Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Primeira palestra

 

 

NADA ME FALTA

(Sl 23)

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

(resumo)

 

1 O Senhor é o pastor que me conduz;

não me falta coisa alguma.

 

A Igreja fala a Cristo: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. O Senhor Jesus Cristo é o meu Pastor, e nada me faltará.

A imagem do pastor se aplica no antigo Oriente e no Antigo Testamento ao rei (cfr 2 Sm 5, 2; Is 44, 28), e também a Deus como protetor e guia do seu povo (cfr Sl 28, 9; Ez 34, 11-16).

Jesus Cristo é o verdadeiro Pastor... n’Ele podemos confiar, porque nos conduz pelo caminho certo... pelo caminho da luz e da verdade... pelo caminho do céu. Quem segue a Jesus Cristo, Pastor fiel, nada têm a temer, e nada lhe falta.

Em Jesus Cristo, bom Pastor, encontramos tudo aquilo que a nossa alma necessita (perdão-confissão, alimento-eucaristia,verdade-palavra de Deus...); não é preciso mendigar o amor das criaturas e do mundo. Somente Ele basta!

 

2 Pelos prados e campinas verdejantes

Ele me leva a descansar.

Para as águas repousantes me encaminha,

 

Em pastagens que começam a reverdecer, conduzindo-nos à fé... conduziu-nos às águas do batismo, onde se desalteram os que haviam perdido a integridade e o vigor.

O Senhor busca os melhores pastos (promessas consoladoras) para o seu rebanho, e a água (vida litúrgica) mais pura para matar a sua sede.

Deus, o bom Pastor, não oferece os prados e campinas com ervas daninhas e secas para os seus fiéis; mas sim, verdejantes. Somente nas campinas verdejantes é possível uma alma encontrar o verdadeiro repouso.

Infeliz da pessoa que despreza Deus para buscar descanso nas criaturas.

 

3 e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro,

pela honra do seu nome.

 

“Restaura a minha alma”. Guia-me através dos caminhos da justiça (santidade), por causa do seu nome. Conduz-me pelos caminhos estreitos da sua justiça, que poucos percorrem; não por meus méritos, mas por causa do seu nome.

O nome de Deus é garantia do triunfo e de proteção na vida contra todas as adversidades.

Deus protege de tal forma as suas ovelhas, que se as mesmas tiverem que caminhar por pastagens perigosas, profundos vales... altas montanhas onde moram feras... elas se sentiriam seguras sob a proteção do bom Pastor.

Somente em Deus podemos encontrar a verdadeira segurança.

 

4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,

nenhum mal eu temerei;

estais comigo com bastão e com cajado;

eles me dão a segurança!

 

Ainda que atravessemos esta vida, que é a sombra mortal... não devemos temer mal algum. Ele está conosco. Não tememos os males porque Deus habita no nosso coração pela fé, e agora está conosco, de sorte que, após as sombras da morte, também estejamos com Ele. Tua disciplina, como bordão que guia o rebanho de ovelhas e como cajado para as ovelhas maiores, que da vida animal crescem para a espiritual, em vez de nos afligirem mais nos consolam, porque Ele se lembra de nós.

Para chegar ao céu (oásis seguro), os fiéis, ovelhas do bom Pastor, terão que atravessar vales tenebrosos (trevas, escuridão)... isso só é possível com a proteção do bom Pastor. Quem é protegido por Deus sofre provações, mas obtém vitória.

O vale tenebroso são as tentações, provações, obstáculos, dificuldades... com a ajuda e proteção de Deus é possível obter vitória, porque Ele está acima de tudo.

Deus, com o seu bastão (autoridade) e cajado (firmeza), vai a frete abrindo caminho: com o bastão fere as feras... e aponta com o cajado o caminho certo por onde as ovelhas devem seguir.

 

5 Preparais à minha frente uma mesa,

bem à vista do inimigo,

e com óleo vós ungis minha cabeça;

o meu cálice transborda.

 

Antes era o bom Pastor que defendia a ovelha contra os perigos e a levava para as verdes pastagens; agora é o bondoso pai de família ou o chefe que recebe amorosamente o justo em sua tenda, dando-lhe toda atenção que são de lei na tradicional hospitalidade oriental.

Frente aos inimigos, para dar uma sensação mais de favor... Deus prepara uma mesa bem abastecida ao seu hóspede honrado; e, conforme a tradição do oriente derrama óleo sobre sua cabeça (unção perfumada).

O pai de família oferece o cálice transbordante ao hóspede... Cálice, isto é, a amizade íntima do salmista com Deus... também é figura da Santíssima Eucaristia. Transbordante, isto é, sem medida diante da inveja de seus inimigos que são testemunhas da generosidade do Deus para com o justo.

 

6 Felicidade e todo bem hão de seguir-me

por toda a minha vida;

e, na casa do Senhor, habitarei

pelos tempos infinitos.

 

Somente ao lado de Deus é possível encontrar a verdadeira segurança... perto d’Ele somos protegidos diariamente.

Quem vive na presença de Deus é feliz e possui todo o bem... aquilo que o mundo não pode oferecer. Não é uma felicidade de momento, mas é uma felicidade duradoura.

O justo encontra sua máxima felicidade em morar na casa de Deus, participante de suas solenidades litúrgicas.

 

 

 

Ver outros retiros