Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Terceira palestra

 

 

CONTRA O MUNDO FALSO

(Sl 12)

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

(resumo)

 

2 Socorro, Deus! O fiel está sumindo! A lealdade desaparece dentre os filhos de Adão!

 

Santo Agostinho escreve: “Salva-me, Senhor, porque desapareceu o santo, isto é, já não se encontra um santo. Assim falamos, por exemplo, na expressão: Acabou o trigo, ou: Acabou o dinheiro. Porque diminuíram as verdades entre os filhos dos homens”.

Não há mais fidelidade nem sinceridade nas relações sociais e humanas.

Diante da falsidade das criaturas é preciso buscar apoio somente em Deus. Onde falta a lealdade falta tudo. É possível ser amigo de uma pessoa infiel?

 

3 Cada qual mente ao seu próximo, falando com lábios fluentes e duplo coração.

 

Com palavras mentirosas e dúbias, cada pessoa procura enganar a seu próximo.

A difusão da mentira e a duplicidade de coração impossibilitam a confiança leal e fraterna entre os homens: “Um ambiente em que não se sabe que terreno se está pisando, em que é preciso adivinhar sempre segundas intenções, em que só o esperto é que singra, torna-se irrespirável, um verdadeiro inferno” (Pe. Francisco Faus).

É insuportável a convivência com pessoas dúbias, isto é, de “duas caras”: “Há pessoas que parecem estar sempre numa situação ‘crepuscular’, de ‘lusco-fusco’: não são nem deixam de ser; não afirmam nem negam; não estão a favor nem contra...” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

 

4 Corte Deus todos os lábios fluentes e a língua que profere grandezas,

 

É preciso pedir que Deus intervenha contra os que utilizam a língua como meio de domínio sobre os demais. Milhões de pessoas tentam subir na vida difamando e denegrindo o próximo.

 

5 os que dizem: “A língua é nossa força: nossos lábios nos defendem, quem seria nosso mestre?”

 

Com suas calúnias e enganos procuram impor-se aos fracos e desamparados. E cinicamente proclamam o êxito de suas palavras fraudulentas: “A língua é nossa força...”  Na sua insolência, acreditam que estão desligados de toda vinculação a um poder superior: “... quem seria nosso mestre?”

Milhões de pessoas fazem da língua um instrumento “onipotente”.

 

6 “Pelos pobres oprimidos e os necessitados que gemem, agora me levanto — declara Deus: porei a salvo a quem o deseja!”

 

Deus reage contra os caluniadores... contra os que proclamam que não estão sujeitos a um poder superior, contra os que lutam para triunfar na vida denegrindo e caluniando o próximo. Deus é o protetor dos oprimidos e não pode ficar indiferente aos seus gemidos.

 

7 As palavras de Deus são palavras sinceras, prata pura saindo da terra, sete vezes refinada.

 

Diante das calúnias e mentiras dos homens, devemos nos apoiar na Palavra de Deus que não mente nem engana. A Palavra de Deus é limpa de todo erro e mentira, bem diferente das palavras dos homens. São como prata pura saindo da terra, sete vezes refinada...número que indica multiplicidade indefinida. A Palavra de Deus é digna de todo o crédito.

 

8 Sim, Deus, tu nos guardarás, livrando-nos desta geração para sempre:

 

Somente Deus pode nos guardar e proteger dos homens perversos... dessa geração que não teme a Deus.

Infeliz da pessoa que abandona a proteção de Deus para se apoiar na falsidade do homem.

 

9 por toda parte vagueiam os ímpios, quando a vileza é exaltada entre os filhos de Adão.

 

É uma geração de ímpios que não sabe levantar a cabeça e olhar para o alto, para Deus: “Tomados pela cobiça dos bens temporais, móveis como uma roda, num ciclo de sete dias. Por isso não alcançam o oitavo, o eterno” (Santo Agostinho).

Os inimigos do bem estão espalhados por toda parte.

 

 

1ª Palestra

2ª Palestra

3ª Palestra

4ª Palestra

5ª Palestra

6ª Palestra

7ª Palestra

8ª Palestra

9ª Palestra

10ª Palestra

11ª Palestra

 

 

 

Ver outros retiros