Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Terceira palestra / Tercera conferencia

 

Português

 

AS PERFEIÇÕES DE DEUS

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

(Resumo)

 

Uma perfeição é uma qualidade que torna melhor aquele que a possui. Falando de Deus, dizemos que é infinitamente perfeito, isto é, que tem todas as perfeições desejáveis e possíveis, e as possui num grau infinito, isto é, suas perfeições não têm limites.

Todavia, seria erro acreditar que as perfeições em Deus são distintas umas das outras, e, por conseguinte, múltiplas. Não, Deus tem a soberana perfeição, o infinito, e esta palavra diz tudo. Mas nosso espírito limitado, quando considera a Deus, não tem a força de ver tudo em conjunto e percebe nele atributos ou perfeições de diversos gêneros.

Há perfeições que constituem a essência divina e que não pertencem senão a Deus. São:

1.ª A eternidade. – Deus, sendo o ser necessário, a causa primordial, sempre existiu e existirá sempre; pois que existe por si mesmo, não pode ter nem começo, nem sucessão, nem fim.

“Eu sou aquele que é” (Ex 3, 14). É como se dissesse: Eu sou o Ser por excelência, de cuja essência é o existir, que existo por mim mesmo e que não posso não existir. Revelou-se, pois, Deus como o Ser necessário.

2.ª A unidade. – Esta qualidade pertence igualmente à essência divina; de outro modo Deus não seria mais o Ser supremo. A razão nos diz que basta um Deus para explicar tudo e que o infinito não podendo ter coisa igual, vários Deuses se excluiriam uns aos outros.

A unidade, ou antes, a unicidade é um atributo necessário do Ser infinitamente perfeito. Se de fato houvesse vários deuses, difeririam entre si em alguma coisa.

3.ª A simplicidade.Esta palavra exprime a exclusão de todas as imperfeições do composto e da matéria; é isto que significa a expressão: puro espírito.

4.ª A imutabilidade. – Isto é, Deus não muda, não pode adquirir nem perder coisa alguma; não modifica suas previsões nem suas vontades, e as variações que lhe atribuímos não existem senão com relação a nós.

5.ª A imensidade. – Sem limites no tempo, Deus nem tão pouco os tem na extensão. Está em toda a parte, no céu, sobre a terra, em todos os lugares, não como os corpos que necessitam de uma porção limitada do espaço, mas como os espíritos e, mais ou menos, como nossa alma está toda inteira e em cada parte do corpo que ela anima.

Há em Deus outras perfeições que se nomeiam pelo nome de atributos operativos e que são os princípios de seus atos; Ele os possui no supremo grau, mas permite que o homem os possua também em certo grau. São:

1.ª A inteligência, que se chama em Deus onisciência ou sabedoria infinita; por ela Deus vê tudo junto: o passado, o presente e até os nossos mais secretos pensamentos, e isto sem diminuir em nada a nossa liberdade: “Deus julgará todas as ações, boas ou más, mesmo as ocultas” (Ecl 12, 14).

2.ª A vontade: é, em Deus, uma faculdade livremente ativa de fazer o que lhe apraz (agrada); a vontade humana é a imagem da vontade divina, com esta diferença porém, que em Deus a infinita perfeição exige que sua vontade não se dirija, senão para o bem.

3.ª A onipotência: isto é, Deus fez e pode fazer tudo o que Ele quer, sem esforço e por sua só vontade, exceto tudo o que envolve pecado ou contradição: “Mas sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e nele não há pecado” (1 Jo 3, 5).

Enfim, Deus possui ainda outras perfeições que se chamam atributos morais. São como que as virtudes de Deus que as criaturas racionais devem procurar imitar. Desta categoria são:

1.º A sabedoria: é esta perfeição moral em virtude da qual Deus se determina sempre para fins dignos de sua infinita perfeição.

2.ª A bondade: é esta propensão que leva Deus a procurar o bem de suas criaturas. - A bondade de Deus é tão manifesta que costumamos designá-lo por este atributo, e dizemos: o bom Deus! Quando a bondade de Deus se exerce em favor do pecador e tende a convertê-lo e conceder-lhe o perdão, chama-se misericórdia.

3.ª A santidade: designamos por esta palavra o ódio infinito ao mal. Na realidade, Deus é santo; pois não pode amar o pecado e é, pelo contrário, o autor de todas as virtudes. A santidade tem por consequência a justiça, que consiste em castigar o mal e recompensar a virtude.

4.ª Enfim, a Providência: é uma perfeição que abrange a sabedoria, a bondade e a solicitude de Deus no governo do mundo. Em virtude de sua providência Deus toma cuidado de todas as criaturas. Governa o mundo físico, o sol, os astros, a terra, as estações, o oceano. Vela em particular sobre o homem, “não permitindo que um cabelo caia da nossa cabeça sem sua ordem”. Governa igualmente os povos, e a história da humanidade não é senão o resultado da ação de Deus sobre os impérios.

Algumas desordens aparentes no mundo físico ou no mundo moral não anulam o dogma da Providência; neste mundo não podemos apreciar as razões de Deus; só na eternidade é que havemos de avaliá-las perfeitamente.

