Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Primeira palestra

 

 

SERENIDADE PERANTE AS DIFICULDADES

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

(resumo)

 

Na Carta de São Tiago 1, 12 diz: “Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam”.

É preciso manter a SERENIDADE (paz e tranquilidade) diante das DIFICULDADES.

Em São Marcos 4, 35-41 diz: “E disse-lhes naquele dia, ao cair da tarde: ‘Passemos para a outra margem’. Deixando a multidão, eles o levaram, do modo como estava, no barco; e com Ele havia outros barcos. Sobreveio então uma tempestade de vento, e as ondas se jogavam para dentro do barco, e o barco já estava se enchendo. Ele estava na popa, dormindo sobre o travesseiro. Eles o acordam e dizem: ‘Mestre, não te importa que pereçamos?’ Levantando-se, Ele conjurou severamente o vento e disse ao mar: ‘Silêncio! Quieto!’ Logo o vento serenou, e houve grande bonança. Depois, Ele perguntou: ‘Por que tendes medo? Ainda não tendes fé?’ Então ficaram com muito medo e diziam uns aos outros: ‘Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?’”

Os Apóstolos suportaram por pouco tempo a furiosa tempestade, e como último recurso, recorreram a Jesus Cristo. Acordaram o Senhor com um grito de angústia:“Mestre, não te importa que pereçamos?” E Jesus teve que socorrê-los: “Levantando-se, Ele conjurou severamente o vento e disse ao mar: ‘Silêncio! Quieto!’ Logo o vento serenou, e houve grande bonança”.

Com frequência, levanta-se uma grande tempestade à nossa volta ou dentro de nós. E a barca da nossa vida parece não poder resistir mais. Pode dar-nos a impressão de que Deus permanece em silêncio, e as ondas precipitam sobre nós: fraquezas pessoais, dificuldades profissionais ou econômicas, doenças, tentações, problemas dos filhos ou dos pais, calúnias, ambiente adverso, infâmia..., é preciso manter a SERENIDADE nas provações... confiando totalmente em Deus: “Se tiveres presença de Deus, por cima da tempestade que ensurdece, brilhará sempre o sol no teu olhar; e por baixo das ondas tumultuosas e devastadoras, reinarão na tua alma a calma e a serenidade” (São Josemaría Escrivá).

Deus nunca nos deixará sozinhos: “Quando eu penso: ‘Estou quase caindo!’ Vosso amor me sustenta Senhor! Quando o meu coração se angustia, consolais e alegrais minha alma” (Sl 93, 18-19).

Devemos aproximar-nos d’Ele e dizer-lhe a todo o momento, com a confiança de quem o tomou por Mestre, de quem quer segui-lO sem nenhuma condição: Senhor, não me largues! E passaremos as tribulações junto d’Ele, e as tempestades deixarão de inquietar-nos.

Se quisermos ser apóstolos no meio do mundo, deveremos contar com alguns que não quererão entender-nos – às vezes, na nossa própria casa ou entre amigos de longa data , e teremos de ganhar maior firmeza de ânimo, porque ir contra a corrente não é uma atitude cômoda: “Decidimos, contudo, confiados em nosso Deus, anunciar-vos o evangelho de Deus, no meio de grandes lutas” (1 Ts 2, 2).

Teremos que trabalhar com decisão, com serenidade, sem nos importarmos com a reação daqueles que – em não poucos aspectos – se identificaram com os costumes do novo paganismo e por isso estão praticamente incapacitados para entender um sentido transcendente (elevado) e sobrenatural da vida.

Com a serenidade e a fortaleza que nascem do trato íntimo com Deus, seremos rocha firme para muitos. Em nenhum momento podemos esquecer que, particularmente nos nossos dias, Deus necessita de almas fortes e audazes, que não pactuem com a mediocridade e penetrem com passos firmes em todos os ambientes.

Para manter a SERENIDADE diante das DIFICULDADES é preciso:

1. REZAR. Na oração encontramos PAZ, ÂNIMO, FORÇA e CONSOLO. Quem não reza vive em contínua AGITAÇÃO e AMARGURA.

2. CONFIAR em Deus: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13).

3. MEDITAR a Paixão de Jesus Cristo: A serenidade d’Ele diante de tantos sofrimentos: “Quando injuriado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava...” (1 Pd 2, 23).

4.  PENSAR continuamente no PRÊMIO ETERNO: “Por um pequeno castigo receberão grandes favores” (Sb 3, 5).

5. MEDITAR sobre os castigos do INFERNO: “Quem sofre com paciência, salva-se; quem sofre com impaciência, perde-se” (Santo Afonso Maria de Ligório).

6. Receber com frequência os SACRAMENTOS da CONFISSÃO e da SANTÍSSIMA EUCARISTIA.

7. LER e MEDITAR sobre a CRUZ: “Se procuras um exemplo de paciência, encontras na cruz o mais excelente!” (Santo Tomás de Aquino).

8. MEDITAR as SETE DORES de NOSSA SENHORA.

9. LER a VIDA dos MÁRTIRES. Os mártires enfrentaram as DIFICULDADES com SERENIDADE.

10. PENSAR com frequência que tudo o que acontece é VONTADE de Deus ou é PERMITIDO por Ele: “Seja como for, por trás de tudo está o Senhor” (Pe. Richard Gräf), e: “Nada poderá acontecer que Deus não queira. E tudo quanto Ele quer, mesmo que nos pareça mau, é, na verdade, realmente ótimo” (Santo Tomás More).

 

 

 

Ver outros retiros