Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Nona palestra

 

 

A ALEGRIA DA CRUZ

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

(resumo)

 

Os SOFRIMENTOS e as TRIBULAÇÕES acompanham todos os homens na terra, mas o SOFRIMENTO, por si só, não transforma nem purifica; pode até causar revolta e ódio. Muitos católicos separam-se de Jesus Cristo quando chegam até a Cruz, porque esperavam uma felicidade puramente humana, que estivesse isenta de dor e acompanhada de bens naturais.

Para amarmos a Jesus Cristo com obras, Ele pede-nos que percamos o medo à dor, às tribulações, e O procuremos onde Ele nos espera: na CRUZ. A nossa alma ficará então mais purificada e o nosso amor mais forte. Então compreenderemos que a ALEGRIA está muito perto da CRUZ. Mais ainda: que nunca seremos felizes se não amarmos o sacrifício.

Esse mundo é um vale de lágrimas, e não pode ter a verdadeira paz interior senão quem recebe e abraça com AMOR e ALEGRIA os SOFRIMENTOS, tendo em vista agradar a Deus.

O sinal mais certo para saber se uma pessoa ama a Jesus Cristo é, não tanto o sofrer, mas o querer sofrer com ALEGRIA por amor d’Ele.

Quanto satisfaz a Deus quem, com ALEGRIA, abraça as cruzes que Ele lhe manda! “Meu corpo sofrendo com meu Jesus, meu espírito se rejubila, amando-o” (Santa Margarida Maria Alacoque).

É preciso sofrer e todos têm de sofrer; seja justo ou pecador, cada um deve carregar sua cruz. Quem a carrega com ALEGRIA, salva-se; quem a carrega com TRISTEZA e REVOLTA, perde-se: “Há dois modos de sofrer: sofrer amando e sofrer sem amar. Todos os santos sofriam com paciência, alegria e perseverança, porque amavam. Nós sofremos com raiva, desagrado e enfado, porque não amamos. Se amássemos a Deus, seríamos felizes de poder sofrer por amor d’Aquele que aceitou sofrer por nós” (São João Maria Vianney).

Para SOFRER com ALEGRIA é preciso:

1. MEDITAR os sofrimentos de Jesus Cristo.

2. LER e MEDITAR sobre a CRUZ.

3. PENSAR continuamente na ALEGRIA ETERNA.

4. MEDITAR nos TORMENTOS do INFERNO.

5. REZAR com FERVOR todos os dias.

6. CONFESSAR e COMUNGAR com frequência.

7. LER a VIDA dos santos mártires.

8. VISITAR os enfermos.

9. LER e MEDITAR sobre a PACIÊNCIA.

10. MEDITAR as Dores de Maria Santíssima.

 

 

 

Ver outros retiros