Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Quarta palestra / Cuarta conferencia

 

Português

 

DEUS NOSSO REFÚGIO

 

(Ir. Gabriel do Santíssimo Crucifixo FP.)

 

“O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto mostrou-se um socorro na angústia” (Sl 45, 2).

 

É necessário conhecer o nada e a miséria de nossas vidas quando não confiamos plenamente em Deus, pois em nossa breve existência, isto é, no nosso dia a dia, nos deparamos com muitas tribulações e incontáveis adversidades. Por vezes, as angústias nos levam a perder o controle da situação, e nesse momento, chega a nossa porta o medo que nos envolve e deprime; então, tudo parece estar arruinado.

De modo algum podemos deixar o desespero entrar em nosso coração, deixar que a nossa fé enfraqueça e, com isso, perder as esperanças. Tenhamos a Deus como o poderoso, total e único refúgio: “Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação” (Is 12, 2).

 

Análise do Salmo 45 (46)

 

2O Senhor para nós é refúgio e vigor,

sempre pronto mostrou-se um socorro na angústia”.

 

Em meio a grandes perseguições, guerras e terríveis sofrimentos, Deus em sua infinita bondade, inspirou o escritor sagrado a escrever o salmo 45 onde nos mostra que o salmista colocou toda a sua confiança não nas armas, na força física ou em outra coisa qualquer, mas sim em Deus.

 

3Assim não tememos se a terra estremece,

se os montes desabam, caindo nos mares,

4Se as águas trovejam e as ondas se agitam,

se, em feroz tempestade as montanhas se abalam”

 

Nas horas de provações, perseguições e tentações, não podemos nos desesperar e confiar nas criaturas, ou seja, na primeira mão estendida que encontramos pela frente; mas sim, agir com sabedoria, prudência e paciência… esperando em Deus que é proteção segura: “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: ‘Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós!” (Sl 15, 1-2).

Arranque do coração esse orgulho que te manda confiar em suas próprias forças e imite o exemplo da Virgem: “É de vós, ó Maria, que devemos aprender a confiar em Deus, principalmente no que se refere à nossa salvação eterna... desconfiando totalmente das nossas forças, mas repetindo: ‘Tudo posso naquele que me fortalece’ (Fl 4, 13). Senhora minha santíssima, sois a Mãe da santa esperança... que outra esperança, portanto, vou eu procurar?” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

9vinde ver, contemplai os prodígios de Deus

e a obra estupenda que fez no universo:

reprime as guerras na face da terra,

10Ele quebra os arcos, as lanças destrói,

e queima no fogo os escudos e as armas:

11‘Parai e sabei, conhecei que eu sou Deus,

que domino as nações, que domino a terra!’”

 

Nestas palavras o salmista nos inspira otimismo e confiança, para que saibamos que é Deus, aquele em quem somos convidados a depositar a nossa confiança não é qualquer um, fraco e débil, mas é o Deus forte, sem falsidade: “Conosco está o Senhor do universo!”8

Naquele momento difícil da vida recorra a esse Senhor que é Deus, é Ele que te fortalecerá, mas não busque a Deus com sentimentalismo barato, ou sem uma sincera conversão interior “Buscai o Senhor enquanto se pode achar” (Is 55, 6).

Caríssimo, faça do Senhor o teu refúgio e com certeza chegará o momento em que você poderá rezar o salmo 114 junto com o salmista:

 

1Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,

2porque inclinou para mim os seus ouvidos no dia em que o invoquei.

3Os laços da morte me envolviam, a rede da habitação dos mortos me apanhou de improviso; estava abismado na aflição e na ansiedade.

4. Foi então que invoquei o nome do Senhor: Ó Senhor, salvai-me a vida!

5O Senhor é bom e justo, cheio de misericórdia é nosso Deus.

6O Senhor cuida dos corações simples; achava-me na miséria e ele me salvou.

7Volta, minha alma, à tua serenidade, porque o Senhor foi bom para contigo,

8pois livrou-me a alma da morte, preservou-me os olhos do pranto, os pés da queda.

9Na presença do Senhor continuarei o meu caminho na terra dos vivos.”

 

O salmista Davi refugiava-se em Deus. Ele não se refugiava em crendices, tradições religiosas ou em sua própria capacidade ou habilidade humanas. Ele se refugiava no Senhor por meio de sua fé em Deus e por meio de suas orações a Deus. Assim como Davi precisamos considerar Deus um lugar seguro para n’Ele nos refugiar.

