Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Segunda palestra

 

 

APARIÇÃO A MARIA MADALENA

(Jo 20, 11-18)

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

(resumo)

 

Maria estava junto ao sepulcro, de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para o interior do sepulcro e viu dois anjos, vestidos de branco, sentados no lugar onde o corpo de Jesus fora colocado, um à cabeceira e outro aos pés. Disseram-lhe então: “Mulher, por que choras?” Ela lhes diz: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!” Dizendo isso, voltou-se e viu Jesus de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus lhe diz: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando ser ele o jardineiro, ela lhe diz: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar!” Diz-lhe Jesus: “Maria!” Voltando-se, ela lhe diz em hebraico: “Rabbuni!”, que quer dizer “Mestre”. Jesus lhe diz: “Não me retenhas, pois ainda não subi ao Pai. Vai, porém, a meus irmãos e dize-lhes: Subo a meu Pai e vosso Pai; a meu Deus e vosso Deus”. Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Vi o Senhor”, e as coisas que ele lhe disse.

 

Maria Madalena sente-se irresistivelmente atraída para esse sepulcro que devia conter o corpo de Jesus Cristo. Não O vendo... ela não se cansa de olhar! Derrama copiosas lágrimas.

São comovedores o carinho e a delicadeza desta mulher preocupada pela sorte do corpo morto de Jesus Cristo. Leal na Paixão, o amor da que esteve possessa por sete demônios (cfr Lc 8, 2) continua a ser grande e inflamado. O Senhor tinha-a livrado do Maligno, e aquela graça frutificou em correspondência humilde e generosa.

“... de fora”. Maria Madalena voltou ao sepulcro depois de avisar a Pedro e a João sobre o sepulcro vazio. Psicologicamente se explica que voltou para inteirar-se do que havia passado com o corpo do Senhor e dar-lhe uma sepultura digna. Das outras mulheres nenhum evangelista disse que voltaram, e tampouco se explica depois que souberam que Jesus havia ressuscitado.

“... chorando”. Explica-se que chorava, porque acreditava que haviam profanado o corpo do seu Senhor. Chorava também pela morte de Jesus e pelo desaparecimento do corpo d’Ele.

A atitude, as lágrimas, os movimentos e as palavras de Maria Madalena, que não se pode afastar do sepulcro, onde estivera o corpo do amado Mestre, são efeito e sinal de sua afetuosa devoção para com Ele.

Imitemos o exemplo de Santa Maria Madalena que chorava copiosamente por não ter encontrado o corpo do Senhor. Quando perdermos a Deus pelo pecado, choremos de arrependimento por ter expulsado o Senhor da nossa alma... pela infidelidade do nosso pensamento ou da nossa vida. Porque na medida que perdemos a Deus, deixamos que se esfrie o amor a Ele; o nosso coração vai se tornando duro e não sentimos a separação, porque não se chora o que não se ama. Se tivermos a fraqueza ou a desgraça de apartarmos por um momento de Deus, não percamos o contato espiritual com Ele... pensemos n’Ele, choremos por havê-lO perdido, busquemo-lO com empenho, com maior esforço quanto mais estivermos distante d’Ele.

“... junto ao sepulcro”. Também se explica que Maria Madalena se colocou ali, junto ao sepulcro, pela relação que tem com o corpo de seu Senhor, que é o que busca e causa suas lágrimas.

Os ANJOS disseram-lhe: MULHER... título de RESPEITO (cf. Jo 2, 4).

MULHER é um título respeitoso, que era equivalente a “senhora”, uma maneira de falar em tom solene.

Os DOIS ANJOS trataram de CONSOLAR Maria Madalena: “Mulher, por que choras?” Ela, preocupada em LEMBRAR-SE do Senhor e porque ACREDITAVA que haviam roubado o corpo d’Ele, respondeu aos ANJOS: ... levaram o meu Senhor.

Santa Maria Madalena não fugiu dos Anjos, mas DIALOGOU com eles.

Sejamos devotos dos Santos Anjos.

É doutrina comum que todos e cada um dos homens, batizados ou não, têm o seu Anjo da Guarda. A sua missão começa no instante da concepção de cada homem. E prolonga-se até o momento da morte.

