Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Sétima palestra

 

 

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

(resumo)

 

Emblemas do Sagrado Coração de Jesus

 

I. Os emblemas do sofrimento

 

1. O Coração de Jesus é representado com uma CHAGA.

Essa CHAGA recorda-nos a morte dolorosa do Redentor e os bens que dela dimanam. Mal expirara Jesus, um soldado, brandindo a lança, abriu-lhe o lado: “Essa ferida sagrada foi para nós a porta da vida” (Santo Agostinho).

2. A ÁGUA que dela saiu é o símbolo do batismo, pelo qual nascemos à graça e nos tornamos filhos da Igreja.

3. O SANGUE que dele jorrou figura a Eucaristia, nutrimento e força de nossas almas.

4. Os ESPINHOS que circundam o Sagrado Coração de Jesus trazem-nos à lembrança a horrível coroa cravada na fronte de Jesus: “A coroa só lhe foi tirada após a sua morte cruel” (Orígenes).

5. A CRUZ que encima o Coração de Nosso Senhor é o símbolo do sofrimento que acompanhou a vida do Redentor. Ele começou a sofrer no ventre de Maria Santíssima. Quantas angústias não sofreu durante trinta anos pela previsão das nossas ingratidões e dos tormentos que o esperavam!  Suportou tudo com paciência e amor... e nós? Como carregamos as nossas cruzes?

 

II. O emblema do amor

 

O FOGO que brota do Coração do Homem-Deus representa-nos o amor imenso e incompreensível em que se abrasava para com o Pai Celeste, e que é, pois, sobrenatural a todo outro amor. É ardente essa fornalha em Jesus. A caridade dos anjos, dos serafins e da Virgem Maria não podem dar-nos dela ideia adequada... mas essa dileção não tem por objeto somente a Deus; estende-se também a todas as almas, suas imagens vivas. Daí essas chamas ao redor do Sagrado Coração a figurar a ardente caridade do Salvador para conosco... o amor de Jesus por nós superou todas as dificuldades em benefício da nossa salvação; não recuou jamais diante de nenhum sacrifício.

A cruz devorada pelas CHAMAS recorda-nos a caridade de Nosso Senhor: amor abrasador. Jesus Cristo amou a dor porque amou as nossas almas: “Devo ser batizado com um batismo de sangue, e desejo ardentemente que ele se realize” (Lc 12, 50). Esse é o grito dum Coração que suspira pela cruz; toda a sua vida foi um tormento contínuo, tormento, sobretudo, interior, sofrido por nossa causa.

 

 

1ª Palestra

2ª Palestra

3ª Palestra

4ª Palestra

5ª Palestra

6ª Palestra

7ª Palestra

8ª Palestra

9ª Palestra

10ª Palestra

11ª Palestra

 

 

 

Ver outros retiros