Não nos iludamos com o mundo e seus atrativos ou promessas, mas busquemos o refúgio somente em Deus... abramos o nosso coração para o Deus Imenso que está sempre com o Coração aberto para acolher os filhos fiéis e confiantes: “A minha glória e salvação estão em Deus; o meu refúgio e rocha firme é o Senhor! Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós!” (Sl 62, 8-9).

Infeliz daquele que abre o coração para as criaturas pensando ser salvo por elas; as mesmas usarão dessa confiança para arruiná-lo.

Escancaremos o nosso coração somente para Deus; Ele jamais nos trairá: “O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto mostrou-se um socorro na angústia” (Sl 45, 2).

 

Oração

 

“Ó Sacratíssimo Coração de Jesus, tu és nosso abrigo e refúgio.

Doce Coração do amado Senhor, sempre buscamos algo para nos proteger, mas no mundo só encontramos falsidade, hipocrisia, ilusão e tristeza. Mas Tu, Senhor, Tu és nosso abrigo seguro... escondidos em ti não sentimos medo.

Santíssimo Coração, amor da nossa vida! Sentimos forças quando mergulhamos em ti... com os corações firmes e bem protegidos falamos com convicção aos perseguidores: “Deus virá com seu amor ao meu encontro, e hei de ver meus inimigos humilhados”(Sl 58,11). Depois, beijando esse Coração cheio de amor e doçura, gritamos: “Minha força, é a vós que me dirijo, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor!” (Sl 58,10).

Mergulhados em seu santo Coração vemos que somente as coisas do alto têm valor e que as criaturas e toda a riqueza desse mundo são apenas sombras comparadas à eternidade feliz” (Pe. Divino Antônio Lopes FP).

 

 

 

Espanhol

 

Dios nuestro Refugio

 

(Hermano Gabriel del Santisimo Crucifijo FP.)

 

“El Señor es para nosotros refugio y fuerza, siempre dispuesto a mostrar su socorro en la angustia” (Sal 45, 2).

 

Es necesario conocer la nada y la miseria de nuestras vidas cuando no confiamos plenamente en Dios, porque en nuestra breve existencia, es decir, en nuestro día a día, nos encontramos con muchas tribulaciones y un sin número de adversidades. A veces las angustias nos hacen perder el control de la situación, y en ese momento llega a nuestra puerta el miedo que nos rodea y deprime, así que todo parece estar en ruinas.

De ninguna manera podemos permitir que la desesperación se interponga en nuestro corazón, que nuestra fe se debilite y con ello perder la esperanza. Tener a Dios tan poderoso, completo y único refugio, “Este es Dios mi Salvador, y confío en nada que temer, el Señor es mi fuerza, mi alabanza y salvación” (Is 12, 2).

 

Análisis del Salmo 45 (46)

 

“2El Señor para nodos es refugio y vigor, siempre listo se mostró un socorro en la angustia”.

 

En medio la grandes persecuciones, guerras y terribles sufrimientos, Dios en su infinita bondad, inspiró el escritor sagrado a escribir el salmo 45 donde nos muestra que el salmista colocó toda su confianza no en las armas, en la fuerza física o en otra cosa cualquiera, pero sí en Dios.

 

3Así no tememos si la tierra estremece,

si los montes caen, cayendo en los mares,

4Si las aguas trovejam y las ondas se agitan,

si, en feroz tempestad las montañas se sacuden”

 

En tiempos de dificultades, persecuciones, y tentaciones, no debemos desesperarnos y criaturas de confianza, es decir, en la primera mano extendida para encontrar la parte delantera, sino más bien, actuar con sabiduría, prudencia y paciencia... esperar en Dios que es la protección del seguro “¡Guárdame, oh Dios, porque en ti me refugio! Yo le digo al Señor: ‘Solamente vosotros sois mi Señor: ningún bien yo puedo hallar fuera de Ti” (Salmo 15, 1-2).

Desde el corazón que el orgullo que le envía confían en sus propias fuerzas e imitar el ejemplo de la Virgen: “Eres tú, oh María, tenemos que aprender a confiar en Dios, especialmente cuando se trata de nuestra salvación eterna... completamente desconfiar de nuestras fuerzas, pero repitiendo: “Todo puedo en aquel que me fortalece” (Filipenses 4, 13). Mi Santísima Virgen, es la Madre de la santa esperanza... otra esperanza, así ¿qué voy a buscar?” (San Alfonso María de Ligorio).