 

 

 

Espanhol

 

Las Perfecciones de Dios

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

(Resumen)

 

La perfección es una cualidad que hace  mejor al que lo posee. Hablando de Dios, decimos que es infinitamente perfecto, es decir, que tiene toda la perfección deseable y posible, y tiene um grado infinito, es decir, sus perfecciones no tienen límites.

Sin embargo, sería un error creer que la perfección de Dios son diferentes el uno Del otro, y por lo tanto múltiples. No, Dios tiene la soberana perfección, infinita, y esta palabra lo dice todo. Pero al ser nuestro espíritu limitado, cuando pensamos que Dios no tiene fuerzas para ver todo y darse cuenta de todos los atributos o perfecciones de diversos géneros.

Hay perfecciones que constituyen la esencia divina y pertenecen sólo a Dios.Y son los siguientes:

1. ª Eternidad. - Dios y la necesidad de causa principal, siempre ha existido y siempre existirá; ya que existe por sí mismo, no puede tener ningún principio ni sucesión, ni fin.

“Yo soy el que es” (Ex 3, 14). Es como si dijo: Yo soy el Ser por excelencia, cuya esencia es existir, existo para mí y No puedo dejar de existir. Demostrado, porque Dios Siendo como es, es necesario.

2.ª Unidad. - Esta cualidad también pertenece a la esencia divina, de lo contrario Dios no sería más el Ser supremo. La razón nos dice que basta un Dios para explicar todo y que, el infinito no pudiendo explicar cosa igual, los vários dioses se excluyeron unos a los otros.

La unidad, o antes, la unicidad es un atributo necesario del Ser infinitamente perfecto. Si de hecho hubiesen  muchos dioses, diferirian entre si, entre si y entre alguna cosa.

3.ª La simplicidad. - Esta palabra expresa, exprime La exclusión de todas las imperfecciones del compuesto y de la materia, esto es lo que significa la expresión: puro espíritu.

4.ª La inmutabilidad. - Es decir, Dios no cambia, se puede ganar o perder nada, no cambia sus predicciones ni sus voluntades, y las variaciones que Le atribuimos no existen, sino con relación a nosotros.

5.ª La inmensidad. - No hay límites en el tiempo, Dios tampoco los tiene en la extensión. Está en todas partes, en el cielo, sobre la tierra y en todo los lugares, no como los cuerpos que requieren de una porción, un espacio limitado, sino como espíritos, y más o menos, como nuestra alma está toda entera y en cada parte del cuerpo que ella anima.

Hay en Dios otras perfecciones, que en Dios se nombran por lo bombre de atributos operativos y que son los princípios de sus actos. Él los posee en el supremo grado, mas permite que el hombre los posse también en cierto grado. Son los siguientes:

1.ª La inteligencia, que se llama en Dios omnisciencia o la sabiduría infinita; por ella Dios ve todo junto: el pasado, el presente y hasta nuestros pensamientos más secretos, y esto sin disminuir en nada nuestra libertad: “Dios juzgará todos las acciones, buenas o malas, incluso los ocultos” (Eclesiastes 12, 14).

2.ª La voluntad: es en Dios, una universidad libre activa para hacer lo que le plazca (agrada), La voluntad humana es la imagen de la voluntad divina, con esta diferencia, pero, que en Dios, la infinita perfección requiere que su voluntad no se dirija, sino para el bien.

3.ª La omnipotencia:. Esta es, que Dios ha hecho y puede hacer todo lo que Él quiera, sin esfuerzo , por su sola voluntad, excepto todo lo que implica el pecado o la contradicción: “Mas ustedes saben que Él se manifestó apareció para quitar los pecados, y en Él no hay pecado” (1 Juan 3, 5).

De todos modos, Dios también tiene otras perfecciones que se llaman atributos morales. Son como que las virtudes de Dios, que las criaturas racionales deben buscar imitar. De esta categoría son:

1.º Sabiduría: Es esta perfección moral, en virtud de la cual, Dios determina siempre para fines dignos de su infinita perfección.

2.ª La bondad: Es esta la propensión que conduce a Dios a buscar el bien de sus criaturas. La bondad. Dios es tan evidente, que habitualmente lo designamos por este atributo, y decimos que es el buen Dios! Cuando la bondad de Dios se ejerce a favor del pecador y tiende a convertirlo y le conceda el perdón, a esto se llama misericordia.

3.ª La santidad: designamos por la palabra santidad, al ódio infinito del mal. De hecho, Dios es santo porque no puede amar el pecado y es, por el contrario, el autor de todas las virtudes. La santidad tiene por consecuencia la justicia, que consiste em castigar el mal y recompensar La virtud.

4.ª La Providencia: Es una perfección que alcanza la sabiduría, la bondad y solicitud de Dios en el gobierno mundial. En virtud de su providencia, Dios cuida de todas lascriaturas. Gobierna el mundo físico, el sol, las estrellas, la tierra, las estaciones, el mar. Vela, en particular por el hombre, “no permitiendo que ni un cabello caiga de nuestra cabeza sin su orden”. También gobierna el pueblo, y la historia de la humanidad, que es el resultado de la acción de Dios sobre los imperios.

Algunos trastornos aparentes en el mundo físico o en el mundo moral, no niegan el dogma de la Providencia; en este mundo no podemos entender las razones de Dios, sólo en la eternidad debemos evaluarlos perfectamente.

 

 

 

 

 

Ver outros retiros