quarta palestra

 

 

FUNDADA PELO IMPERADOR CONSTANTINO?

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

(resumo)

 

MENTINDO e LUTANDO para rebaixar a Santa Igreja Católica Apostólica Romana numa SEITA fundada por um homem qualquer, os PROTESTANTES dizem que o Imperador Constantino foi o seu fundador.

De onde os PROTESTANTES MENTIROSOS e CALUNIADORES tiraram isso?

 

O Imperador Constantino e o Edito de Milão (ano 313)

 

Nos primeiros anos do século IV, os cristãos foram de novo perseguidos com furor. No ano de 303, com Galério à cabeça, o imperador Diocleciano decretou o fato que ficou conhecido como a “grande perseguição”, na tentativa de restaurar a unidade estatal, ameaçada, segundo ele, pelo constante crescimento do cristianismo.

Entre outras coisas ordenou que fossem demolidas todas as igrejas cristãs, queimadas as cópias da Bíblia, as autoridades eclesiásticas levadas à morte, todos os cristãos privados dos cargos públicos e os direitos civis... teriam que fazer sacrifícios aos deuses sob pena de morte, etc. Dada a ineficácia destas medidas para terminar com o cristianismo, Galério, por motivos de clemência e de oportunidade política promulgou no dia 30 de abril de 311 o decreto da indulgência, por meio do qual terminavam as perseguições anticristãs. Os cristãos passaram a ter reconhecimento legal e liberdade para celebrar reuniões e construir templos.

Entretanto, Constantino fora escolhido como Imperador no Ocidente. Após a derrota de Maxêncio no ano de 312, no mês de fevereiro do ano seguinte reuniu-se em Milão com o imperador do oriente, Licínio. Entre outros temas trataram sobre os cristãos e fizeram um acordo para publicar novas disposições a seu favor. O resultado deste encontro é o que conhecemos como “Edito de Milão”. É conhecido tudo o que ali foi acordado pelo edital publicado por Licínio para a zona oriental do Império. O texto fez-se conhecido por meio de uma carta escrita no ano de 313 aos governadores das províncias, que está recolhida nos escritos de Eusébio de Cesaréia (História Eclesiástica 10, 5) e Lactâncio (De mortibus persecutorum 48). Na primeira metade do edital, estabelece-se o princípio da liberdade de religião para todos os cidadãos e, consequentemente, reconhece-se explicitamente que também os cristãos gozam desta liberdade. O edito permitia praticar a própria religião não só aos cristãos, mas a todos os cultos. Na segunda metade fica estabelecido que seriam devolvidos aos cristãos seus antigos locais de reunião e de culto, assim como outras propriedades, que tinham sido confiscadas pelas autoridades romanas e vendidas a particulares na última perseguição.

Longe de atribuir ao cristianismo um posto proeminente, parece que o edito pretende conseguir a benevolência divina sem importar qual fosse o culto, dado o sincretismo que naquela época praticava Constantino, que apesar de favorecer a Igreja, durante um tempo continuou dando culto ao Sol Invicto. Graças a este edito, o paganismo deixou de ser a religião oficial do Império e o edito permitiu que os cristãos gozassem dos mesmos direitos que os demais cidadãos. A partir desse momento, a Igreja passou a ser uma religião lícita e foi reconhecida juridicamente pelo Império. Isso permitiu um rápido crescimento.

 

ESTABELECER o PRINCÍPIO da LIBERDADE RELIGIOSA NÃO é o mesmo que FUNDAR a IGREJA CATÓLICA.

 

O texto FEZ-SE conhecido por meio de uma carta escrita no ano de 313 aos governadores das províncias, que está recolhida nos escritos de Eusébio de Cesárea (História Eclesiástica 10, 5) e Lactâncio (De mortibus persecutorum 48).

É importante lembrar que Eusébio de Cesaréia e Lactâncio foram CATÓLICOS.

NÃO FOI NENHUM PROTESTANTE quem escreveu, porque ainda NÃO existiam esses mentirosos e caluniadores que trabalham e lutam para DISTORCER também a história.

Como eles dizem que o Imperador Constantino foi o “fundador” da Igreja Católica, se eles ainda não existiam? Começaram a existir só em 1517.

Se o Imperador Constantino foi o “fundador” da Igreja Católica; os papas de São Pedro até o Edito de Milão (313) governavam qual Igreja?

LISTA dos papas de São Pedro até o Edito de Milão.

 

Século I

N

Bispo

Nome do Bispo em latim

Nome de nascimento

Local de nascimento

Data de nascimento

Início do bispado

Fim do bispado

Tempo do bispado

Imagem

1

São Pedro

Petrus

Simão Ben-Jonas

Betsaida (Galileia)

10 a.C.

33

67

34 anos

2

São Lino

Linvs

Lino de Tuscia

Tuscia (Itália)

10 d.C.

67

76

9 anos

3

Santo Anacleto

Anacletus

Cletus de Roma

Roma

25 d.C.

76

88

12 anos

4

São Clemente I

Clemens

Clemens Romans

Roma

35 d.C.

