Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Quinta palestra

 

 

JUNTO A DEUS NÃO HÁ TEMOR

(Sl 27)

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

(resumo)

 

1-3 Deus é minha luz e minha salvação: de quem terei medo? Deus é a fortaleza de minha vida: frente a quem tremerei? Quando os malfeitores avançam contra mim para devorar minha carne, são eles, meus adversários e meus inimigos, que tropeçam e caem. Ainda que um exército acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que uma guerra estoure contra mim, mesmo assim estarei confiante.

 

Deus ilumina a nossa vida nos momentos de ansiedade e de perigo e nos salva nas situações difíceis e embaraçosas. Contra os ataques dos inimigos, Deus é o escudo que nos defende. Portanto, quem confia no poder e na proteção de Deus não há o que temer. Deus é forte e protege aquele que confia n’Ele. Diante da força de Deus caem todos os poderes da terra. Os inimigos são como feras que se lançam contra nós para nos devorar, porém no momento do ataque caem por terra, não conseguem realizar o que desejavam, porque Deus protege os seus. Se Deus estiver conosco, nem um exército inteiro nos vencerá... o nosso coração permanecerá tranquilo tendo Deus por protetor.

 

4-6 Uma coisa peço a Deus e a procuro: é habitar na casa de Deus todos os dias de minha vida, para gozar a doçura de Deus e meditar no seu templo. Pois ele me oculta na sua cabana no dia da infelicidade; ele me esconde no segredo de sua tenda, e me eleva sobre uma rocha. Agora minha cabeça se ergue sobre os inimigos que me cercam; vou oferecer em sua tenda sacrifícios de aclamação. Vou cantar, vou tocar em honra de Deus!

 

Devemos colocar Deus como centro da nossa vida. Se o Senhor estiver conosco ninguém nos vencerá. O Senhor nos espera na sua casa (igreja) para ser adorado... então Ele nos fortalece para o combate contra os inimigos visíveis e invisíveis. Feliz da pessoa que busca força, alegria e proteção em Jesus Sacramentado. Diante do sacrário encontramos proteção e força para as horas de provações e dificuldades. Ao lado de Deus, vivendo na sua presença... encontramos força e ânimo para vencer todos os inimigos... tornamo-nos fortes como uma rocha e mantemos a cabeça erguida diante dos inimigos. Depois da vitória devemos agradecer a Deus, com sacrifício e oração, pela proteção.

 

7-10 Ouve, Deus, meu grito de apelo, e tem piedade de mim, e responde-me! Meu coração diz a teu respeito: “Procura sua face!” É tua face, Deus, que eu procuro, não me escondas a tua face. Não afastes teu servo com ira, tu és o meu socorro! Não me deixes, não me abandones, meu Deus salvador! Meu pai e minha mãe me abandonaram, mas Deus me acolhe!

 

Diante dos perigos, tentações, provações e dificuldades, devemos implorar com humildade e confiança a proteção de Deus. Não podemos nos apoiar nas criaturas, elas são falsas e mudam continuamente. Procuro sua face, é suspirar pela proteção do alto. Tua face buscarei, não me escondas a sua face... confiança total em Deus. Devemos confiar plenamente em Deus, muito mais do que confiamos em nossos pais.

 

11-14 Ensina-me o teu caminho, Deus! Guia-me por uma vereda plana por causa daqueles que me espreitam;  não me entregues à vontade dos meus adversários, pois contra mim se levantaram falsas testemunhas, respirando violência. Eu creio que verei a bondade de Deus na terra dos vivos. Espera em Deus, sê firme! Fortalece teu coração e espera em Deus!

 

Não basta confiar em Deus e pedir sua proteção; devemos também pedir ansiosamente para conhecer seus caminhos que são retos e planos. Os inimigos são muitos e perigosos... para vencê-los é preciso caminhar por caminhos seguros e retos, é preciso viver sob a proteção de Deus. Longe do Senhor os caminhos são cheios de curvas e de salteadores. Não basta esperar em Deus, precisamos também rezar e fazer penitência para nos fortalecer contra os ataques dos inimigos. Fortalece teu coração (confissão, Eucaristia, oração, penitência, meditação, jejum, leitura espiritual...). Devemos cumprir o nosso dever e esperar em Deus: “Deus nunca nos pede o impossível; pede, sim, que façamos o possível para que depois Ele nos ajude a conseguir o que parece impossível” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

 

 

1ª Palestra

2ª Palestra

3ª Palestra

4ª Palestra

5ª Palestra

6ª Palestra

7ª Palestra

8ª Palestra

9ª Palestra

10ª Palestra

11ª Palestra

 

 

 

Ver outros retiros