 

9 vinde ver,contemplai las maravillas de Dios

y la obra estupenda que hizo en el universo:

reprime las guerras en la tierra,

10 Rompe los arcos, lanzas destruye

y se quema nel fuego los escudos y las armas:

11¡Paren, conozcan y reconozcan que yo soy Dios,

que domina las naciones que dominan la tierra!

 

En estas palabras el salmista nos inspira optimismo y confianza, para que sepamos lo que es Dios, aquel en quien somos invitados a depositar nuestra confianza no em cualquiera uno , flaco y débil, sino que es Dios poderoso, sin falsedad: “¡Con nosotros está el Señor del universo!”8

En ese momento difícil de la vida recurra al Señor, que es Dios, y Él te fortalecerá, mas no busque a Dios con um simple sentimentalismo, o sin uma sincera conversión interior sincera “Buscad al Señor em cuanto se pueda hallar” (Isaías 55, 6).

Estimado, haga  del Señor su refugio, y con  seguridad llegará el momento en que usted podrá  decir junto con el salmista (Salmo 114)

 

1Amo el Señor, pues Él escuchó la voz de mi súplica,

2porque inclinó sus oídos hacia mí el día que lo invoqué.

3Los lazos  de la muerte me envolvian, la red de la morada de los muertos me tomaron de forma inesperada, estaba sumergido en el dolor y la ansiedad.

4Entonces llamé el nombre del Señor: ¡Oh Señor, salva mi vida!

5El Señor es bueno y justo, lleno de misericordia es nuestro Dios.

6El Señor cuida de los corazones sencillos, me encontraba en la miseria y Él me salvó.

7Vuelve , alma mía, a tu serenidad, porque el Señor ha sido bueno contigo,

8pues libró mi alma de la muerte, me conservó mis ojos de las lágrimas, mis pies de la caída.

9En la presencia del Señor continuaré mi camino en la tierra de los vivos”

 

El salmista David se refugió en Dios. Él no se refugió en la superstición, las tradiciones religiosas o de su propia capacidad o habilidad humana. Él se refugiaba en el Señor, por  medio de su fe en Dios y por medio de sus oraciones a Dios. Al igual que David, debemos considerar a Dios un lugar seguro para refugiarse en Él.

No nos engañemos con el mundo y sus atracciones o promesas, sino que busquemos refugio sólo en Dios... abramos nuestro corazón para el Dios inmenso, que está siempre con el corazón abierto para recibir a los hijos fieles y confiantes: “Mi salvación y mi gloria están en Dios, mi refugio y roca es el Señor! Pueblo, espera siempre en el Señor, y abrí delante delante de Él el corazón: nuestro Dios es nuestro refugio” (Sal 62, 8-9).

Infeliz de aquel que abre el corazón para las criaturas pensando ser salvos por ellos mismos utilizaran de essa confianza para arruinarlo.

Escancaremos nuestros corazones a Dios, Él nunca nos traiciona: “El Señor es para nosotros refugio y fuerza, siempre dispuesto se mostro un socorro en la angustia” (Salmo 45, 2).

 

Oración

 

“Oh Sagrado Corazón de Jesús, Tú eres nuestro refugio y refugio.

Dulce corazón del amado Señor, siempre buscamos algo para protegernos, pero en el mundo sólo encontramos la mentira, la hipocresía, el engaño y el dolor. Pero Tú, Señor, Tú eres nuestro refugio... escondido en Ti no se siente miedo.

Sagrado Corazón de Jesús, ¡amor de nuestra vida! Sentimos fuerzas cuando se sumergen em Ti... con los corazones firmes y bien protegidos decimo con convicción a los perseguidores: “Dios vendrá con su amor hacia mí, y voy a ver a mis enemigos humillados” (Sal 58,11). Después de besar el corazón lleno de amor y dulzura, gritamos: “Mi fuerza es a Ti que me dirijo, porque Tú eres mi refugio y protección, Dios misericordioso y compasivo, mi amor!” (Sal 58,10).

Sumergidos en su Santo Corazón, vemos que sólo las cosas de arriba tienen valor y que las criaturas y todas las riquezas de este mundo son apenas sombras en comparación a la bienaventuranza de la eternidade feliz” (Padre Divino Antônio Lopes FP).

 

 

 

 

 

Ver outros retiros