Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Segunda palestra / Segunda conferencia

 

Português

 

A NATUREZA DE DEUS

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

(Resumo)

 

Deus definido segundo sua natureza

 

Deus é um puro espírito, eterno, infinitamente perfeito, criador do céu e da terra e soberano Senhor de todas as coisas.

Tal é a definição exata que podemos dar de Deus, graças à revelação. Enquanto os antigos filósofos, embora reconhecessem a existência de Deus, enganaram-se sobre a natureza deste Ser supremo; nós, cristãos, sabemos o que Ele é.

É um puro espírito, isto é, um Ser invisível, ainda que real; é uma inteligência vivente sem corpo nem figura que não se pode ver nem tocar. – Sua natureza consiste ainda em não ter começo nem fim, pois é eterno; consiste também em reunir em si mesmo todas as perfeições em um grau infinito.

Com relação ao mundo e a nós, Ele é o Criador, isto é, Ele, do nada, fez o céu e a terra e tudo o que encerram; é também o mestre absoluto do universo inteiro, isto é, governa tudo e poderia aniquilar tudo.

Deus pode fazer tudo, embora não possa pecar nem morrer, porque o poder pecar ou morrer não é efeito de potência, mas de fraqueza, a qual não pode existir em Deus, que é perfeitíssimo.

Deus é criador do céu e da terra porque fez do nada o céu e a terra, e todas as coisas que no céu e na terra se contêm, isto é, todo o universo.

O mundo foi criado igualmente por todas as três Pessoas divinas, porque aquilo que uma Pessoa faz relativamente às criaturas, fazem-no com um soe o mesmo ato também as outras.

Deus cuida do mundo e de todas as coisas que criou, conserva-as e governa-as com a sua infinita bondade e sabedoria, e nada sucede no mundo sem que Deus o queira ou o permita.

Nada sucede no mundo sem que Deus o queira ou permita porque há coisas que Deus quer e manda, e outras que Ele não quer, mas não impede, como o pecado.

Deus não impede o pecado porque até do abuso que o homem faz da liberdade que Ele lhe concedeu sabe tirar um bem e fazer resplandecer ainda mais a sua misericórdia ou a sua justiça.

 

 

 

Espanhol

 

LA NATURALEZA DE DIOS

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

(Resumen)

 

Dios definido de acuerdo con su naturaleza

 

Dios es un espíritu puro, eterno, infinitamente perfecto, Creador del cielo y de la tierra y Señor soberano de todos los cosas.

Esta es la definición exacta que podemos dar de Dios, gracias a La revelación. Mientras que los antiguos filósofos, mismo que reconociesen la existencia de Dios, se equivaron acerca de La naturaleza del Ser Supremo, nosotros, los cristianos sabemos lo que Él es.

Es un espíritu puro, es decir, un ser invisible, aún real, es vivir sin un organismo de inteligencia o figura, no se puede ver ni tocar. - Su naturaleza no tienen principio ni fin, es eterno; consiste también en reunir todas las perfecciones en um grado infinito.

Con respecto al mundo y a nosotros, Él es el Creador, es decir, Él de nada hizo el cielo y la tierra y todo lo que hay; y también es el dueño absoluto de todo el universo entero, es decir, gobierna todo y podría aniquilar todo.

Dios puede hacer cualquier cosa, aunque no puede pecar ni morir, porque el poder pecar o morir no es un efecto del poder, sino de la debilidad, la cual puede existir en Dios, que es perfectísimo.

Dios es el Creador del cielo y de la tierra, porque de la nada hizo el cielo y la tierra y todas las cosas en el cielo y en la tierra por eso existen, es decir, todo el universo.

El mundo fue creado igualmente por las tres Personas Divinas, porque lo que hace uma persona para las criaturas, lo hace en un sólo acto también a las otras.

Dios se preocupa por el mundo y por todas las cosas que creemos, las conserva y las gobierna con su infinita bondad y sabiduría, y nada sucede en el mundo sin que Dios lo quiera y lo permita.

Nada sucede en el mundo sin la voluntad de Dios lo quiera y lo permit, porque hay cosas que Dios quiere y comanda, y otras que Él no quiere, pero no lo impide, como el pecado.

Dios no impide el pecado, porque incluso el abuso que el hombre hace de la libertad, Él lo concedió para realizar el bien y hacer  brillar aún más su misericordia y su justicia.

 

 

 

 

 

Ver outros retiros