Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Segunda palestra

 

 

OS DOIS CAMINHOS

(Mt 7, 13-14)

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

(resumo)

 

“Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram”.

 

“Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele” (Mt 7, 13).

 

A primeira palavra do versículo 13 é “Entrai”. Este verbo no Evangelho de São Mateus tem frequentemente como termo o “Reino dos Céus” ou as suas expressões equivalentes (a Vida, o banquete nupcial, o gozo do Senhor, etc.). Podemos interpretar que “entrai” constitui um convite imperioso.

Nosso Senhor, nesse versículo 13, nos convida a entrarmos pela porta estreita dizendo: “Entrai pela porta estreita”, isto é, levar uma vida de temperança e de mortificação, porque esse é o caminho percorrido pelos que desejam realmente alcançar a salvação eterna.

O Pe. Francisco Fernández Carvajal escreve: “(O homem) busca o mais cômodo e agradável, (aquilo) que agrada o corpo, e o mesmo foge do sacrifício e da penitência. O homem tende a ir pelo caminho mais largo e cômodo da vida. Prefere uma porta ampla que não conduz ao céu: muitas vezes lança-se sem medida sobre as coisas, sem regra nem temperança”.

Está claro que este caminho largo e espaçoso conduz à perdição eterna, isto é, ao inferno, e Cristo Jesus diz que são muitos os que entram por ele.

Quem faz parte desta multidão que percorre o caminho largo e espaçoso? É muito simples! Basta prestar um pouco de atenção e você descobrirá que não é um pequeno grupo; e sim, uma multidão.

Faz parte desta grande multidão:

1. Os blasfemadores que, nos ônibus, pelas ruas, em casa, nas oficinas, lançam contra Deus, Nossa Senhora e os santos, palavras injuriosas e obscenas; isto é, xingam o céu sem nenhum remorso; cantam músicas imorais com o nome de Deus, contam piadas com o nome dos santos, etc; e tudo com zombarias e gargalhadas. Lembre-se de que a blasfêmia, por natureza, é sempre pecado mortal, porque sempre supõe uma grave desonra a Deus.

2. Os que profanam o dia do Senhor, isto é, o domingo: com bebedeiras, discursos malignos e porcos, com bailes e luxúria de toda espécie... Esta é a “liturgia” que o demônio faz celebrar no lugar da liturgia verdadeira. O 3º mandamento da lei de Deus ordena: “Guardar domingos e festas”.

3. As mulheres que usam roupas imorais, verdadeiras tarrafas de satanás. A roupa imoral é a tarrafa que o demônio usa para pescar as almas dos homens curiosos, que olham para essas discípulas de Satanás com desejo. Santo Antão escreve: “Basta um olhar impuro para abrir as portas do inferno”. Está claro que esses homens curiosos pecam. O mau exemplo da moda imoral já arrastou e continua arrastando milhares de pessoas de todas as idades para o abismo do mal, principalmente os homens curiosos.

Existe no inferno um lugar preparado para as mulheres que usam roupas imorais, isto é, para as mulheres escandalosas. São João Eudes escreve: “Certamente, uma mulher que veste roupa imoral pode condenar-se. E pode condenar-se, pelo pecado que comete ela mesma, quer por que causa a condenação de outras pessoas”. Em Mt 18, 6 diz: “Caso alguém escandalize um destes pequeninos que crêem em mim, melhor será que lhe pendurem ao pescoço uma pesada mó e seja precipitado nas profundezas do mar”. Está claro que as mulheres que usam roupas imorais andam pelo caminho largo e espaçoso que conduz ao inferno.

4. Os adúlteros. O Catecismo da Igreja Católica no nº 2.380 diz: “Quando dois parceiros, dos quais ao menos um é casado, estabelecem entre si uma relação sexual… cometem adultério”. O adúltero é injusto, traidor e irresponsável, e o mesmo sepulta a sua família no túmulo da infidelidade. Existem milhões de adúlteros percorrendo o caminho largo e espaçoso.

5. Os jovens namorados que cometem fornicação. O Catecismo da Igreja Católica, no nº 2.353 diz: “A fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres”.

