Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Décima palestra

 

 

CUIDADO PARA NÃO RETROCEDER

(2 Pd 2, 20-22)

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

(resumo)

 

“Com efeito, se, depois de fugir às imundícies do mundo pelo conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, de novo são seduzidos e se deixam vencer por elas, o seu último estado se torna pior do que o primeiro. Assim, melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, após tê-lo conhecido, desviarem-se do santo mandamento que lhes foi confiado. Cumpriu-se neles a verdade do provérbio: O cão voltou ao seu próprio vômito, e: ‘A porca lavada tornou a revolver-se na lama’”.

 

Com dois provérbios populares (v. 22), o autor sagrado ilustra a gravidade da situação em que se encontram aqueles que, depois de ter conhecido a doutrina salvífica de Jesus Cristo, voltam aos seus antigos pecados. O passo pode aplicar-se tanto aos ímpios como aos seduzidos por eles: “O seu último estado tornou-se pior que o primeiro”: O mesmo tinha dito o Senhor de quem, depois de se libertar do Demônio, volta a cair no seu poder, “com o que a situação final daquele homem é pior que a primeira” (Mt 12, 45).

São Gregório Magno aplica essa passagem àqueles que choram os seus pecados, mas não cessam de os desejar: “O cão quando vomita, sem dúvida arroja fora a comida que oprimia o seu peito;  mas quando torna ao que vomitou, volta a carregar com aquilo que se tinha descarregado. Assim, os que choram os pecados que cometeram, sem dúvida arrojam fora a iniqüidade de que com maldade se tinham saciado, e que oprimia o íntimo da alma; iniqüidade que voltam a tragar quando depois da confissão a repetem. A porca, por seu lado, quando se lava revolvendo-se no lodo, sai mais suja. Igualmente, quem chora o pecado cometido mas, não obstante, não o deixa, faz-se réu de maior culpa; porque menospreza o perdão que chorando pode impetrar, e revolve-se como em água lodosa, porque quando, apesar das suas lágrimas, impede a limpeza da sua vida, diante dos olhos de Deus faz que se manchem as próprias lágrimas” (São Gregório Magno).

 

 

1ª Palestra

2ª Palestra

3ª Palestra

4ª Palestra

5ª Palestra

6ª Palestra

7ª Palestra

8ª Palestra

9ª Palestra

10ª Palestra

11ª Palestra

 

 

 

Ver outros retiros