Nós devemos tratar os anjos com naturalidade e confiança, e serão muitas as vezes em que nos surpreenderemos com o auxílio que nos prestam nas lutas contra o Maligno.

Os Anjos da Guarda têm a missão de ajudar cada homem a alcançar o seu fim sobrenatural. É missão dele auxiliar o homem contra todas as tentações e perigos e suscitar no seu coração boas inspirações. Eles são nossos intercessores, nossos protetores, e prestam-nos a sua ajuda quando os invocamos.

O Anjo da Guarda pode prestar-nos também ajudas materiais, se forem convenientes para o nosso fim sobrenatural ou para o dos outros. Não tenhamos receio de pedir-lhes o seu favor nas pequenas coisas materiais de que necessitamos diariamente.

O nosso relacionamento com o Anjo da Guarda deve ser igual ao que temos com um amigo íntimo. Ele está sempre atento, constantemente disposto a prestar-nos o seu auxílio, se lhe pedimos que intervenha.

Esses ANJOS aparecem aqui SENTADOS à cabeceira e pés do túmulo funerário. À pergunta feita por eles sobre o porquê do CHORO, ela, Maria Madalena, sem se alterar e de uma maneira mais natural, segundo a narração literária, responde: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!”.

“Levaram o meu Senhor”. O substantivo indica o RESPEITO que tinha Maria Madalena por Jesus Cristo, e o adjetivo indica o CARINHO que Lhe professava.

Jesus Cristo ERA TUDO para ela, mesmo depois de morto. O motivo de suas lágrimas era DUPLO: 1.º Roubo e profanação do corpo do Senhor. 2.º Não sabia onde haviam colocado o corpo. Assim não podia estar junto de Jesus Cristo e render-Lhe a homenagem de suas lágrimas e companhia.

Maria Madalena CHORAVA amargamente porque acreditava que haviam levado o corpo do seu Senhor.

E nós... choramos? Não! Não choramos diante da triste realidade, vendo que Nosso Senhor desapareceu da alma de milhões de fiéis. A impiedade, os perversos costumes, as más doutrinas... arrancaram a fé e o amor a Jesus Cristo da nossa sociedade: VEMOS e APALPAMOS essa triste situação... e poucos são os que sentem em sua alma a dor por tão grande desgraça. A maioria já se sente conformada.

Não fiquemos INDIFERENTES diante dessa situação, mas trabalhemos com fé, dedicação e amor... com a PALAVRA e com o EXEMPLO de VIDA, para fazer REVIVER no pensamento e no coração dos nossos irmãos a vida de Jesus Cristo.

Maria Madalena vai ter com os Apóstolos (foi anunciar aos discípulos) para cumprir a indicação que Jesus Cristo lhe acabava de dar, e dizer-lhes: “Vi o Senhor”. Ressoa nas suas palavras uma imensa alegria. Agora que sabe que Cristo ressuscitou, como mudou a sua vida em comparação com os momentos anteriores, em que só procurava honrar o corpo morto do Senhor! Como se torna diferente também a nossa existência quando procuramos comportar-nos de acordo com esta consoladora realidade: Jesus continua entre nós! Exatamente como naquela manhã em que Maria Madalena o confundiu com o jardineiro do lugar.

“... foi anunciar aos discípulos: ‘Vi o Senhor’, e as coisas que ele lhe disse”. Imitemos o exemplo de Santa Maria Madalena! DESCRUZEMOS os braços e sejamos ANUNCIADORES de Jesus ressuscitado.

Afastemos do coração a PREGUIÇA, o COMODISMO e a INDIFERENÇA... e trabalhemos para Cristo ressuscitado com FÉ, ALEGRIA e PERSEVERANÇA... imitando Santa Maria Madalena.

São João Paulo II nos convida a evangelizar sem medo; e na sociedade em que vivemos, teremos que falar com firmeza – com a segurança de quem tem a verdade do seu lado. Quando um católico é convicto e firme na fé não tem medo de evangelizar, mesmo se encontra dificuldade pela frente não desanima, por que: “As coisas de Deus são sempre acompanhadas da Cruz e do sofrimento, e suas obras regadas com o orvalho das lágrimas” (Dom Servílio Conti).

 

 

 

Ver outros retiros