Faz parte também da multidão que anda pelo caminho largo e espaçoso: as pessoas que apóiam o homossexualismo ou que vivem mergulhados nesta aberração; aqueles que colecionam revistas pornográficas, os que passam horas e horas trancados em seus quartos olhando pornografia na internet... esses estão caminhando para a perdição eterna, para o inferno. Em Mt 7, 13 diz: “E muitos são os que entram por esse caminho”.

6. Os bêbados. Que bebem bebidas alcoólicas, isto é, a urina de Satanás e que cometem loucuras. Esses vivem a “cercar frangos” no meio do caminho; agridem a família com tapas e palavras duras, causam acidentes no trânsito, assassinam o próximo e envergonham a família. A Palavra de Deus em 1 Cor 6, 10 diz que  “…os bêbados não herdarão o Reino de Deus”. A Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé declara: “… o homem peca mortalmente não só quando a sua ação procede de menosprezo direto do amor de Deus e do próximo, mas também quando, consciente e livremente elege um objeto gravemente desordenado, seja qual for o motivo da sua escolha”.

7. O filho malcriado e ingrato que grita com os pais, que responde com azedume os mesmos, ameaça-os de agressão ou até mesmo os agride, e até lhes tira a vida usando armas ou de tanto lhes causar desgosto. Existe filho tão horroroso e duro de coração que só para de maltratar os pais depois que os vê dentro de um caixão. Em Ex 20, 12 diz: “Honra teu pai e tua mãe”; em Eclo 3, 8 diz também: “Em atos e palavras respeita teu pai, a fim de que venha sobre ti sua bênção”, e no mesmo livro 3, 12 diz ainda: “Filho, cuida de teu pai na velhice…” Existe filho que não vê a hora dos pais envelhecerem para colocá-los no asilo. Penso que uma “coisa” desta nem merece sepultura quando morrer; deveria ser comida para os urubus. Esse tipo de gente caminha para o inferno. Em Eclo 3, 16 diz: “É como um blasfemador, aquele que despreza seu pai, e um amaldiçoado pelo Senhor aquele que irrita a sua mãe”. O Catecismo da Igreja Católica no nº 2.218 diz: “O quarto mandamento lembra os filhos adultos suas responsabilidades para com os pais. Enquanto puderem, devem dar-lhes ajuda material e moral nos anos da velhice e durante o tempo de doença, de solidão ou de angústia”.

8. Aquela pessoa que foge da cruz e que busca uma vida fácil, cômoda e preguiçosa... que busca uma vida sem compromisso e um cristianismo sem cruz... que foge de qualquer sacrifício e que não se preocupa nem com a própria salvação. São João da Cruz escreve: “Ame muito o sacrifício e tenha-o em conta de pouco para cair em graça ao Esposo, que por sua causa não hesitou em morrer”.

9. O assassino. Lembre-se de que só Deus dá a vida; só Deus pode tomá-la. Cada alma é individual e pessoalmente criada por Deus, e só Deus tem o direito de decidir quando o seu tempo de permanência na terra terminou. O Catecismo da Igreja Católica no nº 2. 268 diz: “O assassino e os que cooperam voluntariamente com o assassinato cometem um pecado que clama ao céu por vingança”.

Sobre o crime do aborto, a Igreja Católica diz o seguinte para as mães assassinas e para os “açougueiros”, isto é, para os cooperadores do crime: “A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção… O aborto direto, quer dizer, querido como um fim ou como um meio, é gravemente contrário à lei moral… A cooperação formal para um aborto constitui uma falta grave” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.270 e 2.271).

Está claro que o assassino percorre o caminho largo e espaçoso que conduz ao inferno.

10. O Caluniador.

Existem pessoas que não rezam com o coração, por isso, não mudam de vida e também vivem desocupadas; assim, soltam suas línguas assassinas e caluniadores, verdadeiras serpentes venenosas, contra a honra do próximo com a intenção de destruí-la. O Catecismo da Igreja Católica no nº 2.479 diz: “Maledicência e calúnia destroem a reputação e a honra do próximo”.