88

97

9 anos

5

Santo Evaristo

Evaristus

Aristus Desposyni

Grécia

50 d.C.

97

105

8 anos

 

Século II

N

Bispo

Nome do Bispo em latim

Nome de nascimento

Local de nascimento

Data de nascimento

Início do bispado

Fim do bispado

Tempo do bispado

Imagem

6

Santo Alexandre I

Alexander

Aleksander de Roma

Roma

75 d.C.

105

115

10 anos

7

São Sisto I

Xystus

Elvidius Xystus

Roma

75 d.C.

115

125

10 anos

8

São Telésforo

Telesphorus

Telesphorus de Atenas

Atenas (Grécia)

95

125

136

11 anos

9

Santo Higino

Hyginus

Hyginus Desposyni

Atenas

90

136

140

4 anos

10

São Pio I

Pius

Pius Desposyni

Aquiléia (Itália)

100

140

155

15 anos

11

Santo Aniceto

Anicetus

Anicetus da Síria

Síria

110

155

166

11 anos

12

São Sotero

Soterius

Soterius de Fondi

Fende (Itália)

120

166

175

9 anos

13

Santo Eleutério

Eleutherius

Eleutherius do Épiro

Espero (Grécia)

130

175

189

14 anos

14

São Vítor I

Victor

Victor Africans

Tunísia

155

189

199

10 anos

15

São Zeferino

Zephyrinus

Zephyrinus de Roma

Roma

160

199

217

18 anos

 

Século III

N

Bispo

Nome do Bispo em latim

Nome de nascimento

Local de nascimento

Data de nascimento

Início do bispado

Fim do bispado

Tempo do bispado

Imagem

16

São Calixto I
ou Calisto I.

Callistus

 

Roma

165

217

222

5 anos

17

Santo Urbano I

Urbanus

 

Roma

175

222

230

8 anos

18

São Ponciano

Pontianus

 

Roma

175

21 de Julho de 230

28 de Setembro de 235

5 anos, 2 meses e 7 dias

19

Santo Antero

Anterus

 

Grécia

180

21 de Novembro de 235

3 de Janeiro de 236

1 mês e 13 dias

20

São Fabiano
ou São Fabião

Fabianus

 

Roma

200

10 de Janeiro de 236

20 de Janeiro de 250

14 anos e 10 dias

21

São Cornélio

Cornelius

 

Roma

200

março de 251

Junho de 253

2 anos e 3 meses

22

São Lúcio I

Lucius

 

Roma

205

25 de Junho de 253

5 de março de 254

8 meses e 8 dias

23

Santo Estêvão I

Stephanus

 

Roma

210

12 de maio de 254

2 de Agosto de 257

3 anos, 2 meses e 21 dias

24

São Sisto II

Xystus Secundus

Xystus

Atenas

215

30 de Agosto de 257

6 de Agosto de 258

11 meses e 7 dias

25

São Dionísio

Dionysius

 

Grécia

220

22 de Julho de 259

26 de Dezembro de 268

9 anos, 5 meses e 4 dias

26

São Félix I

Felix

 

Roma

230

5 de Julho de 269

16 de Setembro de 274

5 anos, 2 meses e 11 dias

27

Santo Eutiquiano

Eutychianus

 

Luni (Itália)

240

4 de Janeiro de 275

7 de Dezembro de 283

8 anos, 11 meses e 3 dias

28

São Caio

Caius

 

Dalmácia

245

17 de Dezembro de 283

22 de Abril de 296

12 anos, 4 meses e 5 dias

29

São Marcelino

Marcellinus

 

Roma

250

30 de Junho de 296

25 de Dezembro de 304

8 anos, 5 meses e 25 dias

 

Século IV

N

Bispo

Nome do Bispo em latim

Nome de nascimento

Local de nascimento

Data de nascimento

Início do bispado

Fim do bispado

Tempo do bispado

Imagem

30

São Marcelo I

Marcellus

 

Roma

255

27 de maio de 308

16 de janeiro de 309

1 ano e 20 dias

31

Santo Eusébio

Eusebius

 

Grécia

255

18 de Abril de 309

17 de Agosto de 310

1 ano, 3 meses e 31 dias

32

São Melquíades

Miltiades

Milcíades

África do norte

270

2 de Julho de 311

2 de Janeiro ou 314

3 anos e 6 meses

 

Os PROTESTANTES MENTIROSOS e CALUNIADORES dizem que a PALAVRA “Católica” começou a existir com Constantino.

De onde eles tiraram isso?

O mártir Santo Inácio de Antioquia que foi CONTEMPORÂNEO dos Apóstolos, pois NASCEU mais ou menos no ano 35 da era cristã, e segundo Eusébio de Cesaréia no seu Chronicón, foi bispo de Antioquia entre os anos de 70 a 107, já nos FALA ABERTAMENTE da IGREJA CATÓLICA na sua Epístola aos Esmirnenses: “Onde comparecer o Bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA” (Epístola aos Esmirnenses c 8, 2).

 

 

 

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