A calúnia é um pecado gravíssimo. O Pe. Leo Trese escreve: “A calúnia é um dos piores pecados contra o oitavo mandamento, porque combina um pecado contra a verdade (mentir) com um pecado contra a justiça (ferir o bom nome alheio) e a caridade (falhar no amor devido ao próximo). A calúnia fere o próximo onde mais dói: na sua reputação (fama)”.

Lembre-se de que o desejo do caluniador é de destruir o próximo usando a língua como arma, como está no Salmo 52, 4: “Tua língua é navalha afiada, autora de fraudes”.

O Pe. Orlando Gambi escreve: “Não é só um demônio, mas é todo o inferno que aplaude o caluniador”, e o mesmo diz: “A calúnia é a mais perigosa arma da inveja”.

Está claro que o caluniador percorre o caminho largo e espaçoso.

Neste versículo 13 do capítulo 7 de São Mateus diz que o caminho largo e espaçoso conduz à perdição, isto é, ao inferno, e muitos são os que entram por ele.

A Palavra de Deus é verdadeira. Ele, o Deus verdadeiro, não engana ninguém e também não mente. Basta dar uma olhada dentro da sua própria casa para descobrir muitos seguidores do caminho largo e espaçoso que conduz ao inferno. Olha também o bairro ou a fazenda onde você mora, e verá uma multidão de pessoas percorrendo o caminho largo e espaçoso; ou então, olhe para de você... quem sabe você esteja também percorrendo esse caminho que conduz ao inferno.

Como já foi falado, milhares preferem uma vida fácil sem sacrifício... sem cruz; preferem percorrer o caminho que conduz ao inferno.

Com certeza, quando esses preguiçosos estiverem mergulhados no fogo do inferno dirão, como escreve Santo Afonso Maria de Ligório: “Se me tivesse mortificado para não olhar aquele objeto, se tivesse vencido o respeito humano ou tal amizade, não me teria condenado”. Mas será tarde! Quem percorrer o caminho largo e espaçoso e nele morrer será condenado ao inferno.

 

“Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram” (Mt 7, 14).

 

Para se salvar é preciso entrar pela porta estreita e percorrer o caminho apertado. O Pe. Francisco Fernández Carvajal escreve: “Percorrer o caminho de uma vida cristã generosa, sincera e dura, é custoso, mas a sua meta é a Vida ou Salvação eterna”; e o Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena também escreve: “Oferece Jesus a abundância da vida, mas pede a generosidade da adesão, a totalidade do amor e, portanto, da renúncia. Ele (Jesus) quer tudo: o coração, a vontade, os afetos mais caros, a casa, os haveres e até a vida… a todos pede Jesus estarem sempre prontos a sacrificar qualquer afeto, qualquer coisa, e até a própria vida quando necessário, para serem totalmente fiéis em ouvir e seguir o Senhor”.

Para entrar no céu é preciso percorrer o caminho apertado da temperança, da penitência, da renúncia e do desapego, como escreve o Cônego Duarte Leopoldo: “Jesus não oculta a severidade e rigidez dos preceitos evangélicos, mas aponta, para a recompensa final – o céu por toda a eternidade. Além disso, para suavizar o que de penoso encontra a natureza na prática da Religião, temos a graça que Deus não recusa a ninguém”, e Santo Tomás de Aquino também diz: “Para salvar-se, basta querer”, e o Pe. Francisco Fernández Carvajal escreve ainda: “A temperança é necessária nesta vida para podermos entrar no céu. Pede-se aos cristãos que estejam desprendidos dos bens que possuem e usam, que evitem a preocupação desmedida… quanto ao necessário, que usem dele com austeridade, que é sinal de retidão de intenção”.

Precisamos viver como pessoas que possuem uma profunda fé em Deus e na vida eterna; não podemos nos agarrar e seguir aquilo que passa, porque com certeza nos condenaríamos; precisamos sim, vivermos atentos e percorrermos o caminho estreito. Em Lc 21, 34 diz: “Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas preocupações da vida, e não se abata repentinamente sobre vós aquele Dia”.

É preciso lembrar com frequência de que o caminho apertado conduz à vida Eterna, isto é, ao céu; por isso, não podemos vacilar nem perder tempo... entremos por ele e estaremos seguros. Façamos em todos os momentos a vontade de Deus, vivamos bem e santamente cada minuto, isto é, o momento presente; lutemos para não apegarmos às coisas caducas deste mundo; rezemos fervorosamente e vivamos sempre unidos a Deus, abracemos com generosidade e amor as provações que aparecerem, etc; e assim, estaremos percorrendo o caminho apertado. Não tratemos o nosso corpo com regalias e mimos, pelo contrário, o mortifiquemos, porque a sobriedade facilita o trato com Deus, como escreve São Pedro de Alcântara: “Com o corpo pesado e enfartado de alimento, a alma está muito mal aparelhada para voar para o alto”.

O caminho que Jesus Cristo nos indica é alegre, mas, ao mesmo tempo, é caminho de cruz, do sacrifício, de temperança e de mortificação; mas é o caminho que nos conduz ao céu, é realmente um caminho difícil de ser percorrido, mas é um caminho seguro; por isso, andemos apressadamente por ele e não saiamos jamais do mesmo, e receberemos o Céu, a Felicidade Eterna por recompensa; não olhemos tanto para os obstáculos, e sim, para a recompensa eterna, como escreve São José Calazans: “Para ganhar o céu, todo sofrimento é pouco”, e em Rm 8, 18 diz: “Os sofrimentos do tempo presente não tem proporção com a glória que deverá se revelar em nós”, e Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Seria uma grande vantagem sofrer a vida inteira todos os tormentos sofridos pelos mártires, só para gozarmos um momento do céu”, e em 2 Cor 4, 17 diz também: “As nossas tribulações do momento são leves e nos preparam um peso de glória eterna.

É possível se salvar fora do caminho estreito? Não é possível. E para dar essa resposta basta citar as palavras de Jesus Cristo. Em São Lucas 13, 22-24 diz: “Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e encaminhando-se para Jerusalém. E alguém lhe perguntou: ‘Senhor, é pequeno o número dos que se salvam?’ Ele respondeu: ‘Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão’”. E em Mt 7, 14 diz: “E poucos são os que o encontram”, isto é, poucos são os que encontram o caminho estreito.

Cristo Jesus aponta o caminho estreito como um caminho seguro para o céu... realmente, o caminho estreito é seguro e sólido.

Muitos são desejosos de entrarem no céu, mas quando lhes apresentam a porta estreita e o caminho apertado, isto é, a vida de renúncia, penitência, temperança, oração, vivência dos mandamentos, etc., agem com desprezo e revolta e dizem que não são fanáticos e que preferem continuar como estão. Mundo está cheio desse tipo de gente que ama a Deus da boca para fora... são os católicos de rótulos e de fachada... são os piores inimigos da religião.

Queres se salvar? Entre então pela porta estreita e percorra o caminho apertado; somente assim entrarás no céu. Não se entra no céu com avião, ônibus, trem, carro, etc., mas sim, pela porta estreita e pelo caminho apertado.

Comentando Mt 7, 14: “Quão apertada é a porta e quão estreito é o caminho, que conduz à vida; e poucos são os que acertam com ele”, São João da Cruz diz: “… o caminho é bem estreito e muito mais do que podeis pensar. Ponderemos ainda que o Senhor primeiramente diz ser apertada, para nos mostrar que a alma desejosa de entrar por esta porta de Cristo – que é o começo do caminho – deve antes de tudo reduzir-se e despojar a vontade em todas as coisas sensíveis e temporais, amando a Deus acima de todas elas”. Está claro que para entrar pela porta estreita é preciso amar a Deus acima de todas as coisas sensíveis e temporais. Aquele que possui a alma apegada às coisas da terra, com certeza não cabe na porta estreita, porque o coração está cheio, isto é, “gordo” das coisas passageiras; por isso, esvazia-o delas enquanto é tempo.

São João da Cruz diz: “E quando é dito que tão poucas almas acertam com ele, (isto é, com o caminho estreito), devemos notar a causa: é que também poucas cabem e querem entrar nesta suma desnudes e vazio do espírito”. Está claro que são poucos os que desejam verdadeiramente se desapegarem das coisas do mundo; são poucos os que aceitam tirar do coração tudo aquilo que desagrada a Deus; e assim, vivem estacionados às margens da vida espiritual.

 

 

 

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